27 de dez. de 2014

Aécio consegue ser eleito... o pior senador!

Aécio recebeu nota zero da Veja. Orgulho do vovô?
A Revista Veja elegeu Aécio Neves como o senador que teve o pior desempenho dessa legislatura, ele recebeu nota zero.

De Brasília
Joaquim Dantas
Para o Blog do Arretadinho

A cada final de uma legislatura a Revista Veja publica um Ranking indicando os parlamentares que tiveram o pior e o melhor desempenho no Congresso Nacional. A revista atribui nota a cada um dos congressistas de 0 à 10. Aécio Neves recebeu nota zero.

Um dos critérios que a revista utiliza, para julgar o desempenho de cada um, é a contribuição dada pelo parlamentar com Projetos de Lei que causem impacto positivo na sociedade. No caso do ranking da revista, são levadas em conta propostas de ajuste na legislação capazes de contribuir para um país mais moderno e competitivo, segundo a perspectiva de VEJA e da Editora Abril.

Não se deve imaginar, no entanto, que só a ausência nas sessões do Senado e da Câmara dos Deputados explicaria a má colocação de um parlamentar no Ranking. Estar em plenário e votar mal, vale dizer, na contramão daquilo que a revista e a Editora Abril consideram decisivo para a modernização do Brasil, conta, e muito, para que o senador ou deputado em questão desabe no ranking.
Picciani ganhou o título de pior deputado
na legislatura de 2014

Eleito pelos mineiros para ser um dos representantes do estado no Senado Federal, o senador Aécio Neves (PSDB) não aprovou nenhum projeto em quase quatro anos de mandato. De acordo com o portal do Senado, o tucano apresentou 16 projetos de lei e duas Propostas de Emenda à Constituição, mas nenhuma matéria foi aprovada até outubro deste ano.

Um dos principais opositores do governo federal no Congresso Nacional, Aécio não tem atuação efetiva, também, como articulador do PSDB no Senado. Exemplo disso é que, apesar de ser defensor declarado da redução da maioridade penal, o senador tucano não se manifestou e nem votou o projeto do seu candidato a vice na chapa à Presidência, Aloysio Nunes, que tratava do mesmo tema.

“Aécio chegou ao Senado na condição de liderança política e não teve grande engajamento na produção legislativa. No dia a dia, ele não obteve grandes resultados”, explica o diretor do Departamento Intersindical de Assessoria Parlamentar (Diap), Antônio Augusto Queiroz.

Para Queiroz, Aécio demostrou ser “omisso” nas questões que apoia ao não participar da votação do projeto de Aloysio Nunes. “Ele não teve efetividade legislativa e, no caso da votação, priorizou outra agenda em detrimento dos temas que ele defende”, destaca.

Viagens
Apesar de ser representante de Minas Gerais, Aécio Neves demonstra certa predileção pela cidade do Rio de Janeiro. Prova disso é que 67% das viagens do tucano – bancadas com a verba de transporte aéreo (VTA) do Senado – foram para a capital fluminense.
Amauri Teixeira - PT/BA - está colocado entre os 10 melhores
deputados de 2014

De acordo com o Portal da Transparência do Senado, das 116 viagens oficiais realizadas pelo senador entre 2011 e 2013, 69 tiveram origem ou destino à capital fluminense. Já Belo Horizonte foi origem ou destino do tucano apenas 27 vezes em três anos. Dos R$ 77 mil em passagens, ele gastou R$ 12,5 mil em viagens para Minas.

Deputados
Já na Câmara a revista elegeu o deputado Leonardo Picciani - PMDB/RJ - como o deputado que teve o pior desempenho na legislatura de 2014. O único Projeto de Lei apresentado por Picciani, que propunha alterar o § 1º do art. 14 da Constituição Federal, para tornar facultativo o voto e o alistamento eleitoral, sequer foi encaminhado pela Mesa Diretora, segunda consta no Portal da Câmara dos Deputados. Picciani  é agropecuarista e Bacharel de Direito.

Confira abaixo a lista da revista com os dez deputados que tiveram o melhor desempenho na legislatura de 2014:

ANTONIO IMBASSAHY
Nota 10 - PSDB-BA / 1º colocado

MARCUS PESTANA
Nota 10 - PSDB-MG / 1º colocado

GABRIEL GUIMARÃES
Nota 9,98 - PT- MG / 2º colocado

ANGELO VANHONI
Nota 9,36 - PT-PR / 3º colocado

RAUL HENRY
Nota 8,69 - PMDB-PE / 4º colocado

ALESSANDRO MOLON
Nota 8,66 - PT-RJ / 5º colocado

HÉLIO SANTOS
Nota 8,64 - PSDB-MA /  6º colocado

CLÁUDIO PUTY
Nota 8,62 - PT-PA / 7º colocado

JORGE CÔRTE REAL
Nota 8,61 - PTB-PE / 8º colocado

LIRA MAIA
Nota 8,6 - DEM-PA / 9º colocado

AMAURI TEIXEIRA
Nota 8,58 - PT- BA / 10º colocado
E o Aecinho.... o PIG deu zero para ele.

Amauri Teixeira está entre os dez melhores deputados de 2014

Picciani foi o pior deputado em 2014

com informações de Agências de Notícias

Nenhum comentário: