3 de jul. de 2020

Parece que a vida está em preto e branco

Foto Joaquim Dantas Fotografia®
Foto Joaquim Dantas Fotografia®
A população está, ao que parece, entorpecida por conta da confusão de informações dadas pelas autoridades sobre a pandemia, enquanto isso quase 1,5 milhão de pessoas estão contaminadas no Brasil e mais de 50 mil já morreram.

Do Gama 
Joaquim Dantas 
Para o Blog do Arretadinho

Quando eu olho para uma foto em preto e branco, por mais detalhes que existam nela, o tema da foto fica limitado.

Vajam o exemplo da foto acima, há quem possa até identificar que a camisa tem a bandeira da Venezuela, mas qual é a cor da camisa, das estrelas, da parede ao fundo? Eu entendo a foto, mas de maneira limitada.

É mais ou menos assim que grande parte da população está se comportando com relação ao corona vírus, todo mundo sabe que o vírus existe, contamina e mata, só os outros.

E por que as pessoas estão se comportando assim? Na minha opinião, em primeiro lugar, porque essa parcela da população não tem educação, entendimento, de olhar o "outro" como a si mesmo. Sabe àquela herança colonialista de "primeiro eu, o resto que se lasque"? É mais ou menos isso. Essas pessoas não conseguem entender que podem ser contaminas mas, principalmente que elas podem contaminar outras pessoas, estranhas ou da própria família.

Em segundo, terceiro, quarto e até 1000 ludar, a ganância dos capitalistas pressiona o governo pela abertura da economia, sem levar em consideração que quem vai continuar produzindo riqueza é o trabalhador, o lado mais fraco e que não tem o mesmo poder de "proteção" que tem o patrão, mesmo que isso implique em sua morte, mesmo porque o que está sobrando fartamente é mão de obra barata e desesperada para garantir a sobrevivência da família.

Na minha cabeça é incompreensível ver um governador, como o do DF, decretar "estado de calamidade pública" por causa da pandemia e liberar o funcionamento do comércio e a volta à aulas, tendo pleno conhecimento da facilidade da transmissibilidade do vírus.

Por outro lado, o sistema de Saúde Pública é completamente incapaz de dar assistência adequada as pessoas contaminadas pelo vírus ou acometidas de outros problemas de saúde.

Por sua vez, o presidente da República, em uma entrevista à imprensa, fala em editar um Decreto de Lei desobrigando o uso de máscara pela população, ferramenta (a máscara) minimamente capaz de proteger as pessoas, só posso entender isso como uma atitude típica de um psicopata.

Como se isso não bastasse, vem à reboque a mesquinhez de grupos religiosos que, interessados unicamente em arrecadação financeira, atestam aos fieis que o deus capitalista, mesquinho, vingativo e interesseiro que eles veneram, dará total proteção ao rebanho, mediante a devida remuneração imposta.

A vida não é em preto e branco mas, sim, o olhar dessa gente estúpida que governa e é governada, aceitando com passividade suicida e homicida o pasto oferecido a eles.

Detesto ter que dizer isso mas, parece que #fudeugeral.

* Dados de contaminados e mortos pela covid19 colhidos em CORONAVÍRUS BRASIL

Nenhum comentário: