27 de dez. de 2011

COMO SE COMEMORA O ANO NOVO PELO MUNDO A FORA

EUROPA

ALEMANHA
Glückliches Neues Jahr

Os alemães despedem-se do ano velho brindando a São Silvestre,e recebem o ano novo com fogos de artifício para afastar os espíritos maus.Conta a tradição que é costume deixar no prato, até depois da meia-noite,alguns restos do que se comeu, como forma de assegurar uma dispensa bem recheada durante o ano seguinte.

AUSTRIA
A Guads Neichs Johr Olle Mitanand

Os Austríacos lançam fogos de artifício, bebem champanhe,atiram confetes e serpentinas, distribuem beijos...Se algo os distingue dos outros povos, são os Vieneses,com a sua Valsa de fim de ano e o Concerto de Strauss que aFilarmônica de Viena oferece a cada 1 de Janeiro.

DINAMARCA
Godt Nytår

Quebram os pratos no dia do ano novo…Os Dinamarqueses aproveitam a ocasião para demonstraremaos seus entes queridos o quanto gostam deles. E fazem-no partindoos pratos velhos que têm em casa, e que vão acumulando ao longo do ano.O número de bons amigos que cada pessoa tem, será proporcional à pilhade pratos quebrados que se encontrem à sua porta.

ESCOCIA
Bliadhna Mhath Ur

O ano novo ou o Hogmanay são comemorados de forma peculiar emalgumas povoações Escocesas: os aldeões pegam fogo a um barril efazem-no rolar pelas ruas envolto em chamas; dizem que com ele permitema entrada no novo ano. Na Escócia existe também uma tradição chamada“primeiro pé”, segundo a qual a primeira pessoa que entre numa casa noprimeiro dia do ano determina a sorte da família durante os meses seguintes.Para ter sorte deve ser um homem moreno, e muito melhor se for bonito.

ESPANHA
Feliz Año Nuevo

Não importa onde ou com quem estejas na noite de fim de ano.Para os Espanhóis, o que mais conta é conseguir comer doze passas ao ritmodas badaladas que indicam o a chegada do ano novo.E a tradição diz que aquele que conseguir cumprir sem se engasgarterá sorte nos doze meses seguintes. O mesmo creem os portugueses…Como acompanhamento, um copo de champanhepara brindar ao novo ano e ajudar a comer melhor as passas.

FRANÇA
Bonne Année

Na noite de fim de ano, a maioria dos Parisienses saem para as ruaspara se despedirem do ano. O local de concentração é por excelência,os Campos Elísios: desde o Arco do Triunfo à Praça da Concórdia,a famosa avenida fica aglomerada de gente pronta a receber o 1º de Janeirocom uma garrafa de bom champanhe. Aqueles que ficam em casa,podem mais facilmente seguir a tradição: à meia-noite beijam-see abraçam-se para terem sorte no ano que chega.

INGLATERRA
Happy New Year

Para quem quiser passar a noite de fim de ano em Londresexistem várias opções:uns concentram-se para se despedirem do ano na Trafalgar Square ouem Picadilly Circus; outros preferem ir até perto do Big Ben para entrarno novo ano a ouvir o som dos seus sinos. À meia-noite, as pessoas entrelaçamos seus braços e todos entoam uma velha canção chamada “Auld Lang Syne”.No dia seguinte, muitas crianças levantam-se cedo e vão para as ruas,para cantarem as canções aos vizinhos em troca de moedas ou caramelos.

ITALIA
Felice Anno Nuovo

Os Italianos iniciam a “noite dos Capodanno” com uma tradicional ceiaem que as lentilhas são o prato imprescindívelse quiseres ter um ano novo repleto de sorte.Nessa noite, muitas mulheres recebem como presente lingerie vermelha,que supostamente lhes trará a sorte no ano que chega.E em alguns lugares como Roma e Nápoles é costume também lançarcoisas velhos pela janela fora:é uma forma de terminar com o passado e expressar o desejode começar uma nova etapa com o pé direito. 

RUSSIA
S Novim Godom

Para as crianças Russas, o ano novo é como o Natal para a maioria das crianças europeias. E nesse dia passa pelas suas casas o "Avô do Gelo",uma espécie de Pai Natal da zona, que percorre o país distribuindo doces,brinquedos e bonecas matrioskas.Para conseguir estes presentes, as crianças dançam ao redordo pinheiro de Natal e recitam poemas ao avô do gelo. 

ASIA E OCEANIA 

CHINA
Xin Nièn Kuai Le

O Ano Novo Chinês chega em Janeiro; a data exata é marcada pelocalendário lunar. É a festa mais popular do país, e também a mais longa,pois dura nove dias.O objectivo é ter sorte, saúde e felicidade no novo ano:antes de começar as celebrações, as pessoas limpam as suas casas,para eliminarem qualquer resto de má sorte do ano que termina.Nas ruas há danças com dragões e lançamento de fogos de artifíciopara afastar os maus espíritos. 

COREIA
Seh Heh Bok Mani Bat Uh Seyo

Tradicionalmente, os Coreanos celebram o Solnal, o primero dia da primeira luado novo ano. Conta a lenda que quem fica a dormir na última noite do ano,amanhecerá com as sobrancelhas brancas no dia seguinte; de modo que todostêm de ficar acordados toda a noite e acenderem as luzes de cada divisãoda sua casa. No dia seguinte dedicam-se a combater os espíritos maus:limpam toda a casa e queimam ramos de bambú porque creêmque o seu ruído crepitante os assustam. 

INDIA
Nav Varsh Ki Subhkamna

O Diwali, ou o Festival da Luz, indica o começo do ano novo na India.Ocorre entre Outubro e Novembro e os dura cinco dias. Embora cada regiãoo comemore à sua maneira, em todos os lugares a luz tem um papel essencial:uma infinidade de velas decora as casas, templos e jardins, simbolizandoa vitória do bem sobre o mal, e mostrando o agradecimento das pessoaspor todo o bem que têm nas suas vidas.Os fogos de artifício também são habituais nesta celebração. 

ISRAEL
Shannah Tovah

O ano novo Judeu chama-se Rosh Hashanah. Varia de datas a cada ano,mas geralmente ocorre entre Setembro a Outubro. Nesse dia é proibidotrabalhar. Os Judeus vão à sinagoga rezar, e mais tarde voltam a casapara comemorar com uma comida especial. É costume tocar “Shofar”(um chifre de carneiro) e comer maçãs untadas com melpara conseguir que o ano que chega seja doce.

JAPÃO
Akemashite Omedetô

Nada de 12 badaladas. Até 108 vezes os sinos dos templos Japoneses,anunciam a chegada do ano novo.Trata-se de uma tradição cujo objectivo é afastar o maldo período que começa: cada badalada faz referência a um desejo quequeremos concretizar. As casas são decoradas com folhas perenes e bambú,símbolos da vida eternal e da honestidade.Dizem também que os Japoneses começam o ano a rirporque creem que isso atrai a boa sorte. 

TAILANDIA
Sawatdii Pimaï

O ano novo Tailandês chama-se Songkran e dura três dias, de 13 a 15 de Abril.As pessoas lançam cubos de água umas às outras com o ensejo de atrairchuvas abundantes para o ano seguinte. Também se aproveita paralavar bem todas as estátuas e imagens de Buda. Um outro costumepara ter boa sorte é libertar os pássaros das suas gaiolas ouos peixes das pescariam e deitá-los de volta nos rios.

TIBETE
Tashi Délek

Os Tibetanos passam os últimos dias a preparar a chegada do ano novo.Durante o Gutor (assim se chama esse período) limpam as casasde uma ponta à outra, acendem tochas e lançam fogos de artifício paraafastar os maus espíritos. Também vão aos mosteiros levar oferendasaos monges. Durante os 2 primeiros dias do ano novo (chamados Losar) partilham refeições e presentes com a família, honram os seus deusese visitam os seus amigos.

VIETNAM
Chuc Mung Nam MoiO 

Vietnamitas preparam a chegada do ano novo: limpam as suas casasde alto a baixo, limpam as pratas e saldam as suas dividas.No último dia geralmente, plantam um bambu ou uma árvore similarno pátio da sua casa e decoram-no com sinos, flores e serpentinas vermelhaspara protegerem-se dos espíritos maus.Também estão muito atentos a quem é a primeira pessoa que entrana sua casa, no primeiro dia do ano, já que trará sorte e riqueza à família nos meses seguintes. 

AUSTRALIA
Happy New Year

Os Australianos gostam de receber o ano com ruído. Quando o relógio marcaa meia-noite, ouve-se em toda parte os assobios, as buzinas dos carros e os sinos das igrejas. O 1º de Janeiro, feriado para eles,comemora-se geralmente no campo ou na praia com piqueniques,rodeios e competições de surf.E o Natal é festejado durante o Verão. 

AFRICA 

EGITO
Colo Sana Wintom Tiebeen

No Cairo conservam um costume antigo, segundo a qual o ano começaquando aparece no céu a lua nova a crescer.Muitos habitantes de Cairo observam a noite desde a mosquita de Alabastro,no alto da cidadela que domina a cidade.Quando surge a lua e o líder religioso proclama oficialmente a mudança do ano, as pessoas vão para as suas casas comemorar com as suas famílias.No ano novo todos levam roupas especiais; incluindo as mulheres, que vestem geralmente preto, podem vestir cores vistosas nesse dia. 


ÁFRICA DO SUL
Gelukkige Nuwe Jaar

Os Sul Africanos fazem soar os sinos das igrejas e disparam salvas para o céupara saudarem a chegada do ano novo. Em algumas partes do país,esta festa é comemorada como o carnaval: as pessoas disfarçam-se esaem para divertir-se e dançar ao ritmo dos tambores. 

AMERICA

ARGENTINA
Feliz Año Nuevo

A tradição manda despedir o ano com fogos. Numa mão estão os foguetes eoutros elementos pirotécnicos; na outra mão, os bonecos de madeira,na tela e no papel, que os Argentinos constroem com a melhor das intençõesapesar de saberem que terminará por ser lenha para queimar.E aquele que queimar os bonecos é um purificador,é uma forma de livrar-se de todos os males.

BRASIL
Feliz Ano Novo

O Ano Novo Brasileiro guarda uma relação estreita com o mar.As pessoas vão às praias para verem os fogos de artifício;alguns vestem-se de branco, e saltam sobre sete ondas porque creemque isso lhes trará sorte, e também lançam flores à água e pedem um desejo.Em Copacabana, as mães de santo (sacerdotisas Africanas) acendem velase atiram ao mar barquinhos carregados de presentes e flores.Se o mar os levar é um preságio de boa sorte para o ano que começa. 

COLÔMBIA
Feliz Año Nuevo

No dia 31 de dezembro, os protagonistas na Colômbia são os agueros.Ou o que é o mesmo, uma série “de receitas populares” destinadasa carregar as baterias com energia positiva para o ano que começa.Há para todos os gostos: receber a meia-noite de pé, para ter sorte e saúde;beijar em primeiro lugar uma pessoa do sexo oposto para ter boa sorte.

ESTADOS UNIDOS
Happy New Year

A famosa Times Square em Nova Iorque é a mais popular para passara última noite do ano. As pessoas concentram-se nesta praça várias horasantes da meia-noite, embora o momento da celebração chegue com asdoze badaladas. A famosa bola de cristal no alto do emblemático edifício,marca o começo dos fogos de artifício, dos confetes, dos jogos de luzese dos gritos de alegria. 

MÉXICO
Feliz Año Nuevo

Os mexicanos cantam, dançam e divertem-se durante horas até de madrugada.Combinam estas celebrações com algumas tradições peculiares. Há quem varraa casa nessa noite de modo a que o ano novo traga sorte “limpa”. Outros asseguram que caminhar nessa noite com uma maleta favorecerá as viagensdos meses seguintes. Outros insistem em levar roupa íntima vermelhapara encontrar o amor… 

VENEZUELA
Feliz Año Nuevo

Esta noite é o momento perfeito para que os Venezuelanos estreitem laços deamizade com aqueles que os rodeiam. E nada melhor do que a “hallaca”,um prato especial que eles mesmos preparem, para demonstrá-lo:Oferecer este prato é uma forma de desejar boa sorte para o ano que chega.Também é costume escrever desejos numa carta que, já em Janeiro,cada um queime para certificar-se de que ninguém poderá lê-la.

Nenhum comentário: