20 de fev. de 2015

Lucy Alves, uma cantora nordestina

Foto: Juliana Santos/Secom-JP
A cantora paraibana Lucy Alves encanta com sua voz cristalina

De Brasília
Joaquim Dantas
Para o Blog do Arretadinho

Lucyane Pereira Alves, mas que é conhecida como Lucy Alves, é uma paraibana arretada de 28 anos e tem uma voz encantadora. Quando ela canta se torna leve e mais encantadora ainda. Como se não bastasse ser cantora ela também é compositora e multi-instrumentista.

Lucy começou sua vida artística aos quatro anos de idade, ingressou no mundo da música pelo Projeto Formiguinhas e depois sendo violinista na Orquestra Infantil da Paraíba e da Camerata Izabel Burity. Participou como solista das Orquestras Sinfônicas da Paraíba e de Recife e da Orquestra da Câmara de João Pessoa. Tocou violino no Conservatório Musical da Universidade Federal da Paraíba (UFPB). Foi também na UFPB que ela se graduou em música. Desde de 2002, ela está entre as integrantes do grupo nordestino Clã Brasil, no qual lançou oito álbuns, sendo dois álbuns ao vivo e dois DVDs.

No início dos anos 2000 ela e suas irmãs , Laryssa, Lizete e a mãe Maria José, além do pai, José Hilton, formaram o grupo Clã Brasil, A família sempre frequentou os bancos acadêmicos de prática e teoria musical. Com forte influência dos maiores nomes da música tradicional nordestina, como Luiz Gonzaga, Jackson do Pandeiro, Antônio Barros, Jacinto Silva, Gordurinha e Elino Julião, lançaram seu primeiro CD em 2002 intitulado de "A sedução do Clã Brasil".

Lucy chamou a atenção de grandes nomes da música em parcerias no palco e em estúdio. Já gravou e tocou ao lado de Dominguinhos, Marinês, Pinto do Acordeon, Sivuca, Quinteto Violado e Oswaldinho do Acordeon.

Em 2013 participou do programa The Voice Brasil, sendo finalista. Depois de sua participação no programa The Voice Brasil, Lucy assinou contrato com a gravadora Universal lançando seu primeiro CD solo.

No primeiro show de 2014, a paraibana Lucy Alves foi homenageada pela Prefeitura de João Pessoa. O evento marcou o reencontro da artista com o público, na primeira apresentação da carreira solo após o sucesso no programa The Voice Brasil. Ela cantou para um público estimado pelos organizadores do evento em 80 mil pessoas.

A apresentação abaixo foi uma homenagem ao rei do baião Luiz Gonzaga, feita em 2012, pela cantora. Gravado no auditório da Estação Cabo Branco- João Pessoa.

Nenhum comentário: