10 de mar. de 2014

Amauri Teixeira quer Universidade da Chapada Diamantina

Deputado defende a criação da Universidade da Chapada Diamantina em Itaberaba
Nesta quinta-feira (06), o deputado Amauri Teixeira (PT-BA), apresentou em Plenário, a Indicação de número 5871/2014, onde sugere a Presidenta da República, Dilma Rousseff, a criação da Universidade Federal da Chapada Diamantina com campi nos municípios de Jacobina, Seabra, Irecê e Itaberaba.
 “Apesar dos avanços na educação superior na Bahia há um clamor para aumentar a oferta em várias cidades principalmente àquelas que o desenvolvimento ainda não chegou. No início de nosso mandato parlamentar sugerimos através da Indicação nº 44/2011 ao Ministro da Educação a criação de duas Universidades Federais na Bahia: a da Chapada Diamantina e a do Extremo Sul. É inegável o avanço se compararmos os Governos de Lula e Dilma com qualquer outro Governo na história do Brasil. Mas, a Bahia precisa ser tratada do ponto de vista da igualdade, a Bahia está desigual, porque a Bahia, do ponto de vista da população, e de vagas federais em de instituições federais, ainda é um dos Estados mais carentes”, afirmou Amauri.

 A única universidade que existia na Bahia, em 500 anos de história, era a Universidade Federal da Bahia – UFBA. Com o Governo Lula e Dilma, foram criadas mais cinco instituições. Uma dessas universidades foi a Universidade Federal do Recôncavo Baiano – UFRB, criada em julho de 2005, através da Lei nº 11.151 com sede no Município de Cruz das Almas. Uma vitória para região.

 É importante ressaltar, segundo o parlamentar Amauri Teixeira, que no dia 5 de junho de 2013, a Presidenta Dilma Rousseff, sancionou a Lei 12.818/2013, que criou a Universidade Federal Sul da Bahia – com Reitoria em Itabuna e campi em Teixeira de Freitas e Porto Seguro, “mais uma vitória para o povo baiano, mas a região da Chapada Diamantina ainda continua desassistida de uma Universidade Federal”, indaga Teixeira. 

 E, nesse sentido, a região da Chapada Diamantina, historicamente, é uma região com grande potencial humano e desenvolvimento socioeconômico e cultural do Estado da Bahia. Constituída por quase cinquenta municípios com uma população estimada em mais de seiscentos mil habitantes, justifica-se o pleito por uma universidade para região que contribua para redução da migração de jovens e adultos que migram constantemente em busca de conhecimentos em universidades de outras regiões, e mesmo em outros estados da federação cujo acesso a essas escolas superiores torna-se restrito a uma parcela mínima de sua população. 

fonte http://www.chapadanoticias.com.br/

Nenhum comentário: