8 de mar de 2015

Manifestações em Portugal em defesa ao direito ao trabalho

Reportagem fotográfica realizada para o Diário Liberdade
 pelo fotógrafo Luís Nunes em Lisboa
Jornada de manifestações em todo Portugal em defesa do direito ao trabalho


Convocados pela principal central sindical do país, milhares de trabalhadores e trabalhadoras tomaram as ruas de uma dúzia de cidades portuguesas.

Como é habitual, Lisboa acolheu a maior manifestação, mas houve outras no Porto, Évora, Setúbal, Portalegre, Guarda, Funchal, Coimbra, Aveiro, Faro, Braga e Santarém.

O aumento geral dos salários, a defesa dos horários de trabalho, a melhoria dos serviços públicos, o rejeitamento às políticas de austeridade, contra a precariedade e o desemprego. As reivindicações sociais encheram de conteúdo a jornada, em que a CGTP mostrou a sua força.

Em Lisboa, o secretário geral da central, Armênio Carlos, dirigiu um discurso aos milhares de manifestantes, garantindo que a mobilização vai continuar de maneira permanente neste ano do 45 aniversário da fundação da CGTP-IN e de preparação do 13 Congresso, que vai decorrer sob o lema "Organização, Unidade e Luta – a Força dos Trabalhadores! Emprego com direitos, soberania, progresso social".
As críticas ao governo e ao presidente da República, a partir da evidência do incumprimento dos preceitos sociais contidos na Constituição, conduziram a pedir a queda do executivo e uma mudança nas políticas econômicas para as pôr ao serviço da maioria trabalhadora.

O ótimo trabalho do nosso colaborador em Lisboa, Luís Nunes, permite-nos oferecer esta reportagem fotográfica da manifestação da capital:
Postar um comentário