Em mais de 80 sugestões, você encontra aqui todas as delícias da culinária típica de Pernambuco. São bolos, bebidas, comidas regionais, pratos para cafés e ceias, peixes e frutos do mar, sobremesas e tira-gostos. Tudo bem detalhado num completo roteiro para você degustar o que oferecem desde os mais finos restaurantes até os tradicionais e aconchegantes botecos. Bom apetite!
BOLOS
Bolo de Batata-doce - Feito com batata-doce cozida e peneirada, farinha de trigo, leite de coco, manteiga e açúcar. Servido no café da manhã e à noite, principalmente no período de festas juninas.
Bolo de Macaxeira - Preparado com macaxeira ralada, ovos, leite de coco, manteiga e açúcar, assado ao forno numa forma untada com manteiga.
Bolo de Mandioca - Bolo preparado com massa de mandioca, leite de coco, ovos, manteiga e açúcar. Uma delícia comum nas antigas casas grandes dos engenhos pernambucanos e que ainda hoje pode ser experimentada em qualquer lanchonete com um café da tarde bem gostoso.
Bolo de Milho verde - Uma tradição do período de festas juninas, o bolo é preparado com uma calda de milho verde ou maduro, ovos, leite de coco, manteiga e açúcar. Servido no café da manhã e à noite.
Bolo de Rolo - Preparado com massa de pão-de-ló, é um bolo de camadas finas, enroladas, recheadas com goiabada em calda.
Bolo Pé-de-moleque - Outro bolo típico das festas juninas, é preparado com massa de mandioca, leite de coco, ovos, manteiga e açúcar. Destaca-se pelo tempero com erva-doce e cravo e o recheio com castanhas de caju torradas.
Bolo Souza Leão - Preparado à base de massa de mandioca, é uma das mais tradicionais delícias da doçaria pernambucana. Ganhou fama quando foi servido pela família Souza Leão (de ricos usineiros) ao Imperador Pedro II e sua mulher Teresa Cristina, durante viagem da família real a Pernambuco.
BEBIDAS
Batida - Bebida aperitiva muito consumida, sobretudo, na época de carnaval. É uma mistura de cachaça, açúcar e o suco de uma fruta regional. Servida gelada. Experimente uma batida de pitanga, caju ou tamarindo.
Cachaça - Aguardente de cana-de-açúcar, é a mais popular bebida alcoólica entre os pernambucanos.
Cachimbo - Bebida feita com mel de abelha e cachaça-de-cabeça, oferecida pelo dono da casa aos amigos que vão visitar a criança recém-nascida. É preparada tão logo se tem notícia da gravidez e aberta quando do nascimento da criança.
Caldo de cana - Obtido da cana-de-açúcar prensada, é preparado na hora e servido, puro ou com gotas de limão, gelado, quase sempre acompanhado com pão-doce. Gostoso, barato e nutritivo.
Capilé - Espécie de xarope feito à base de tamarindo, muito comum em algumas cidades do interior do Estado. Modo de servir: colocar dois dedos de capilé num copo e completar com água gelada.
Licores - Entre os licores mais servidos em Pernambuco (todos feitos à base de 1 litro do suco da fruta, 1 litro de álcool e ½ litro de mel de abelha) estão os de jenipapo, pitanga, umbu, manga e abacaxi.
Raspa-raspa - É um refresco primitivo preparado na frente do freguês, com gelo raspado misturado a essências coloridas de vários sabores. Vendido em carrocinhas, sobretudo, nas praias e outros lugares de grande concentração como estádios de futebol e portas de clubes.
CAFÉS E CEIAS
Angu doce - Espécie de papa feita à base de fubá (farinha de milho), água, leite de coco e açúcar. Servido com café.
Beiju - Tipo de bolo feito apenas com massa de mandioca, coco e uma pitada de sal. Produzido nas casas de farinha, em época de farinhadas. Servido com café.
Canjica - Saboroso creme de milho verde cozido, com açúcar e leite de coco, servido quente ou frio, salpicado com canela em pó. É um tradicional prato do ciclo de festas juninas, com aquele gostinho de roça.
Charutos - Bolinhos feitos à base de goma seca, ovos e açúcar. Modelados sob várias formas, fritos no óleo e servidos geralmente com café.
Cuscuz - Prato feito com fubá ligeiramente umedecida em água, uma pitada de sal, cozido no vapor. Servido quente, apenas com leite ou acompanhado de queijo, carne de sol, bode ou galinha guisada. Na versão doce, é servido ensopado com leite de coco.
Fatias Paridas - São fatias de pão embebidas em leite, passadas em ovos batidos, fritas no óleo quente e salpicadas com uma mistura de açúcar e canela.
Futas - As frutas mais comuns, no café da manhã ou como sobremesa, são abacaxi, melancia, mamão, melão, manga, laranja e banana.
Gemada - Bebida à base de leite morno, gema de ovo, açúcar e canela, batidos no liquidificador. Servida antes do café-da-manhã, principalmente para quem precisa de uma alimentação energética.
Jerimum com leite - Prato popular, principalmente, nas cidades sertanejas ou na zona rural do Estado. Consta, apenas de jerimum cozido, machucado com o garfo e misturado ao leite morno ou frio. Servido geralmente no jantar.
Milho verde cozido - Para repor as energias, nada melhor que saborear uma espiga de milho verde cozido na água e sal, que é servida quentinha, com aquele gosto de festa na roça. Comida típica do período de festas juninas.
Munguzá - Prato feito com grãos secos de um milho especial, cozidos em caldo açucarado e ainda temperado com leite de coco, erva-doce e cravo. Servido quente, polvilhado com canela.
Queijo de coalho - Queijo de fabricação caseira na qual se usa um fragmento do estômago de ovelha ou de cabra no processo de coalhadura do leite. Servido frito ou assado na brasa. Como sobremesa, é acompanhado com mel de engenho.
Sopas - Na culinária pernambucana, há uma infinidade de sopas. As mais tradicionais, porém, são as sopas de feijão, de jerimum e de peixes.
Sucos Entre os mais tradicionais estão os de pitanga, caju, manga, graviola, pinha e mangaba.
Tapioca - Tipo de beiju feito com goma de mandioca umedecida, assado numa frigideira quente sem qualquer tipo de óleo. A tapioca salgada pode ser recheada com queijo de coalho ou coco ralado. A tapioca doce, ou molhada, é ensopada com leite de coco.
Umbuzada - Creme feito com umbu cozido e passado na peneira, temperado com leite e açúcar. Prato muito apreciado no sertão do Estado, onde também é conhecido como sopa de umbu.
Xerém - Prato feito com grãos de milho seco quebrados no pilão, cozidos na água e sal. Também conhecido como "arroz de pobre", é servido com leite ou acompanhado de galinha guisada ou carne assada.
PEIXES E FRUTOS DO MAR
Aratuzada - O prato consiste em aratus cozidos em molho preparado com leite de coco, azeite, legumes e temperos verdes, e é servido acompanhado de arroz branco e pirão feito do caldo do próprio cozimento.
Bobó de camarão - Prato feito com camarões refogados em temperos verdes, misturados com purê de macaxeira, azeite de dendê e gengibre. Servido acompanhado de arroz branco.
Caldeirada - É um cozido feito com peixe, lagosta, camarão, ostra, sururu e polvo. Tudo refogado com azeite, temperos verdes e leite de coco. Servido acompanhado de arroz e pirão feito do caldo.
Camarão - Há, no Estado, uma infinidade de pratos à base de camarão. Entre os mais difundidos, estão o camarão frito ou grelhado e o camarão ao molho de coco.
Caranguejada - Prato feito com caranguejos cozidos em molho preparado com leite de coco, azeite e temperos verdes. Para acompanhar vem arroz branco e pirão feito do caldo da própria caranguejada.
Caruru - Espécie de quiabada cozida em panela de barro caldo de vários peixes, temperada com cebola, alho, sal, pimenta, castanha torrada e óleo de dendê.
Guaiamum - Ainda no casco, é cozido inteiro na água e sal ou temperado com leite de coco e cheiro verde. Petisco, é servido acompanhado de uma tábua e um pequeno martelo para quebrar as patas.
Lagosta - Preparada de várias maneiras: grelhada com molho de manteiga; ao molho de coco; em forma de moquecas; no espeto; ao thermidor (no próprio casco); com azeite de oliva. De um jeito ou de outro, o sabor é sempre delicioso.
Moqueca de polvo - É o polvo cozido num refogado de azeite de oliva, leite de coco, temperos verdes, pimenta e azeite de dendê. Servido em panela de barro, acompanhado de arroz branco.
Ostra crua - Geralmente servida como petisco, é a ostra ao natural, degustada apenas com sal, azeite e limão.
Peixada - Peixe cozido com legumes, geralmente servido acompanhado de arroz e pirão de farinha de mandioca preparado com o molho do próprio cozimento.
Sururu ao Coco - Cozido em molho de leite de coco, azeite e temperos verdes, é servido como petisco ou acompanhado de arroz branco.
PRATOS TÍPICOS
Bode - Carne de caprino, assada ou guisada, servida acompanhada de feijão verde, arroz e farofa de jerimum. É o prato mais popular do sertão do Estado, também encontrado em restaurantes especializados em culinária regional.
Buchada - É de dar água na boca esse prato da tradicional cozinha pernambucana. Preparado com bucho de carneiro ou cabrito, recheado com miúdo e com o sangue do animal cozidos e picotados.
Carne do sol - Carne bovina salgada e seca ao sol, é um dos mais tradicionais pratos da cozinha regional nordestina. Assada na brasa, servida acompanhada de feijão de corda verde, farofa de jerimum, batata-doce, macaxeira e manteiga de garrafa.
Chambaril - Cozido preparado com carne de boi com osso, temperado com cebola, pimentão, pimenta, cheiro verde e outras verduras e legumes. Servido com arroz e pirão de farinha de mandioca.
Carne de charque desfiada - O prato consiste em charque desfiada frita na cebola, farofa de jerimum, purê de macaxeira e molho verde para quebrar o 'peso' das comidas típicas nordestinas.
Cozido - Carne de peito bovina, acrescida de pedaços de charque, toucinho e lingüiça,
cozidas junto com cebola, batata-doce, repolho, couve, jerimum, cenoura, quiabo, maxixe, banana comprida. É servido acompanhado de arroz branco e pirão.
Dobradinha - Feijão branco cozido junto com pequenos pedaços de bucho e tripas de boi, lingüiça e charque. Servida com arroz ou farinha de mandioca.
Farofas - Na culinária pernambucana, o uso de farofa é muito comum. As mais populares são a farofa de jerimum (que é feita com água quente, temperos verde e jerimum amassado) e a farofa branca ou d?água, feita com água quente, farinha de mandioca, coentro e cebolinha.
Fava - Tipo de feijão de grãos gigantes, preparada, verde, com os mesmos temperos usados no feijão comum.
Feijoada Pernambucana - Prove essa delícia. Tem todos os ingredientes da feijoada carioca. A única diferença é que, ao invés do feijão preto, usa-se o feijão mulatinho. Facilmente encontrada em bares ou restaurantes.
Galinha de Cabidela - É a galinha, em pedaços, temperada e cozida num molho feito com o sangue fresco da própria ave. Acompanha feijão de corda, arroz branco e farofa. Um dos mais apreciados pratos da cozinha pernambucana.
Galinha com xerém - Pedaços de galinha guisada acompanhados de xerém. É um prato muito comum em cidades do interior do Estado e nos restaurantes populares da capital.
Mão-de-vaca - Cozido preparado com as patas dianteiras do bovino refogado com inúmeros temperos regionais. Servido com pirão feito de farinha de mandioca e o caldo do próprio cozido.
Maxixada - Prato típico da culinária nordestina. Trata-se de um cozido feito com carne de boi, cortada em cubos, refogada em temperos e misturada com maxixes em rodelas.
Paçoca - Prato feito com charque ou carne de sol, assada, desfiada, refogada com gordura quente e, em seguida, socada com farinha de milho ou de mandioca.
Quiabada - O prato consiste em pedaços de carne bovina cozidos junto com uma grande quantidade de quiabos, além de outros temperos verdes. Servido com arroz branco, mangu ou farinha seca.
Rabada - Prato feito com rabo de boi cozido em temperos como alho, cebola, coentro, hortelã, louro, salsa, pimenta-do-reino, cominho, sal, vinagre e toucinho. Servido com pirão de farinha de mandioca preparado com o caldo do próprio cozimento.
SOBREMESAS
Baba-de-moça - Delicioso doce de coco verde, preparado com a água do coco, açúcar, cravo e a ?laminha? do coco.
Beira-seca - Doce em forma de pastel. O Recheio, de consistência pastosa, é feito com rapaduras, farinha de mandioca, gengibre, cravo e canela. A capa do recheio é feita com farinha de trigo e farinha de mandioca. Muito comum nas feiras do interior.
Cartola - Duas ou três bananas fritas juntamente com queijo prato e, depois, salpicadas com açúcar e canela.
Chouriço - Doce de consistência pastosa, feito com sangue de porco, farinha de mandioca, rapaduras, banha, pimenta, coco, cravo, canela, erva-doce e farinha de castanha-de-caju assada.
Cocadas - Além do clássico doce de coco em tabletes, em Pernambuco também existem as chamadas cocadas de leite, de goiaba, de banana e da batata-de-umbu, esta um colorido doce em barra feito com raiz do umbuzeiro.
Doces - Entre os mais famosos doces em calda da culinária pernambucana, podemos destacar os de caju, goiaba, jaca, mamão, manga e pitanga.
Doce japonês - Também conhecido como quebra-queixo, é um doce de ponto apurado, à base de coco e de castanha de caju, vendido nas ruas num tabuleiro que o ambulante carrega na cabeça.
Mel-de-engenho - Mel feito da cana-de-açúcar, servido com fatias de queijo de coalho assadas, com rodelas de banana ou simplesmente misturado à farinha de mandioca.
Nego-bom - Doce feito com banana-prata, açúcar e limão. Batido até ganhar consistência que permita repartir em pequenos bolinhos sobre os quais é jogado mais açúcar.
Puxa-puxa - Doce de consistência elástica e pegajosa, feito com caldo-de-cana ou rapadura.
Rapadura - Doce mais popular no interior nordestino, é feito com a garapa da cana-de-açúcar fervida em grande tachos e mexida até ganhar consistência em forma de pequenos tijolos.
Rapadura-batida - É uma rapadura mais mole que a tradicional e temperada com cravo e canela.
TIRA-GOSTOS
Agulha frita - É um pequeno peixe abundante no litoral nordestino, consumido geralmente frito, bem sequinho, salpicado com gotas de limão.
Arrumadinho - Prato composto de feijão verde cozido e, depois, misturado, numa travessa, com carne-de-charque ou carne-de-sol cortada em pequenos pedaços, farinha de mandioca e tempero verde.
Bolinho de macaxeira - Bolinho frito, feito com purê de macaxeira e carne de charque desfiada, refogado com cebola e azeite.
Caldinho de feijão - Caldo de feijão comum ou feijão preto, com torresmo e uma azeitona, servido quente.
Caldinho de peixes - Caldo de peixada, servido quente
Carne de charque assada - Pedacinhos de carne de charque fritos, com tempero verde e farofa de jerimum.
Casquinho de Caranguejo - Refogado cremoso feito com carne de caranguejo desfiada e cozida ao leite de coco e tempero verde, servido no casco do crustáceo.
Torresmo - Petisco feito com a parte mais dura do toucinho, seca, partida em pequenos pedaços que são fritos com a própria banha.
Tripa assada - Pedaços de tripa de porco seca, assada e servida com farinha de mandioca. Duas ou três gotas de limão na hora de degustar.
Sarapatel - Prato preparado com sangue coagulado e miúdo de carneiro cortados em cubos de aproximadamente um centímetro, cozidos com temperos secos e verdes. Servido com gotas de limão e farinha de mandioca.
Nenhum comentário:
Postar um comentário