2 de mar. de 2015

Fundamentalismo: igrejas criam "exército evangélico"

foto jeanwyllys_real Instagram
Igrejas criam "Exército Evangélico" e ampliam o fundamentalismo religioso

De Brasília
Joaquim Dantas
Para o Blog do Arretadinho

Estão circulando pela internet alguns vídeos com jovens uniformizados e obedecendo a comandos, semelhantes aos militares, de um suposto líder. Os comandos diferem aos dos quartéis quando o líder pergunta “o que é que vocês querem?” e eles respondem “o altar”.

Este projeto chama-se  “Gladiadores do Altar” e foi criado pela Igreja Universal do Reino de Deus, IURD.

Será que o objetivo desse exército é a formação de uma ‘ditadura evangélica’ no Brasil?

A semelhança com rituais praticados pelo exército de Hitler na época do Nazismo, ou mais atualmente pelo Estado Islâmico, cujas práticas principais são dominar o mundo com um só pensamento – que consideram o único verdadeiro – e aniquilar quem pensa diferente.

Será que a criação de um exército ainda que sem armas e aparentemente pacífico,  não é um dos primeiros passos para se criar uma religião fundamentalista que pode se voltar contra a própria nação?

A IURD afirma que o projeto “Gladiadores do Altar” é um projeto que busca resgatar jovens de todas as idades em situação de risco e prepará-los para servir exclusivamente ao "Senhor". A participação no projeto é opcional.

A instituição religiosa diz ainda que ao invés de praticar a intolerância “o projeto realiza reuniões semanais com os rapazes que estão dispostos a abrir mão de suas vidas para que outras pessoas sejam ajudadas”.

Na sua página no Instagram, o deputado federal Jean Wyllys, PSOL/RJ, disse que "A foto é chocante (ao menos para mim). O fundamentalismo religioso no Brasil - articulado profundamente à lógica de mercado e promovido por estratégias publicitárias que interpelam as pessoas a partir de preconceitos históricos e do senso comum que o sistema de educação formal de má qualidade não tem conseguido desconstruir - esse fundamentalismo religioso tem sido negligenciado pela intelectualidade  brasileira de prestígio e por políticos democratas e republicanos ao mesmo tempo em que é incorporado, de maneira irrefletida, por quase todos os partidos e diferentes governos.

O fundamentalismo cristão no Brasil tem ameaçado as liberdades individuais, a diversidade sexual e as manifestações culturais laicas. Agora ele está formando uma milícia que, por enquanto, atende pelo nome de "gladiadores do altar" (assistam ao vídeo inteiro disponível no link abaixo!). Quando atentaremos de verdade para o monstro que emerge da lagoa?

Quando começarem a executar os "infiéis" e ateus e empurrar os homossexuais de torres altas como vem fazendo o fundamentalismo islâmico no Oriente Médio? Não é porque tem a palavra "cristão" na expressão que o fundamentalismo cristão deixa de ser perigoso e não fará o que já faz o fundamentalismo islâmico".

Confira:

Nenhum comentário: