26 de nov. de 2016

Fidel Castro morre aos 90 anos

Fidel e la Sierra Maestra
Morte do líder da Revolução Cubana foi anunciada pelo presidente Raúl Castro, seu irmão. Corpo será cremado
por Opera Mundi

O ex-presidente de Cuba Fidel Castro morreu ontem (25) aos 90 anos, segundo informou hoje seu irmão, o atual mandatário do país, Raúl Castro, em um discurso transmitido pela televisão estatal. "Com profunda dor é que compareço para informar ao nosso povo, aos amigos da nossa América e do mundo que hoje, 25 de novembro do 2016, às 22h29, faleceu o comandante da Revolução Cubana, Fidel Castro Ruz", disse Raúl Castro, visivelmente emocionado.

O presidente cubano disse que o corpo do líder histórico da Revolução será cremado, e que nas próximas horas divulgará ao povo a "informação detalhada sobre a organização da homenagem póstuma a Fidel".

A última vez em que Fidel havia sido visto em público foi no dia 13 de agosto, por ocasião da comemoração de seu 90º aniversário, em um evento no Teatro Karl Marx, em Havana.

Desde seu aniversário, recebeu também em sua residência outros líderes, como o presidente do Irã, Hassan Rohani; de Portugal, Marcelo Rebelo de Sousa; e os primeiros-ministros do Japão, Shinzo Abe; da China, Li Keqiang, e Argélia, Abdelmalek Sellal. A última imagem de Fidel é do dia 15, quando ele recebeu o presidente do Vietnã, Tran Dai Quang.

Em abril, durante o 17º Congresso do Partido Comunista de Cuba, Fidel fez um discurso onde reafirmou a força das ideias dos comunistas.

"A hora de todo mundo vai chegar, mas ficarão as ideias dos comunistas cubanos, como prova que neste planeta se trabalha com fervor e dignidade, é possível produzir os bens materiais e culturais que os seres humanos necessitam, e devemos lutar sem descanso para isso", afirmou, na ocasião.

Nenhum comentário: