29 de mai. de 2014

Hospital do Gama inova no tratamento de prematuros

Foto: Divulgação
Projeto "Ninar Neném" da unidade de saúde utiliza minirrede, ofurô e musicoterapia para ajudar a reduzir tempo de internação
BRASÍLIA – Bebês que nascem com menos de 37 semanas no Hospital do Gama contam há cerca de um mês com minirredes, ofurô e musicoterapia para auxiliar no desenvolvimento psicomotor e reduzir o tempo de internação. As técnicas fazem parte do projeto "Ninar Neném", criado no início deste mês pela equipe de fisioterapeutas que atende na unidade intermediária de cuidados neonatal (Ucin).

De acordo com a fisioterapeuta Monike Camargos, os procedimentos aplicados também resultam na diminuição do estresse, na melhora da frequência cardíaca e no ganho de peso.

"O uso da minirrede de algodão, de música instrumental e clássica promovem o relaxamento e a utilização do ofurô na hora do banho proporciona um contato maior da mãe com seu filho e ajuda a fortalecer o vínculo afetivo, uma vez que os prematuros permanecem longos períodos nas incubadoras", explicou a fisioterapeuta.

Monike ressalta que todos os profissionais que trabalham no setor foram sensibilizados sobre a importância da redução de barulho e da claridade, detalhes importantes que mudaram o ambiente, tornando-o mais acolhedor e menos estressante para os bebês.

Os resultados têm sido positivos. Ana Claudia Leite relata que o filho Nicolas, internado há 27 dias, foi um dos primeiros bebês a usar as técnicas. "Ele nasceu com 36 semanas, se mexia e chorava muito. A música, o banho quentinho no ofurô e o tempo que ele ficava na rede ajudaram. Eu observei que dormia melhor, tinha mais fome, agora ele já está comigo no alojamento conjunto e vai receber alta."

Para a supervisora da unidade, a enfermeira Maria Cleonice Sousa, o projeto contribuiu para melhorias nos processos de trabalho da equipe. "Com os bebês mais tranquilos, a equipe pode realizar melhor os procedimentos, como a medicação ou coleta de sangue, e tem ajudado na diminuição da permanência deles na Ucin", explicou.

A unidade intermediária de cuidados neonatal do HRG é dividida em ala de internação de alto, médio e baixo risco, com 16 leitos e alojamento conjunto que possui 12 leitos externos.

Agência Brasília
(C.C*)

Nenhum comentário: