20 de jan. de 2014

Diretores da Une são presos em Brasília

Diretores da Une são presos em Brasília
De Brasília
Joaquim Dantas
Para o Blog do Arretadinho

A polícia militar do Distrito Federal e a Polícia Legislativa do Senado Federal prenderam, na noite desta segunda-feira (20), os estudantes e diretores do Dce Ugf Luiz Gama Filho que estavam acampados no gramado em frente ao Palácio do Planalto.
Entre os estudantes presos estão os Diretores da União Nacional dos Estudantes - UNE - Igor Mayworm e Mateus Weber, além de Ana Flávia Hissa.

Os estudantes pretendiam ser recebidos pela Presidenta Dilma, para pedir a federalização da Universidade Gama Filho, que foi descredenciada pelo MEC na semana passada.

 Confira abaixo a nota de Daniel Iliescu:
"Absurdo!! Acabam de prender em Brasília os diretores da UNE Igor Mayworm e Mateus Weber, além de Ana Flávia Hissa e mais de vinte estudantes da Universidade Gama Filho e da UniverCidade.

Desde semana passada, quando ocuparam o MEC, fazemos ocupação pacífica e política que busca a defesa dos direitos dos estudantes e profissionais destas universidades e enfrenta a mercantilização da educação que a atual visão social democrata de Estado não ousa superar.

Pautamos a Federalização de ambas as universidades, medida que pode representar avanços estruturais no ensino superior brasileiro rumo à ampliação das matrículas públicas e à regulamentação das instituições privadas

Dizemos não às soluções de mercado porque estás não garantem a qualidade da formação destas pessoas e, principalmente, porque nada impede que isso ocorra novamente em outras instituições privadas, o que provavelmente, irá ocorrer ao lobo deste e dos próximos anos.

E gritamos pela LIBERDADE IMEDIATA DE TODOS OS ESTUDANTES PRESOS ABSURDAMENTE em mais uma demonstração de como o Estado é marcado e dirigido pela lógica da repressão e criminalização do movimento social e da juventude. Estado velho e autoritário, agredindo jovens pra defender interesse de capitalista do ensino, não se sustenta, vamos pra cima!

Ajudem a compartilhar!"

Nenhum comentário: