1 de nov. de 2014

Uma baiana na Universidade Harvard

Estudante de Feira de Santana vence concurso promovido pela Universidade Harvard
Geórgia Gabriela da Silva Sampaio, estudante de 18 anos, foi uma das cinco vencedoras do concurso Village to Raise a Child, promovido pela Universidade Harvard, dos EUA, com patrocínio da Coca-Cola, que reconhece o trabalho de cinco estudantes do ensino médio de vários países em projetos nas áreas de saúde, educação ou inovação, que contribuem para o desenvolvimento de sua região e procuram soluções para problemas comunitários. 

Nascida em Feira de Santana, Geórgia propôs a criação de um kit para diagnosticar com baixo custo e rapidez, e de forma não invasiva, a endometriose, doença que atinge entre 10% e 15% das mulheres em idade reprodutiva. No Brasil, 6 milhões de mulheres sofrem com a moléstia, caracterizada pela presença de células do endométrio fora do útero e pode provocar dor, sangramento e infertilidade. 

“Comecei a pesquisar e notei que a falta de um diagnóstico precoce é que aumenta o risco da doença e de outros estágios dela. Como o sintoma principal é a dor durante a menstruação, as mulheres passam muito tempo sem procurar tratamento”, disse Geórgia ao jornal A Tarde. 

“A média de atraso na busca de tratamento é sete anos. Enquanto isso, a endometriose avança e pode atingir outros órgãos. O tratamento e o diagnóstico são muito caros”, explicou.

Além de Geórgia, também foram premiados um grupo de alunos das Filipinas, com um projeto na área de computação; a jovem Kavindya Thennakoon, do Sri Lanka, e o estudante Rastraraj Bhandari, do Nepal, com projetos educacionais; e a brasileira Raissa Muller, gaúcha de Novo Hamburgo, aluna de uma escola técnica de química, que desenvolveu um material que funciona como uma esponja e facilita a contenção de vazamentos de óleo. 

O anúncio dos cinco vencedores foi feito no dia 5 de outubro. Eles foram escolhidos entre um grupo de 15 finalistas selecionados numa votação pela internet – cada um teve de enviar um vídeo de 4 minutos em inglês explicando o seu projeto. 

Todos estarão em Harvard, no início de novembro, para participar da Igniting Innovation Summit — a maior conferência de empreendedorismo social entre universidades norte-americanas. Também ganharão um ano de mentoria com estudantes e professores da Harvard Social Innovation Collaborative (SIC), organização responsável pelo concurso.

Apaixonada por ciência, línguas, música e causas sociais, Geórgia se formou no ensino médio em 2013, mas adiou sua entrada na universidade, embora tenha passado em quatro vestibulares no Brasil – seu interesse é estudar no exterior. 

Já tentou ingressar em duas instituições norte-americanas, mas ainda não conseguiu. Torce para que a vitória no concurso de Harvard viabilize seu projeto. Filha de um comerciante e uma cabeleireira, trabalha como voluntária em Feira de Santana desde o segundo ciclo do ensino fundamental – participou de campanhas de arrecadação de doações e colaborou com um projeto de entretenimento para crianças carentes. 

Atualmente, é coordenadora local da organização não governamental Estudantes pela Liberdade, que promove projetos sociais a partir do ambiente acadêmico.

fonte bahiaciencia.com.br

Nenhum comentário: