20 de mai. de 2015

Senac Gastronomia desrespeita o trabalhador

O Senac Gastronomia é um poço de desrespeito ao trabalhador

De Brasília
Joaquim Dantas
Para o Blog do Arretadinho

Desde meados de junho de 2013, quando a atual diretoria do Senac Gastronomia assumiu a direção em Brasília, oriunda de Minas Gerais, os funcionários tem passado por inúmeras situações de desrespeito aos seus direitos, desde demissões por motivação política à desvio de função.

Antes do Senac
Mensalinho foi o nome dado às denúncias de propinas recebidas pelo deputado Severino Cavalcanti, PP/PE em 2003, quando ocupava a posição de Presidente da Câmara dos Deputados, para deixar o empresário Sebastião Buani instalar seus restaurantes nas dependências da casa . 

Sebastião Buani afirmou que pagava R$ 10.000 mensalmente para o deputado. Cavalcanti afirmou ser vítima de uma tentativa de extorsão. No dia 6 de setembro de 2005, o ex-funcionário de Buani, Ezeilton de Souza Carvalho, divulgou um documento no qual Cavalcanti prorroga a concessão do restaurante no anexo 4 da Câmara dos Deputados para Buani. Reportagens da época afirmaram que o documento custou 40.000 reais a Buani, metade paga a Cavalcanti e a outra parte paga a Gonzaga Patriota, do PSB de Pernambuco.

Para resolver o problema, o deputado Arlindo Chinaglia, PT/SP, articulou um acordo de cooperação entre a Câmara dos Deputados e o Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial, Departamento Nacional, Senac, para que a instituição do sistema S instalasse diversas unidades de restaurantes e lanchonetes-escola no Congresso Nacional.

O Senac na Esplanada
A primeira unidade instalada foi a lanchonete-escola do plenário da Câmara, seguida de mais três unidades na Câmara, um restaurante-escola no plenário do Senado e outro no Ministério da Justiça.

Desde sua inauguração uma série de desrespeitos aos direitos dos trabalhadores são cometidos pela instituição, a começar com a primeira gerente que gabava-se ser filha de um almirante da Marinha, como forma de intimidar os funcionários, além de ser uma especialista em assédio moral. Após muita luta os funcionários conseguiram a remoção da gerente para seu lugar de origem, o Rio de Janeiro, mas o castigo veio à cavalo. O gerente que a substituiu foi o professor dela nas aulas de como humilhar e assediar moralmente um funcionário. Ele terminou sendo alvo de inúmeras denúncias no Ministério Público do Trabalho do Distrito Federal, MPT/DF.

Os desmandos da direção não pararam, demissões sem justa causa de funcionários com mais de 5 anos na casa e de comportamento profissional ilibado, tem deixado outros profissionais mais antigos preocupados, criando um clima de apreensão entre eles por não saberem se serão demitidos no dia seguinte.

Alguns funcionários estão sobrecarregados pela deficiência nos quadros de pessoal, o que tem provocado falta de produtos e demora na entrega dos pedidos e das contas aos clientes. Uma matéria publicada no correio Braziliense nesta terça-feira (19), noticia a demissão da chef de cozinha Nathalia Quirino após a insatisfação de um senador pela falta de frango. 

Comenta-se também que recentemente o deputado federal Dudu Luiz Eduardo, PSDC/RJ, chutou um garçom por duas vezes por causa da demora na entrega de seu pedido, o garçom não representou contra o deputado. Dudu é suplente do deputado Felipe Bounier, PSD/RJ, que assumiu a Secretaria de Estado do Trabalho do seu Estado.

As reclamações de deputados e senadores se multiplicam à cada dia e, aparentemente, a direção do Senac não está preocupada em resolver os problemas, optando por demissões sumárias e perseguição aos funcionários, como comenta-se abertamente nos corredores do Congresso Nacional.

25 comentários:

Anônimo disse...

Mano, você é piada mesmo...sorte que ninguém lê essa merda de blog que você escreve. Agora estou aqui me divertindo... Você era bem coladinho e baba ovo do Alexandre Rigon e adorava assediar as pessoas também. Aquela cambada de merda foi tarde tarde, Renato, Jean, Ourídio....Só lixo humano, inclusive vc. Cagão. Alexandre é um grande ladrão picareta mestre em superfaturar as compras...Sem moral nenhuma pra falar... Se voce responder eu falo mais...Comunista de mentira. Essa merda já acabou faz tempo.

carlos maia disse...

