Roberto C. Neto, neto de Bob Fields, icônico lacaio dos EUA do lado de outro. Imagem:Fabio Rodrigues |
Em live com grupo da XP Investimentos, a principal autoridade do Banco Central abre o jogo e mostra como pensa a equipe econômica.
Em transmissão ao vivo pela internet, realizada com grupo de investidores, organizada pela XP Investimentos, o presidente do Banco Central, Roberto Campos Neto, afirmou que achatar a curva de evolução da infecção é aumentar a recessão econômica e que os economistas do órgão trabalham com essa possibilidade. A lógica reproduzida ao apresentar o gráfico é clara, quanto menos mortes pior para a economia.
O que casa com outro trecho do vídeo em que o presidente do BC diz que, a quarentena é péssima para economia, pois paralisa diversos setores ao mesmo tempo. A origem do pensamento, do Bob Fields Grandson, vem de uma interpretação intencionalmente errada do gráfico da evolução da curva epidemiológica nos países do G7 mais a China, produzindo uma relação inversa ao que os pesquisadores, Richard Baldwin e Beatrice Weder, apresentam no livro “Mitigating the COVID Economic Crisis: Act Fast and Do Whatever It Takes”, disponível na internet (clique aqui).
No livro, que é uma compilação de artigos científicos, os pesquisadores concluem que a recessão causada pela quarentena é uma “medida de saúde pública necessária” e ser inquestionável o custo de salvar vidas em troca de índices econômicos.
por Dário da Causa Operária
Nenhum comentário:
Postar um comentário