6 de abr. de 2013

Quem matou mais: Comunismo ou Capitalismo?

Quem matou mais: Comunismo ou Capitalismo?

De Brasília
Joaquim Dantas
Para o Blog do Arretadinho
Recentemente fui desafiado, por um amigo Anarco-Monarquista, a provar que o Capitalismo matou mais pessoas nas guerras do que os Regimes Comunistas.
O meu presado amigo chegou ao absurdo número 100 milhões de mortos pelos regimes Comunistas. Essa informação ele conseguiu no site Wikipédia, na seção intitulada "O Livro Negro do Comunismo", que obviamente não merece crédito (em parte ou em sua totalidade) visto que o próprio site cite que a seção não respeitou o princípio da imparcialidade. Mesmo que isso fosse verdade, o que absolutamente não é, nenhum governo "mata" seus aliados e sim o inimigo.
Bom, voltando ao desafio....A exatidão do número de mortos em guerras é um dado impreciso, visto que, além das mortes imediatas durante o conflito, não são contabilizadas as mortes pós conflito e provocadas por este seja por doenças ou em consequência dos ferimentos.
Em alguns sítios coletei alguns dados, vamos a eles:

Dados oficiais


Guerra de Secessão(Guerra Civil)
640 mil nortistas (União)
250 mil sulistas (Confederados)
Estima-se que morreram 1,1 milhão de americanos 
e 2/3 sucumbiram devido doenças como desinteria, malária e tifo
Fonte http://www.texbr.com/

Guerra da Coreia
4 milhões de pessoas, sendo que a maioria era composta por civis.
Fonte http://www.suapesquisa.com/

Guerra do Vietnam
2 milhões de vietnamitas mortos
Fonte http://colunistas.ig.com.br/

Segunda Guerra Mundial
46 milhões de pessoas
26 milhões de soviéticos
4 200 mil alemães
4 320 mil poloneses
2 milhões de japoneses
400 mil americanos
370 mil ingleses
cidades em ruínas; pontes, sistemas ferroviários, vias fluviais e portos destruídos
terras agrícolas abandonadas, gado morto e minas de carvão desabadas
Muitas pessoas, famintas e sem lar. Quantos morreram depois?
Fonte http://jojoratazana.blogs.sapo.pt/

Segunda Guerra Mundial
Onde: Todos os continentes - nem todos foram atacados, mas países de todos os continentes tomaram parte (e morreram) nesta guerra.
Quando: de 1939 a 1945 – 6 anos
Número estimado de mortos: 40.000.000 a 72.000.000 pessoas
Entre as vítimas deste conflito, 62% eram civis – ou seja: pessoas que não tinham nada a ver com a briga além do fato de estarem lá (e, bem, serem judeus, ciganos, homossexuais, terem uma deficiência…). Além das armas de fogo convencionais, nessa guerra rolou gás mostarda, testes com pessoas em campos de concentração e a última novidade do momento: bombas nucleares.

 Primeira Guerra Mundial
Onde: Todos os continentes – nem todos foram atacados, mas países de todos os continentes tomaram parte (e morreram) nesta guerra.
Quando: de 1914 a 1918
Número estimado de mortos: 15.000.000 a 65.000.000 pessoas
A estimativa mais alta de mortos (65 milhões) contabiliza as pessoas que pereceram da Gripe Espanhola, uma variação do vírus H1N1 (que no século XXI conhecemos como Gripe Suína). A Gripe Espanhola se espalhou generalizadamente pelo mundo no começo do século XX e a epidemia “pegou carona” na 1ª Guerra.
Fonte: http://super.abril.com.br/

Hiroshima e Nagasaki
Estima-se que cerca de 140.000 pessoas morreram em Hiroshima e 80.000 em Nagasaki, além das mortes ocorridas posteriormente aos ataques em decorrência da exposição radioativa.
Fonte: http://www.infoescola.com/

Pois bem, não citei as guerras patrocinadas pelos EUA no Continente Africano e pelo mundo afora como Nicarágua, Colômbia, Iraque, Afeganistão e mais de uma centena de conflitos no Oriente Médio e alguns pontos da Ásia, como esses:

Baluquistão. Essa região desértica entre o Afeganistão e o Paquistão, rica em gás natural, reivindica autonomia.

Sri Lanka: guerra civil de 25 anos O governo conseguiu vencer os rebeldes do movimento Tigres Tâmeis. O total de mortos chegou a 80 mil.

O conflito entre Irã e Iraque: nos anos 80, foi devastador, custando a vida de mais de um milhão de pessoas. Com Saddam Hussein na liderança, o Iraque bombardeou sem dó o adversário com armas químicas. Ainda assim, o Irã "ganhou". E quem "patrocinou Sadan?

Índia e Paquistão: A rivalidade levou à construção de arsenais nucleares de ambos os lados. Em quatro ocasiões chegaram às vias de fato, como em 1971, quando parte do Paquistão se separou para virar Bangladesh. E quem é que está por trás, quem?

Israel ataca o Líbano em 1982: uma das muitas vezes em que Israel se enfrentou com seus vizinhos árabes. Maioria de civis são as vítimas. E o poderio militar superior de Israel fez com que as populações árabes acabassem levando a pior.

Kuwait: O Kuwait foi invadido pelo Iraque de Saddam Hussein, em 1991. Os aliados ocidentais do Kuwait, liderados pelos EUA, vieram para o socorro, levando à Guerra do Golfo. Antes disso, quem treinou e armou Sadan, quem?

Filipinas: Insurgentes muçulmanos na ilha de Mindanao enfrentam o governo das Filipinas há décadas. Os EUA se meteram na história e levaram com isso: numa ocasião, 10 marines foram capturados e decapitados.

Afeganistão: A Rússia (então União Soviética) invadiu o país em 1980. Seguiu-se uma dolorosa luta de 10 anos contra a guerrilha local, bancada pelos EUA. Mau negócio dos americanos: esta guerrilha era o Taleban e deu no que deu
Com informações de: http://virgula.uol.com.br/

Portanto, a conclusão é que o imperialismo estadunidense matou muito mais gente em guerras do que qualquer outro regime no planeta, e não precisamos nem somar....

14 comentários:

Anônimo disse...

Cara, só faltou dizer que a Influenza é capitalista... Nem vou ler tudo.

Honestidade intelectual cai bem.

Blog do Arretadinho disse...

Prezado anônimo, em primeiro lugar obrigado pela visita e pelo comentário. Lamento por você não ter lido o post completo, mesmo divergindo sua opinião será respeitada. A propósito, "honestidade intelectual" foi ótimo!
Volte quando quiser,
Saudações fraternas

Priscila disse...

Olá

" nenhum governo "mata" seus aliados e sim o inimigo."

E o que dizer do Holodomor na Ucrânia?

Anônimo disse...

Guerra da Coréia foi culpa do capitalismo?? Cara você come merda?

Blog do Arretadinho disse...

O anonimato é a morada dos covardes!!!

Valmir disse...

Genocídio dos índios no território americano, racismo e interesses comercias sobre as terras indígenas.

EDITORA PUNK disse...

A paz capitalista também mata, vide África, Nordeste e o resto do terceiro mundo!

Anônimo disse...

O que mata mais a direita capitalista é a diarreia mental.

Cláudio disse...

Quantos comentários non sense.

Anônimo disse...

Engraçado vc comparar um sistema que durou muito mais tempo que o outro...

Unknown disse...

"Anônimo Anônimo disse...
Engraçado vc comparar um sistema que durou muito mais tempo que o outro..."
Engraçado é que nunca chegamos no comunismo. E o tempo de um sistema não define sua bonificaria e muito menos se ele é bom ou não.

Maurício Moreira disse...

Quem tiver duvida pode conhecer o documentario historia nao contada dos estados unidos.
Vao ver como o capitalismo e imperalismo e cruel

Maurício Moreira disse...

Quem tiver duvida pode ver o documentario a historia nao contada dos estados unidos

Flávio Lopes disse...

Pq ta a primeira guerra mundial ali? N foi problema político de 2 países com desentendimentos constantes que vários países começaram apoiar um e outro?
E na segunda não foi por uma dominação do continente promovida por Hitler, e que essa dominação era pra suprir um ego próprio nada haver com propagação do capitalismo, mas sim puro expansionismo. ? E ainda sim o símbolo do capitalismo (EUA) se envolveu no final praticamente fornecendo arma para o reino unido, e com algumas invasoes de soldados. Seria so contabilizado as mortes de guerras desse período de fato durante a Guerra Fria, que já foi no final da segunda guerra mundial, onde se iniciou a guerra fria, aí sim teve um embate ideológico entre comunismo e capitalismo para ver qual era mais eficiente.