Esse joaquim eh realmente um otario...diz que defende o trabalhador mas esta defendendo as mentitas faladas por aquela chefe de cozinha. Porque voce nao vai atras da verdade pra entender porque a cozinha fez festa quando ela saiu ? E outra
Nao tinha falta de frango nao. Ela que se recusou a servir como fazia sempre. é imcopetente.

Blog do Arretadinho disse...

Prezado Anônimo, esconder-se atrás do anonimato não me parece um ato de coragem mas, no seu caso, não faz tanta diferença porque, em seu comentário, você tergiversa e faz ilações sobre assuntos que desconhece,desestimulando-me a ter o trabalho de te responder, além de te dar uma identidade natural. Entretanto, gostaria de fazer-lhe uma sugestão, se me permitir, faça um favor à você mesmo e deixe visitar este espaço, já que o considera uma merda e, embora tenha meio milhão de acessos, você afirma que ninguém lê.

Blog do Arretadinho disse...

Prezado carlos maia, sempre defendi e vou continuar defendendo o trabalhador, entretanto, sugiro que releia o texto e, caso não sofra de analfabetismo funcional, irá compreendê-lo.

Unknown disse...

Antônio e Carlos realmente são uma piada!! Primeiro esse espaço é um site muito acessado no Gama e no Distrito Federal, jogo um papel importante como mídia alternativa, a prova disso que dois ...... como vcs estão lendo, ou seja, alcança ate os ......!! Segundo basta ver q não é só eu e vvs que acessam, tem um contato do google aqui. Terceiro, a linha desse blog sempre foi em defesa do trabalhador e de um sociedade justa. Quarto suas acusações podem render um processo por difamação ou injuria, segundo a doutrina não é necessario nem ser verdade nem mentira a sua colocação, basta que atinja a honra de outrem! Fiquem atentos e leia mais esse espaço quem sabe mude de ideia.

Anônimo disse...

qd ele menciona: nninguém lê, ele Fala dele.. o nome deve ser ninguém, pois está no anonimato e se ele mencionou a matéria, logo, ele leu, isso isignifica que ele é ninguém.
Da mesma forma que algumas atitudes não nos agrada , nossas atitudes tbm não agradam outras pessoas, não adianta nem responder.
quanto o caso SENAC, Eu nao ponho a mão no fogo por ninguém . É tiro por mim. se eu to em um lugar, que não está me fazendo bem, peço minhas contas e faço a denúncia a quem é de direito. Aaah, mas emprego ta difícil, tenho família pra sustentar, conta pra pagar. Eu sou competente e boa no que faço e não tenho medo de trabalho. Não trabalhei no citado Senac para debater sobre A veracidade dos fatos, filha da putice e filhos da puta tem em qualquer empresa, esteja envolvido com política ou não . Só acho que tem chefe FDP e funcionários FDP tb, que basta vc olhar e já se sente ofendido e vai lá processar por assédio moral. Mas aaprendi, a dura ppenas a não comprar briga.

Emerson Missun disse...

Cagão... tá aí um adjetivo que eu só usaria pra alguém que preferisse sua opinião com medo de citar nomes em suas acusações, coisa que eu não vi o Joaquim Dantas fazer... Quanto a minha opinião sobre a matéria, se a chefe de cozinha foi demitida por que não quis servir ou porque não tinha frango é indiferente. Só não sei que p*** um senador tem que se meter em quadro de funcionário de cozinha. Façam-me o favor... Isso lá é atribuição de um senador da república? E por favor, não me venham com essa ingenuidade dizer que não tem fundamento o que tá na matéria. Nem precisa ir lá pra conferir. Quem anda de terno se achano rei do país as custas de voto popular tem esse tipo de atitude sim e todos sabemos disso. Desrespeito ao trabalho das pessoas deveria ser considerado crime de ódio. Humilhação, assédio moral com funcionários no centro do poder não é novidade pra ninguém. E tem mais... Será que o Joaquim seria BURRO o suficiente pra soltar uma matéria desse nível e com essa gama de nomes citados sem conhecimento? Tem gente com opinião demais aqui num blog que ninguém lê...

Anônimo disse...

como o anonimo não quis se identifica eu também não vou me identificar e falar a esse anonimo disse sobre esses profissionais discordo e repudio tudo o que ele disse todos esses profissionais que foram demitidos do Senac já tramalharam comigo e todos tem minha total confiança e idoneidade e mais anonimo tome cuidado com o que você diz pois você pode ser processado por levantar falso testemunho e mentiras sobre esses profissionais que volto a dizer tem minha total confiança e mais sr anonimo se identifique que eu também me identifico e quem sabe um dia nos conhecemos ou talvez nos conhecemos já a JOAQUIM parabéns por tudo sempre leio seu blog.

Anônimo disse...

Bom dia!!

Tudo o que o joaquim escreveu tem o seu momento de lucidez, mas muito embora escreve muito bem sobre o fato, o próprio se ofusca do momento em que fez parte da chefia onde praticava terrorismo com funcionários, também tirano igual a os demais que citou e ainda pior pois tem capacidade de relatar fatos em veículo de comunicação próprio, mas não mencionou nenhuma vez que sua saída do senac gastronomia foi totalmente motivada e aprovada por sua equipe que liderava, me coloco como anônimo não por ter medo de me identificar, mas para não causar nenhum mal estar na empresa que ainda faço parte, e os demais anônimos também devem ser funcionário revoltados. Outras questão que gostaria de levantar também tal questão e por que foi levantada interesse será se nosso "bloguero" está fazendo a vez dos que querem chamar a atenção, ou é ainda é remocio de ter sua demissão no senac, se for vamos parar de Mimimi e trabalhar, ao final do texto gostaria de pedir desculpas a alguém que ofendi se o ofendi mas é só mais um ponto de vista.

Blog do Arretadinho disse...

São muitos anônimos... ô meu camarada que disse aí mais em baixo que eu fazia terrorismo, se liga rapaz, você é mais um que comenta sem ter conhecimento dos fatos.

carlos disse...

Olha......nao sei dos fatos que se passaram com as antigas chefias pois cheguei depois disto...boatos e comentarios sobre muita coisa existe, mas posso afirmar aqui que comparando com outras empresas que trabalhei, aqui me sinto respeitado , inclusive pelos gerentes.
agora vamos falar a verdade..senador nenhum mexeu na equipe. A chefe de cozinha foi demitifa porrque so causava ptoblemas com funcionarios e mal servico a clientes. Ela e muito ruim.
se vcs querem defender ela so porque ela e uma demitida e porque ela mesma esta espalhando esta noticia falsa de desligamento por causa do tal frango, tudo bem, mas a verdade e que ela saiu por deficiencia e falta de competencia...o que pode ser resolvido com estudos e principalmente humildade.
tentar esconder a situacao escondendo os fatos sob as asas de um frango mostra bem como ela é.
e estamos muito melhor sem ela - nos os funcionarios.

Blog do Arretadinho disse...

Prezado Carlos, não se trata de defender ou acusar a Chef. A questão é que o Senac realiza um processo seletivo rigorosíssimo, tanto na parte teórica quanto na prática, você bem sabe disso. Como contrataram uma pessoa tão incompetente? Sendo o Senac uma escola, já que contratou a profissional e percebeu posteriormente que ela não tinha competência, por que não a qualificou? Em nenhum momento o texto trata sobre a participação do senador na demissão dela, a matéria do Correio Braziliense é que sugere isso. Entretanto, não sejamos ingênuos, claro que um deputado ou senador podem interferir na demissão de qualquer funcionário. O Congresso é a casa dos grandes egos

Rômulo disse...

O Senac teria tudo para ser um ótimo espaço para trabalhar. Mas o desrespeito ao trabalhador era demais, pelo menos quando eu estava lá. Trabalhar 12h seguidas, não pagar horas extras, além de todo o assédio moral que acontecia dos "chefes" ditatoriais.

Lamentável o que ocorre nas "senzalas do senac".

nena disse...

Gente, o povo tem um problema sério com interpretação de texto, não vi nenhum anônimo falando mal dos funcionários do Senac... ai já vem outro e flores em processar. Kkkkkkkkkkk por isso a justiça é lenta, virou moda processo... valei. Texto bom Jô, mas cuidado ao reproduzir textos que podem ser sensacionalista. Quanto a constratação de uma pessoa ruim. Isso acontece mais doq vc imagina. Pode ter sido indicada por alguém influente, pode ter ido bem o processo, mas não no dia as dia... pode ter sido tanta coisa.,, o importante é sempre ouvir os dois lados e escolher em quem acreditar. Bj

Anônimo disse...

Boa noite!!!

Obrigado por prestar atenção no meu ponto de vista, tive o privilégio de ver você a quem citei fazer terrorismo com inúmeros funcionários, praticando assédio moral ou ameaças agora quer se fazer de jornalista sério você é um hipócrita e se tivesse o mínimo de respeito evitaria esse tipo de desgaste, você não é digno de dizer o que fala pois falá de fatos que participou e se você quiser posso enumeraro alguns

Anônimo disse...

Hipócrita

Anônimo disse...

A gestão anterior foi péssima e a nova gestão pior ainda, Samuele aquele gordo com nariz vermelho, chegou em pele de cordeiro, tratando bem todo mundo e hoje em dia nem bom dia dá..

Anônimo disse...

Gosto muito dos seus posts, como já havia falado rendem muitos comentários, é necessário que tenha mais pessoas como você, com coragem pra abrir a boca e fazer denúncias, denúncias estas com fundamento, alguém que já vivenciou tudo que aconteceu e acontece no senac para falar com toda propriedade. É fato que tudo que foi publicado acontece no senac; falta se respeito, assédio moral, comida mal preparada para funcionários, isto porque existe todo um cardápio elaborado pela nutrição; sem falar nas bolsas que o próprio senac disponibiliza, e que é uma humilhação para conseguir, como se trata de uma escola, deveria ser um espelho e querer contribuir com educação, conhecimento e o que mais houvesse para seu profissional.. Todos estão trabalhando sobrecarregados, porque estão mais preocupados em bater metas do que com o bem estar dos profissionais, continuamos com o mesmo problema da má gestão, que continua sendo um lixo.. Parabéns Joaquim pelo trabalho.

Blog do Arretadinho disse...

Fica até difícil responder a tantos anônimos rsrsrsr, mas vamos lá. Esse anônimo que escreveu que teve "o privilégio de ver você a quem citei fazer terrorismo com inúmeros funcionários, praticando assédio moral ou ameaça", digo que você está coma grave patologia psiquiátrica. Não sei porque você me lembra um certo camarada que passou dias vivendo em baixo de um viaduto no Val Paraíso, barbudo e mal trapilho, por causa de um amor mal resolvido. Meu prezado, vá se tratar, procure ajuda médica para essa sua enfermidade psicológica e esse seu ódio de classe. Eu tenho uma coisa que, duvido, um dia você chegue perto de ter: Uma história de luta contra a opressão e defesa do trabalhador. Não se apequene tanto assim. Cuide-se.

Anônimo disse...

Parabéns pela coragem Joaquim. Realmente os funcionários são tratados piores que bichos. Como já comentaram anteriormente tem toda uma equipe de nutrição para elaborar os cardápios. Só q essa mesma equipe passa bem longe das comidas que são servidas para os funcionários, porque até larvas ja foram encontradas nas carnes q são servidas para os mesmos. E quanto a gestão lamentavelmente nada mudou.

Anônimo disse...

Parabéns,pura verdade.

Anônimo disse...

Boa tarde Joaquim, soube que mais uma vez houve fatos que comprovam a falta de respeito para com os empregados do senac.

Anônimo disse...

Essa nova gestão do Senac ta pior. Uma falta de respeito com os funcionários. O Humberto adora humilhar os funcionários. É uma pena q ninguém vê isso. Ou vêem E faz de conta q não.

Anônimo disse...

É incrível a capacidade das pessoas fingirem que nada acontece, o desrespeito com o ser humano, a falta de educação principalmente do sr. Humberto. Chega pra determinada equipe falando que "essa sua equipe é de merda", com o perdão da palavra, e pra ele isso deve ser normal, sei lá de qual inferno ele saiu trazendo todos os seus agregados, que são iguais a ele.. O senac faz uma seleção tão demorada, devia prestar mais atenção em pessoas como essa, não se preocupar somente em analisar currículos.. Deixo aqui meu desabafo e também um pedido para que se olhe o lado humano das pessoas também, além das suas capacidades intelectuais, se tiverem..

Anônimo disse...

Gente é incrível como as pessoas não enxergam o que está acontecendo. O SENAC GASTRONOMIA vai a falência com essa gestão. O Humberto está preocupado só em humilhar os funcionários. Ele não vê o q acontece realmente nas unidades. A falta de funcionários e a sobrecarga dos q estão trabalhando está demais. E o pior é q ele não está vendo isso. Na verdade tudo está cada dia pior. Se ele nao abrir os olhos e Senac vai a falência. Cadê o CIRILO?