7 de fev. de 2014

O Distrito Federal vai bem, obrigado

Foto: Dênio Simões/GDF
Do ponto de vista de como o atual governo assumiu o comando da Capital Federal, o DF vai bem sim, não tenho dúvidas.

De Brasília
Joaquim Dantas
Para o Blog do Arretadinho

As críticas ao atual governo do DF em praticamente todas as áreas, não são de todo justas. Eu mesmo já fiz postagens criticando o Governo local porém, mais que fazer uma reflexão, eu fui em busca de dados.

Uma das criticas mais comuns é sobre o transporte público de Brasília, que tem uma das passagens mais caras do país e os ônibus não ofereciam a mínima condição para os passageiros, que tinham como rotina ficar no meio do caminho de casa ou do trabalho, porque os ônibus quebravam constantemente.
É preciso levar em consideração que este setor foi dominado por mais de 50 anos por uma máfia, que nenhum governo anterior teve a coragem e a vontade política de enfrentar.

Só a Viação Planalto, Viplan, entrou com 17 ações na justiça para impedir que novas empresas participassem da licitação. O Grupo Canhedo, que é dono da Viplan, deve milhões em impostos e obrigações sociais, fato que impediu a participação deles na licitação.
Além das ameaças, inclusive de morte, feitas ao Governador, os mafiosos Canhedo não assumiram o pagamento das verbas rescisórias dos seus funcionários, mas o GDF assumiu esse pagamento para cobrar da Viplan posteriormente, para não deixar os trabalhadores a ver navios.

A nossa cidade do Gama, ainda não foi contemplada com os ônibus novos mas, depois da intervenção que o Governo fez na Viplan, a empresa que ganhou a licitação assumiu recentemente com ônibus um pouco mais novos do que os anteriores.

É verdade que esses ônibus também estão deixando os passageiros no meio do caminho, visto que não são novos, mas não podemos responsabilizar o Governo por tudo. A empresa tem obrigação de manter seus ônibus em condições de transportar os passageiros em segurança, essa cobrança deve ser dirigida à empresa. É a mesma coisa de uma pessoa querer responsabilizar o governo porque não fiscalizou um restaurante, onde ele comeu e passou mal.  O Governo deve e tem que fiscalizar mas, pessoas físicas e jurídicas têm responsabilidades e devem ser responsabilizadas pelos seus atos.

Atualmente a frota de ônibus novos está 70% completa e até a conclusão das obras do VLP, será de 100%.

Segurança Pública
A grande mídia tem dado destaque em seus noticiários a "onda de violência" que atinge a Capital.
A coisa não é bem assim, segundo dados da Secretaria de Segurança Pública divulgados nesta sexta-feira (10) apontam redução nos índices de criminalidade no Distrito Federal em 2013. Os homicídios, por exemplo, tiveram queda de 14,6%, seguidos das tentativas de homicídio, que baixaram 8,6% em relação a 2012. O destaque, no entanto, foi para o sequestro-relâmpago que caiu 45,7% no período.

"Os índices caíram devido às ações integradas da Polícia Militar com a Polícia Civil. No último ano, nós tivemos mais de 2 mil armas retiradas de circulação e, aliado a esse fator, fizemos a ação integrada, prendemos criminosos, e por isso a tendência é realmente diminuir", explicou o secretário-adjunto de Segurança Pública, Paulo Roberto Batista de Oliveira.

De acordo com o levantamento da pasta, o número de homicídios despencou de 792 em 2012, para 692 em 2013. Nas tentativas de homicídio, o ano passado foi fechado com 1,1 mil registros, cerca de 80 casos a menos que o apurado em 2012.

O latrocínio, que é o roubo seguido de morte, teve redução de 40,9%. Em 2012 foram 43 ocorrências, e em 2013 o número caiu para 26, o que equivale a 17 vidas preservadas, conforme estimativas da Segurança Pública.

Também segundo a Secretaria, os homicídios são, em sua maioria, praticados entre pessoas que tem algum envolvimento com o crime, como tráfico de drogas, por exemplo. Além do mais esse tipo de crime, homicídio, não é fácil de prevenir, não há como colocar um policial para cada cidadão.

Outros números
A ação integrada entre as forças e a ostensividade da atuação da polícia renderam números positivos em relação à repressão ao tráfico de drogas, que teve aumento de 9,7%, e ao uso e porte de drogas, que cresceu 12,3% no último ano, se comparado a 2012. Ambos os números traduzem maior eficiência da Segurança Pública.

Prisões efetuadas
No total, o número de prisões em flagrante efetuadas em 2013 chegou a 17.164, o que representa uma média de 47 ocorrências por dia e 1,95 flagrante por hora. Nesse quesito, houve aumento de 31% nas prisões por mandado judicial.

Saúde e Educação
Outra falácia que a mídia tenta empurrar garganta a baixo da população é que o setor de saúde pública no DF está um caos. Precisa melhorar sim, mas já esteve muitíssimo pior. As Unidades de Pronto Atendimento, UPAS, estão sendo inauguradas em todo DF, a do Gama será inaugurada este ano. O Governo autorizou concurso público para mais de 6.000 profissionais de saúde nos últimos 2 anos, contrapondo o governo Arruda que promoveu o maior sucateamento do sistema público de saúde do DF

Por falar no Arruda, ele teve verba para construir mais de 100 creches públicas no DF, durante o tempo em que governou, mas não construiu uma sequer. Até o final de 2014 estarão funcionando, aproximadamente, 120 creches em todo o Distrito Federal e o que é melhor, o Governo garantirá a manutenção de todas elas.

Tem quem governe e faça política mas, quem governa e cuida, faz. Este Governo está fazendo pelo DF o que nunca foi feito antes, não tenho dúvidas.

Dados da SSP/DF

Nenhum comentário: