Por Joaquim Dantas
O Deputado Amauri Teixeira, PT/BA, esteve hoje, 04/06, na comunidade quilombola de Rio dos Macacos, na Bahia, para apurar denúncias que militares da Marinha estão fazendo ameaças, promovendo danos à propriedade e até agressões contra os quilombolas. O objetivo do encontro era promover uma audiência pública com os moradores do Quilombo localizado na mesma área em que está a Base Naval de Aratu, em Salvador.
As denúncias são de agressões físicas e morais, ameaças de morte, danos as suas residências e restrições ao direito de ir e vir, o que é garantido à todo cidadão pela nossa constituição. Mais grave ainda é a denúncias de que bebês morreram em decorrência desta última.
Os Quilombolas afirmam que possuem todos os boletins de ocorrência com os registro oficiais das agressões.
O conflito deve-se ao fato de que a Marinha quer a retirada das mais de 500 pessoas que residem na área de segurança, todas descendentes de escravos e, garantem, que seus ancestrais chegaram àquela região há mais de 200 anos.
Acompanharam o Deputado Amauri o Presidente da Comissão de Direitos Humanos, o Deputado Domingos Dutra, PT/MA e os Deputados Luiz Alberto e Valmir Assunção, ambos do PT baiano.
O Comandante da Base, Almirante monteiro Dias, Recebeu a Comissão as 13hs.

Nenhum comentário:
Postar um comentário