20 de jan. de 2014

Mercadante assume a Casa Civil

Aloízio Mercadante será o novo Ministro da Casa Civil
O ministro Aloizio Mercadante (Foto: Mila Cordeiro/AE)
A presidenta Dilma Rousseff informou ao seu time mais próximo que o novo ministro da Casa Civil será mesmo Aloizio Mercadante. Nos últimos dias, a atual equipe do petista no Ministério da Educação já vinha trabalhando em conjunto com o time da Casa Civil para viabilizar a transição.

A avaliação feita por Dilma a interlocutores foi a de que Mercadante seria de fato a melhor alternativa para comandar a Casa Civil, dada a necessidade de fortalecer o núcleo político do governo no ano eleitoral. A presidente chegou a cogitar opções para o posto, mais especificamente a de indicar o secretário da Previdência, Carlos Gabas. No fim das contas, pesou a experiência política de Mercadante.

Dilma já havia se sentado há algumas semanas com o petista para tratar de sua mudança de posição na Esplanada. No fim da semana passada, o recado foi dado também ao comando nacional do PT. Faltava apenas formalizar o convite ao ministro, o que ocorreu em conversa realizada no último fim de semana, segundo informou nesta segunda-feira o site do jornal Folha de S. Paulo.

Na avaliação de setores do governo e do PT, a escolha de Mercadante para a Casa Civil traz de volta o modelo dos tempos em que a cadeira era ocupada por Antonio Palocci. Assim, a pasta volta a ter um papel importante na articulação política, em vez de ter foco na execução de projetos, como ocorre na gestão de Gleisi Hoffmann.

Quem é Aloizio Mercadante
Aloizio Mercadante Oliva nasceu em Santos, litoral paulista, em 13 de maio de 1954. É senador pelo PT desde 2003 e candidato ao governo de São Paulo pelo partido.

Economista formado pela Universidade de São Paulo, Aloizio Mercadante, de 56 anos, é casado com Maria Regina, com quem teve dois filhos, Mariana e Pedro. Foi deputado federal por dois mandatos antes de ser eleito senador em 2002, sempre pelo Partido dos Trabalhadores. 

Na legenda, que ajudou a fundar em 1980, foi vice-presidente nacional e secretário de relações internacionais, integrante do Diretório Nacional e da Executiva Nacional, coordenador das campanhas presidenciais de Lula em 1989 e 2002, além de líder do PT no Senado. Em agosto deste ano, assumiu como presidente do Parlamento do Mercosul.

fonte http://ultimosegundo.ig.com.br/

Nenhum comentário: