Aumentam as vendas das associadas Abracorp no primeiro semestre
A Associação Brasileira de Agências de Viagens Corporativas (Abracorp) registra crescimento setorial de 7,8% na movimentação do primeiro semestre de 2015, comparado a igual período do ano anterior, atingindo R$ 6,955 bilhões contra R$ 6,450 bilhões do ano anterior.
O resultado foi apresentado, no dia 30 de agosto, aos empresários das agências de viagens associadas em reunião realizada no hotel Grand Mercure São Paulo Ibirapuera, na capital paulista. Os dados são relativos aos dados concretos de 30 companhias associadas.
Aéreo doméstico tem ligeira alta
O segmento aéreo doméstico obteve ligeira alta, com 1,5% em vendas, levando em consideração o desempenho das companhias aéreas na comparação com mesmo período do ano anterior. O destaque ficou com a Avianca, que liderou o crescimento com 9,7%. Na sequência, aparecem Gol (2,3%), Azul (1,0%), TAM (-0,4%) e demais empresas (-19,5%).
A movimentação total alcançou pouco mais de R$ 2,7 bilhões. No que diz respeito à emissão de bilhetes, o setor como um todo apresentou alta de 12,8% se comparado ao verificado em igual período do ano passado. Já, o valor das tarifas apresentaram uma redução de -11%. A Gol liderou o market share da Abracorp em emissão de bilhetes (32,4%), enquanto a TAM ficou à frente na performance em vendas (33,1%), seguida de perto pela Gol (31,3%) e Azul (25%). As tarifas aplicadas apresentaram queda (-11%).
Crescimento no aéreo internacional
Com relação ao segmento aéreo internacional, durante o período também houve aumento na emissão de bilhetes (14,8%). A Alitalia registrou a maior variação positiva (36,1%), com destaque também para o crescimento da Air France/KLM (24,5%) e da TAP (21,6%). Em vendas, a atuação de todas as companhias aéreas que realizaram as viagens internacionais para o mercado corporativo rendeu incremento de 18,9% ao setor como um todo e um acumulado superior a R$ 2,3 bilhões em vendas.
Em referência ao market share relativo à movimentação comercial, apurada em reais, a maior fatia de mercado ficou dividida entre a TAM (16,3%) e a categoria “demais empresas” (ambas com 16,3%), seguida pela American Airlines (12,3%). Entre as alianças globais, a Star Alliance (com oito companhias operando no Brasil) lidera com 43%, seguida da oneworld (com seis companhias operando no Brasil), com 34%, e da SkyTeam (com oito companhias operando no Brasil), com 23%.
da Abracorp
Nenhum comentário:
Postar um comentário