2 de jun. de 2020

“Se metade da humanidade morrer de Covid-19, o planeta se beneficiará”

 18 / 04 / 2020
O que pensa a burguesia

A frase foi dita por uma modelo russa e expressa a política dos capitalistas para a crise do coronavírus

ART, sítio de jornalismo russo, denunciou o tuíte de uma modelo russa chamada Victoria Bonya, em que afirmava que se metade da humanidade morresse por coronavírus, o planeta seria beneficiado.

Aparentemente, a declaração poderia parecer insignificante, vinda de alguém politicamente insignificante. Mas não se trata disso. A fala da modelo, uma espécie de representante da burguesia, revela o que pensam os capitalistas sobre o desenvolvimento da epidemia no mundo.

Para a burguesia, a maioria do povo é cidadão de terceira classe que não teria direita nem mesmo a viver. Não é simplesmente que a burguesia considera o povo descartável, mas que ela considera que a maior parte da população mundial é uma espécie de praga, de seres que fazem mal para o planeta.

É isso, por exemplo, que está por trás das declarações de vários empresários brasileiros bolsonaristas sobre o numero de mortes pela pandemia: “vão morrer apenas 7 mil, 8 mil 40 mil pessoas, precisamos voltar a trabalhar”. É isso também que está por trás de toda a política com a saúde pública, devastada pelos governos em todo o mundo.

É isso o que a burguesia pensa da classe operária.

Os grandes capitalistas só não colocam em marcha um grande genocídio do povo e não defendem abertamente isso como fez a modelo russa porque eles têm medo da potencial convulsão social que isso pode gerar. De resto, para eles, o povo pode morrer à vontade.

por Diário da Causa Operária


Nenhum comentário: