Deputada Érica Kokay visita antigo CAJE
Por Érika Kokay no Facebook
![]() |
| Comitiva chega ao CAJE para inspeção! Foto Érika Kokay - Clique para ampliar |
Pela terceira vez este ano, a deputada federal Erika Kokay fez diligência ao antigo CAJE após a morte do 3º adolescente em 20 dias. Erika acompanha o CAJE desde que assumiu seu primeiro mandato como deputada distrital em 2003 e a situação não mudou. Superlotação, péssimas condições de higiene e alimentação, falta de escola, oficinas e esporte para os jovens e adolescentes que cumprem medida socioeducativa na instituição.
![]() |
Neste quarto, 6 dividem o espaço que
é feito para 2! A alimentação também é
motivo de reclamação há muitos anos!
Foto Érika Kokay - Clique para ampliar
|
Na visita a deputada pode constatar que em um quarto onde deveriam estar dois meninos, até 6 dividiam o mesmo espaço, tendo que dormir até dentro do banheiro. Os jovens e adolescentes que deveriam estar em processo de ressocialização no cumprimento da medida socioeducativa, acabam passando o dia ociosos, já que não há vagas para todos na escola, oficinas e para a prática de esporte.
![]() |
Neste quarto, 5 jovens dividem o espaço!
A superlotação e falta de oficinas são
as principais reclamações dos internos!
Foto Érika Kokay - Clique para ampliar
|
Erika levantou a discussão a respeito de investimentos nas medidas de meio aberto para desafogar as unidades de internação, já que psicólogos e a
![]() |
Os joves tem que tapar com panos as frestas
para que ratos e baratas não entrem no quarto!
O que não impede a presença dos roedores e insetos!
Foto Érika Kokay - Clique para ampliar
|
ssistentes sociais pegam os adolescentes no início da vida infracional e tem mais chances de receuperação com a participação efetiva das famílias. Mas não podemos esquecer que esses jovens são retrato de uma sociedade onde as políticas públicas básicas não chegam a sua porta. Saúde, educação, cultura, esporte e emprego é um direito de todos os brasileiros, independente da classe social, e o estado deve investir cada vez mais para que todas e todos brasileiros possam ter o direito a uma vida digna.
![]() |
Erika esteve reunida com servidores
nos dois dias que este na unidade!
Foto Érika Kokay - Clique para ampliar
|
A desativação do CAJE é necessária pois o espaço nunca cumpriu a determinação do SINASE (Sistema Nacional de Acompanhamento de Medidas Socioeducativas), é feito de “puxadinhos” e não há espaço para as oficinas. Mas a transferência dos internos deve ser feita de medida responsável, o que a deputada Erika Kokay confia que o GDF irá fazer através das medidas tomadas pela secretária da Criança, Rejane Pitanga. É preciso que dar uma chance para estes meninos e meninas. A sociedade só tem a ganhar!





Nenhum comentário:
Postar um comentário