28 de jan. de 2014

Hanseníase: Tratamento evita transmissão

Tratamento adequado evita transmissão da hanseníase

Saúde fará mutirão, em fevereiro, para examinar catadores de lixo da Estrutural
BRASÍLIA – A Secretaria de Saúde alerta a população para o diagnóstico precoce da hanseníase, pois assim que o tratamento é iniciado, a doença deixa de ser contagiosa.

O "Programa de Controle da Hanseníase" no DF está presente na maioria dos centros de saúde e em alguns hospitais. Em 2013 mais de 200 pessoas receberam o diagnóstico da doença. Desses, 146 são residentes em Brasília e 58 vieram de outros estados.

O período de tratamento varia de seis meses a um ano e o paciente pode ficar completamente curado, desde que siga corretamente os cuidados necessários. Somente com o auxílio médico é possível evitar a evolução do quadro e a contaminação de outras pessoas.

No DF, o Núcleo de Dermatologia Sanitária (NDS) é responsável pelas ações de controle e prevenção dessa patologia. Em 2014, em fevereiro, o NDS promoverá mutirão para detectar novos casos entre os catadores de lixo na Estrutural.

SINTOMAS - A hanseníase é uma doença infectocontagiosa que ataca os nervos e a pele, podendo, ainda, afetar outros órgãos como fígado, os testículos e os olhos. A doença tem cura, mas sem o tratamento adequado e com diagnóstico tardio pode evoluir para graves deformações pelo corpo.

Uma pessoa que apresenta a forma infectante da doença e que esteja sem tratamento, poderá transmití-la a outras pessoas com quem tenha contato direto e prolongado.

Alguns sintomas da hanseníase são manchas esbranquiçadas, avermelhadas ou amarronzadas pelo corpo, diminuição da sensibilidade ao calor, à dor e ao tato, além de inchaços pelo corpo.

Secretaria de Saúde do DF
(V.F./I.M.*)

Nenhum comentário: