Euro na Holanda: uma mescla de dinheiro
Tilintar das moedas em euros no seu bolso e todas elas o mesmo som. Mas se você olhar mais de perto, você notará que a rainha Beatrix não podem estar entre as cabeças ou símbolos da parte de trás de suas moedas. Apenas um quarto de todas as moedas de euro em circulação na Holanda são originalmente holandesa.
Após dez anos de existência - a começar a vida com esperança sobre a unidade europeia e preços estáveis e agora o símbolo da crise da dívida aprofundamento Europeu - a única coisa que o euro fez com absoluta certeza é viajar mais de fronteiras da UE com facilidade.
"Eurometres '
Essa é a conclusão a que chegou eurodiffusie.nl, criada por um grupo de matemáticos para gravar o fluxo da moeda recém-lançada em 1 de Janeiro de 2002. Cada mês, os especialistas gravaram o conteúdo de carteiras e bolsas holandesas.
Mesmo na data do euro lançamento, moedas estrangeiras do euro ascenderam a oito por cento das pessoas em circulação. No final do seu ano, cerca de 22 por cento de euros na Holanda originado de outras nações da UE.
Frederik Jan Jungen agora administra eurodiffusie.nl por conta própria. Um grupo leal de 200 a 300 pessoas, o "eurometres", ainda que lhe forneça os dados de euros por mês. "Não é muito problema, mas temos muito prazer com isso", diz Jungen.
Águia em sua bolsa
Se você mergulhar em sua carteira, é provável que existem apenas como muitas moedas de euro com uma águia nas costas como há com a rainha holandesa - um quarto das moedas em euros vem da Alemanha.
Um terceiro trimestre vem da Bélgica e da França juntos como Rei Albert II concorre com a árvore de vida francês concebido por Joaquim Jimenez - simbolizando a vida, a continuidade e crescimento - para o espaço em sua bolsa. O último trimestre é uma mistura de dinheiro com os outros 13 países do euro.
Não Maltese
Mas é mais provável que você se deparar com o Celtic harpa irlandesa - com base na harpa antigos pertencentes ao antigo rei da Irlanda Brian Boru - ou Rei da Espanha Carlos I, ao invés de cruz dupla da Eslováquia sobre três colinas. Enquanto moedas de euro estrangeiros são mais regra do que exceção, na Holanda, as chances de manipulação de um maltês, euro esloveno ou eslovaco são quase insignificantes.
Isso também vale para moedas de euro a partir de Estónia. Em dezembro, apenas 0,3 por cento das moedas em euros registada na Holanda veio a partir de qualquer dos Estados Bálticos.
Euro: preços mais altos
Mas para todos os símbolos de árvores, águias e harpas, a moeda euro deixou-crise sacudiu consumidores decididamente ambivalente de uma década em diante, relata a agência de notícias AFA.
O euro, a manifestação mais tangível da integração europeia na vida cotidiana, tornou-se um símbolo da crise econômica.
E cada vez mais holandeses começam a pinho para o florim, a questão permanece quanto tempo mais vamos ter moedas de euro em nossas bolsas em tudo.
Fonte: http://www.expatica.com © Rádio Holanda Worldwide
Nenhum comentário:
Postar um comentário