15 de jul. de 2017

Torcedores fazem festa pró-Hitler na Itália

Torcedores fazem festa pró-Hitler na Itália e caso vai parar na delegacia
Festa de torcedores em prol do líder nazista Adolf Hitler vira caso de polícia na Itália. Coordenador do 'Força Nova', partido de extrema direita, foi flagrado como um dos mentores da celebração

Os cantos de apoio de torcedores do Verona em prol do líder nazista Adolf Hitler viraram caso de polícia na Itália nesta quinta-feira (13). A Divisão de Investigações Gerais e Operações Especiais (Digos) já recebeu o vídeo que mostra a festa de uma organizada e também já enviou uma notificação sobre a investigação à Procuradoria da República.

As imagens da festa foram publicadas em uma página do Facebook e mostram o coordenador do partido Força Nova, Luca Castellini, em uma celebração com os membros da Curva Sud dentro do estádio Bentegodi no dia 1º de julho. Apesar de se identificar como “nacionalista de extrema direita“, o FN é acusado de ser uma sigla neofascista.

“Quem permitiu essa festa, quem pagou tudo, que garantiu isso tem um nome: Adolf Hitler“, disse Castellini do palco. Os torcedores, então, reagiram cantando “Um time fantástico, feito na forma de uma suástica“.



Assim que foi publicado, o vídeo causou revolta na Itália. Além da investigação na justiça, o ex-candidato à prefeitura de Verona nas últimas eleições e conselheiro, Michele Bertucco, apresentou um pedido formal de análise no Conselho Municipal da cidade.

“São comportamentos humilhantes seja para a cidade, que teve sua história recente marcada também por delitos que tiveram como base a ideologia da direita racista e xenófoba, seja pela própria sociedade esportiva do Hellas Verona, empenhada em um caminho de luta contra as imagens negativas que os grupos mais violentos da torcida jogaram contra o clube nas últimas décadas“, destacou Bertucco.

ANSA - Pragmatismo Político

Nenhum comentário: