24 de fev. de 2015

Diretores de escolas publicam carta aberta

Assembléia dos professores na manhã desta segunda (23), em frente ao Palácio do Buriti
Foto Jairo Mendonça
Diretores de Escolas Públicas publicam carta aberta à população do DF

De Brasília
Joaquim Dantas 
Para o Blog do Arretadinho

Os diretores de Escolas da Rede Pública de Ensino, publicaram uma carta aberta à população do Distrito Federal. No manifesto, entre outras coisas, os diretores afirmam que "A pretexto de um alegado “rombo” nas contas do GDF, o Secretário de Educação tem feito chegar às escolas públicas uma série de medidas que revelam seu total descompromisso para com a educação pública do Distrito Federal. " Confira a íntegra abaixo:

CA R T A   A B E R T A  À   C O M U N I D A D E
Manifesto Contra a Precarização da Educação Pública do DF
Mais uma vez, assistimos ao ato de se jogar nas costas da Educação Pública a conta a ser paga pelo Governo do Distrito Federal. 

Quando a receita é cortar gastos da Máquina Pública, de onde se tira dinheiro em primeiro lugar? Dos recursos públicos destinados à educação dos filhos dos trabalhadores. Ora, sempre que um governante fala em reduzir despesas, o prejuízo recai sobre aqueles que necessitam da prestação dos serviços públicos.

A pretexto de um alegado “rombo” nas contas do GDF, o Secretário de Educação tem feito chegar às escolas públicas uma série de medidas que revelam seu total descompromisso para com a educação pública do Distrito Federal. 

A começar pelo desrespeito ao início do Ano Letivo determinado pelo Calendário Oficial aprovado pela própria Secretaria de Educação, presenciamos um verdadeiro festival de ações que já trazem graves prejuízos à vida escolar de nossas crianças e adolescentes, pelo fato de inviabilizarem o funcionamento das Unidades Escolares, a saber:

Retirada dos Coordenadores Pedagógicos da estrutura das escolas 
Os Coordenadores são responsáveis pelo Planejamento de todas as ações e atividades pedagógicas a serem colocadas em prática ao longo do Ano Letivo. Sem eles, cada Professor ficará isoladamente responsável pelo planejamento de sua disciplina, o que comprometerá a execução do Projeto Político-pedagógico da Escola, além de representar o fim da Educação Integral nas escolas em que este programa foi implantado e ainda de outras atividades indispensáveis à vida escolar.

Recusa à nomeação de novos Supervisores Pedagógicos e Administrativos para as escolas
A Escola não se resume à Sala de Aula. Há toda uma estrutura, em torno dela, vital para que seus serviços sejam bem prestados à Comunidade: a Secretaria Escolar, a Coordenação Pedagógica, assim como as Supervisões Pedagógica e Administrativa;

Indefinição de um calendário para a liberação dos recursos que financiam as escolas públicas de Brasília
O Programa de Descentralização Administrativa e Financeira (PDAF) garante recursos indispensáveis para o funcionamento das escolas em seu dia a dia bem como o custeio das suas despesas ao longo do ano. A retirada desses recursos representaria um verdadeiro retrocesso para a escola pública do Distrito Federal.

Retirar as condições mínimas de funcionamento das escolas é promover o sucateamento do Ensino Público de Brasília. Este é o Programa de Governo do GDF para a área de Educação?
Caberia ainda a pergunta em uma “Roda de Conversa”: por que a escola pública não pode ter a estrutura da escola particular? 

MÃES, PAIS, COMUNIDADE EM GERAL, JUNTEM-SE A NÓS NA LUTA PELA DEFESA DOS DIREITOS DOS SEUS FILHOS. 

COORDENADORES JÁ
SUPERVISORES JÁ! 
PDAF JÁ!


Diretores do DF.

Nenhum comentário: