24 de set. de 2012

Amijubi, Fuleco ou Zuzeco?

Mascote da Copa inicia contagem regressiva para o mundial
Por www.vermelho.org.br
À espera de um nome, o tatu-bola, um boneco inflável de sete metros de altura, apareceu no começo da manhã desta segunda-feira (24/9), no gramado da Esplanada dos Ministérios, ao lado do Complexo Cultural da República, onde deve ficar por 21 dias.

Amijubi, Fuleco ou Zuzeco?O boneco também será exposto em outras regiões do Distrito Federal. O nome do tatu-bola pode ser escolhido por meio de votação no site oficial da Fifa, até meados de novembro. As três opções são Amijubi Fuleco e Zuzeco. A campanha para que o animal fosse escolhido como mascote da Copa do Mundo foi lançada em fevereiro pela ONG cearense Associação Caatinga, que destacou sua habilidade única de curvar-se sobre si mesmo quando ameaçado, ficando no formato de uma bola.

O desenho final foi escolhido pela FIFA e pelo Comitê Organizador Local (COL) após uma análise de 47 propostas de seis agências de publicidade brasileiras. O desenho do tatu-bola foi identificado como o favorito do principal público-alvo: crianças de 5 a 12 anos. A mascote do mundial tem até música oficial, uma exclusividade da campanha no Brasil. A composição intitulada “Tatu bom de bola” é do sambista Arlindo Cruz.
Conheça os significados dos nomes para a mascote:

Amijubi: é a união das palavras "amizade" e "júbilo", duas características marcantes da personalidade do nosso mascote e que refletem a maneira de ser dos brasileiros. Além disso, esse nome tão original está ligado ao tupi guarani, em que a palavra "juba" quer dizer amarelo – a cor predominante no mascote!

Fuleco: é a mistura das palavras "futebol" e "ecologia", dois componentes fundamentais da Copa do Mundo da FIFA Brasil 2014. O nome do nosso mascote mostra como essas duas palavras combinam perfeitamente e ainda incentivam as pessoas a ter mais cuidado com o meio ambiente.

Zuzeco: o nome foi formado dos elementos principais de "azul" e "ecologia". Azul é a cor dos mares da maravilhosa costa brasileira, dos rios que cruzam o país e do nosso lindo céu. E é também, claro, a cor da carapaça especial do mascote. Ele sabe que pertence a uma espécie vulnerável e por isso, também sabe o quanto é importante divulgar e incentivar a conscientização ecológica entre seus amigos do mundo inteiro.

Veja a letra da música composta por Arlindo Cruz:

Tatu bom de bola

Sai da toca vem tatu toca na bola
Futebol é uma escola
Mundo inteiro quer jogar
Brasileiro de primeiro de janeiro
Um moleque tão ligeiro,
Tão difícil de marcar
Ele brinca na pelada, no bobinho
Show de bola lá no baba
Arrebenta no rachão

Balança pra lá, balança pra cá
Explode nosso coração
Balança pra lá, balança pra cá
Em cada comemoração

Só faz gol de placa
É a sensação
Tatu bom de bola
Ele é campeão

Nenhum comentário: