27 de fev. de 2015

Leonard Nimoy morre aos 83 anos

O ator Leonard Nimoy morre aos 83 anos em Los Angeles

De Brasília
Joaquim Dantas
Para o Blog do Arretadinho

O ator Leonard Nimoy, que ficou conhecido mundialmente como Sr Spock da série "Star Trek", morreu nesta sexta-feira (27) em sua casa em Los Angeles.

Segundo o jornal New York Times, a esposa do ator, Susan Bay Nimoy, confirmou sua morte, dizendo que a causa era em estágio final doença pulmonar obstrutiva crônica. Ela disse que ele adquiriu a doença no ano passado, atribuindo-o a anos de tabagismo, mesmo havendo de parar de fumar há 30 anos. Ele chegou a ser hospitalizado no início da semana.

Em uma de suas mais memoráveis ​​performances em "Star Trek", Nimoy tentou seguir a forma de atuar de dois atores que admirava, Charles Laughton e Boris Karloff, que interpretaram personagens monstruoso - Quasimodo e o monstro Frankenstein - que se transformaram pela força do amor.

O ator interpretou Spock ao longo de quase toda a sua carreira, depois de anos interpretando personagens sortidas para televisão. A sua participação na série televisiva deu-se em 1966 e até 1969 foi o cientista da equipe do Capitão Kirk nas suas viagens exploratórias pela galáxia na série transmitida pela NBC e em dezenas de países pelo mundo. Foi o primeiro emprego duradouro da sua carreira, como lembra a revista Hollywood Reporter.

Mas a sua carreira não se fez apenas de viagens por galáxias distantes a bordo da USS Enterprise. Dramaturgo (a sua peça Vincent esteve no Teatro Villaret em 2006, por exemplo), realizador, poeta, fotógrafo, músico - Leonard Nimoy, uma figura muito querida no meio cinematográfico, fez muito mais isto. Realizou seis longas-metragens, entre as quais a comédia de sucesso Três Homens e um Bebé (1987) e dois capítulos cinematográficos de Star Trek: Star Trek III: A Aventura Continua (1984) e Star Trek IV: Regresso à Terra (1986).

Leonard Nimoy nasceu em Boston em Março de 1931, filho de um barbeiro e de uma dona de casa. Uma bolsa permitiu-lhe frequentar a universidade e aos 20 anos estreava no cinema no filme Queen for a Day, e fez pequenos papéis em pequenos filmes em Hollywood até interromper a carreira de ator para se dedicar por dois anos ao serviço militar, participando depois em séries televisivas mais ou menos conhecidas fora dos EUA, como A Quinta Dimensão, Bonanza, Olho Vivo, Perry Mason, Dr. Kildare, Rawhide ou Dragnet. 

Em 2011 o ator foi entrevistado por Jô Soares em seu programa, confira:

Nenhum comentário: