15 de nov. de 2019

Brasileiro é preso na Itália por contaminar mulher com HIV

Ele está em regime de detenção domiciliar

Um brasileiro de 31 anos foi preso na cidade de Rimini, na costa leste da Itália, por ter contaminado uma mulher com o vírus HIV.  A prisão ocorreu em outubro, mas só foi divulgada apenas nesta quinta-feira, 14.

Segundo a agência de notícias italiana Ansa, o homem, que não teve o nome divulgado, é acusado de expor outras três mulheres ao HIV. Ele está em regime de detenção domiciliar.

De acordo com a polícia local, o brasileiro foi diagnosticado com Aids quando tinha 24 anos e suspendeu o tratamento em 2017, retomando-o apenas esporadicamente em 2018, até interrompe-lo de forma definitiva.

As três mulheres disseram em depoimento à polícia que tiveram relações sexuais com o homem sem saber que ele era soropositivo.

Não há cura para o HIV, mas existem remédios que reduzem bastante a progressão da doença. Eles são chamados de coquetéis antirretrovirais e são responsáveis pela queda no número de mortes em decorrência da infecção em todo o mundo.

HIV não é AIDS
É preciso dizer: todo mundo que tem AIDS tem HIV, mas nem todo mundo que tem HIV tem AIDS.

Em termos claros, a AIDS só acontece quando a pessoa infectada pelo HIV tem seu sistema imunológico afetado drasticamente pelo vírus, fazendo com que a pessoa fique suscetível a infecções de outras doenças, como câncer e tuberculose.

Mas não é tão simples uma coisa se tornar outra. A infecção evolui quando a pessoa não é tratada e sua imunidade vai diminuindo ao longo do tempo.

fonte Catraca Livre

Nenhum comentário: