25 de jan. de 2014

"Não vai ter Copa" deu chabu!

O movimento intitulado "não vai ter copa" fez muito barulho nas redes sociais, só no feiçibuqui teve mais de 12 mil adesões mas, na hora de ir pras ruas neste sábado (25),pouca gente apareceu.
Em Sorocaba, SP, o protesto reuniu cerca de 50 pessoas, na Avenida Paulista, também em São Paulo, cerca de 1.500 manifestantes e em Copacabana apenas 800 pessoas compareceram.

De Brasília
Joaquim Dantas
Para o Blog do Arretadinho

Sorocaba
A manifestação 'Não vai ter Copa' reuniu 50 manifestantes, no final da tarde, em Sorocaba. O grupo, composto na maioria por integrantes do movimento Anonymous, se concentrou na Praça da Bandeira e saiu em marcha pelas ruas.
Com cartazes pedindo que o dinheiro da Copa fosse aplicado na saúde, o grupo caminhou pela avenida Afonso Vergueiro, bloqueando parcialmente a passagem dos veículos. Motoristas que protestaram foram xingados pelos manifestantes.

Os manifestantes não quiseram falar com a imprensa - alguns usavam máscaras, outros tinham o rosto parcialmente coberto. Viaturas da Polícia Militar e da Guarda Civil Municipal acompanharam a manifestação. Até as 19 horas, nenhum incidente havia sido registrado.

Avenida Paulista
Cerca de 1.500 pessoas se reúnem na tarde deste sábado (25) no vão livre do Masp em protesto contra a Copa. A manifestação é encabeçada pelo movimento Black Bloc. A pista sentido Consolação da Avenida Paulista foi fechada.
Os mascarados eram minoria na manifestação - outras pessoas usavam adesivos da organização sindical Conlutas e muitas sem qualquer identificação de grupo -, mas tomaram a frente do protesto.

Politicamente desorientados os manifestantes paulistas destilavam seu ódio contra os políticos com palavras de ordem, os alvos principais eram a Presidenta Dilma, o Governador Alckmin e o prefeito Haddad. 
A falta de entendimento político era tanta que a frase "Quem não pular quer tarifa", comum nas manifestações de junho do ano passado, foi adaptada para "Quem não pula é fascista".

Copacabana
O protesto deste sábado no Rio de Janeiro reuniu aproximadamente 800 pessoas. 
Os manifestantes chegaram por volta das 17h no Hotel Copacaba Palace, onde houve uma concentração. Por volta das 18h30 eles começaram a se deslocar pela Avenida Atlântica, em direção a Ipanema, carregando cartazes com frases como "Copa pra quem?" e "Roubaram minha educação! Acabou o amor". A polícia esteve no local, mas, até o momento, não há registro de confusão entre o grupo e a PM.
Segundo o Centro de Operações da Prefeitura, a Avenida Atlântica foi interditada de forma intermitente, na altura da Rua Miguel Lemos, no sentido Ipanema. O desvio foi feito pela Rua Miguel Lemos e o trânsito segue sem retenção no local. 

com informações de agências e nptícias

Nenhum comentário: