18 de fev. de 2015

Igreja invade área pública no Gama

Igreja Sara Nossa Terra invade área pública no Gama

Do Gama
Joaquim Dantas
Para o Blog do Arretadinho

Um templo da Igreja Sara Nossa Terra está sendo construído na EQ 11/13, AE, Setor Leste do Gama, desde agosto do ano passado.

Uma denúncia foi feita à Agência de Fiscalização, Agefiz, que foi ao local em outubro de 2014 e constatou que a obra estava sendo executada em terreno público, sem autorização. Na ocasião a agência embargou a obra, mas de nada adiantou, porque a obra segue à todo vapor.

Por se tratar de uma obra ilegal, ela não conta com a supervisão de um engenheiro ou ao menos um responsável técnico, colocando em risco as pessoas que passam pelo local e os trabalhadores. Recentemente o acúmulo de água liberada pela obra derrubou o muro de uma escola pública que fica ao lado do terreno invadido e só não causou uma tragédia porque as crianças estavam em sala de aula.

Segundo documentos obtidos com exclusividade pelo Blog do Arretadinho, a Agefiz encaminhou ao Ministério Público do Distrito Federal, MPDF que, por sua vez, pediu a Promotorias de Justiça de Defesa da Ordem Urbanística, Prourb, que investigasse o caso.

A Agefiz afirma que seguiu todos os trâmites legais e que aguarda o fim do chamado período recursal para a conclusão da investigação e as providências cabíveis.

O fato é que no Distrito Federal essa relação promíscua entre as igrejas e o Estado são mais comuns do que se pense. Áreas destinadas, originalmente, a construção de creches no Gama, estão ocupadas por igrejas de diversas denominações, com a conivência de todos os governos anteriores ao atual.

Resta saber qual será a postura que o governo Rollemberg vai adotar quanto a essas invasões, se vai ter coragem de encarar padres e pastores ou se vai dar continuidade a essa relação nociva ao Estado e que afronta a população.

As igrejas não pagam impostos e recebem um "dinheiro limpo" das doações dos fiéis, não é justo que invadam áreas públicas, sem pagar por elas e construam seus templos que vão angariar mais dinheiro ainda.





Nenhum comentário: