30 de mai. de 2013

Explicando o que é Monarquia

Explicando o que é Monarquia
A monarquia é um sistema de governo que tem uma pessoa como chefe de estado permanente, até que ele ou ela morre ou abandona a sua posição.
Normalmente, a posição de Monarca é hereditária, tal como é o caso com monarcas famosos como a do Reino Unido.
O termo é usado frequentemente para se referir a um sistema de governo em que o monarca - como um rei ou rainha - tem autoridade absoluta, mas muitas monarquias são monarquias limitadas ou constitucional na qual o monarca restringiu o poder e pode até mesmo ser mais uma figura em vez de uma régua.

Monarquia absoluta
Em uma monarquia absoluta, o monarca tem total autoridade sobre o governo e de seus povos. Um gabinete de conselheiros pode ser montado para ajudar o monarca, mas os membros do gabinete não fazer as grandes decisões. Este tipo de monarquia tornou-se cada vez mais raros, porque muitos países têm receio de dar a uma pessoa o poder desmarcada. Os níveis de felicidade dos cidadãos sob monarquias absolutas podem variar muito, e esses governos geralmente são fiscalizadas por outras nações.

Monarquia Limitada
O poder do monarca em uma monarquia constitucional ou limitado é restrito pela constituição do país ou outras leis, e mais poder político pode realmente ser exercido por uma câmara de representantes eleitos e um primeiro-ministro. O monarca costuma participar na execução da nação, mas ele ou ela pode ter poderes em sua maioria cerimoniais ou pode ser capaz de agir só com a aprovação do primeiro-ministro e outros membros do governo. Em uma democracia constitucional, o monarca é muitas vezes capaz de vetar a legislação que ele ou ela se sente é contrária aos melhores interesses do país. O monarca também pode ser capaz de dissolver a câmara de representantes sob determinadas circunstâncias.

Pode promover a unidade
Um aspecto de uma monarquia que é considerado ser uma vantagem é que ele pode reduzir ou eliminar a luta para poder final dentro do governo. Quando o chefe de Estado deve ser eleito, os membros de diferentes partidos políticos ou facções vai concorrer ao cargo. Isso muitas vezes cria divisão e conflito dentro do governo. Se o chefe de Estado serve para a vida e seu sucessor já é conhecido, ele pode aumentar a unidade dentro do governo.

Tradição Cultural
Em muitos lugares, mesmo após a operação real do governo mudou para um sistema diferente, uma monarquia será mantida, porque é um aspecto importante da história cultural e política da nação. Os monarcas, nestes casos, são representantes de gerações de governantes que vivem. Eles muitas vezes são tratados como figuras de reverência.

Exemplos modernos
Algumas monarquias constitucionais bem conhecidos incluem o Reino Unido, Bélgica, Camboja, Espanha e Tailândia. Monarquias absolutas famosos incluem os sultanatos de Brunei e Omã, o Reino do Butão e Arábia Saudita. O Vaticano também é tecnicamente uma monarquia, governada pelo Papa . Ao contrário de muitas monarquias, no entanto, esta posição não é hereditária.

O que é uma monarquia constitucional?
A monarquia constitucional é uma forma de governo em que um monarca hereditário ou eleito age como o único chefe de Estado, mas é limitado por uma constituição ao invés de ter um poder ilimitado, como seria o caso em uma monarquia absoluta. Em uma monarquia constitucional, a Constituição define os parâmetros do poder do monarca e dita o que ele ou ela está autorizada a fazer. Muitas monarquias constitucionais modernas, também chamados monarquias limitadas, também eleito parlamentos ou congressos e pode ter outras autoridades, como ministros, que atuam como chefes de governo. Este tipo de monarquia constitucional, muitas vezes faz com que os poderes do monarca principalmente cerimonial, porque, embora ele ou ela pode passar oficialmente leis, fazer declarações ou realizar outras funções executivas, o monarca, muitas vezes é obrigado pela Constituição a fazê-lo apenas com a aprovação do outro funcionários, como o primeiro-ministro e do Parlamento.

História e Prática
Um dos primeiros exemplos de uma verdadeira monarquia constitucional foi o resultado da Revolução Gloriosa na Grã-Bretanha de 1688. A revolução, promulgada por um grupo de membros descontentes do parlamento, levou o Bill of Rights 1689 eo ato de leis de liquidação, os quais colocadas limitações diretas sobre o poder exercido pelo monarca. Tanto o Bill of Rights eo ato de liquidação ainda permaneceu em vigor no Reino Unido no início do século 21.
Monarquias constitucionais mais modernas seguem o modelo de governo estabelecido pelo Reino Unido. Embora monarcas desses países reter os papéis titulares, parlamentos que foram democraticamente eleitos e são conduzidos por um primeiro-ministro possuir e exercer a grande maioria do poder real, incluindo a capacidade de fazer e aprovar leis. Dependendo da Constituição em vigor, monarca de um país pode manter certos poderes de reserva, como o poder de veto, mas na maioria dos casos, o papel do monarca tornou-se uma importância principalmente simbólica.
Nem todo monarquia constitucional seguiu o exemplo britânico, no entanto. Na monarquia constitucional da Alemanha criado, em 1871, o chefe de Estado, o chamado kaiser, continuou a exercer uma grande influência do poder executivo, incluindo o poder de declarar a guerra e para nomear o chefe do governo, a chanceler. Apesar de ter sido ativa por quase 50 anos, esta forma de uma monarquia constitucional, em grande parte caiu em desuso após a derrota da Alemanha na Primeira Guerra Mundial I.

Uma figura influente
Em muitos países onde existem monarquias constitucionais, muita atenção é dada às ações do monarca, mesmo que o seu poder é significativamente limitada.
Embora muitos desses governantes optam por permanecer politicamente neutro, a controvérsia pode surgir quando um monarca envolve a si mesmo diretamente na decisão de questões políticas. Mesmo que o seu poder político real pode ser limitado, o monarca continua normalmente uma figura de grande influência.

Quais são as diferenças entre uma monarquia limitada e absoluta?
A monarquia limitada é um governo em que um monarca atua como chefe de Estado, mas tem poderes que são restritos por uma constituição. Em uma monarquia absoluta, o monarca tem poderes desmarcada e atua como chefe de Estado e chefe de governo. Portanto, a principal diferença entre uma monarquia limitada e absoluta é a quantidade de energia que o monarca tem. Muitos países que antes tinham monarquias absolutas se tornaram monarquias limitadas.

Como Operar Monarquias
Monarquias limitadas são muitas vezes referidos como monarquias constitucionais, porque os monarcas "poderes são definidos por seus países 'constituições.
Muitas vezes, o poder político em uma monarquia limitada é realizada por um parlamento eleito ou congresso. Nesse caso, um primeiro-ministro ou outros atos oficiais como o chefe de governo e líder político do país.
Uma monarquia absoluta confere poder político sobre um rei ou rainha para governar o país e seu povo. Nos tempos modernos, uma monarquia absoluta pode ter um parlamento para dar a impressão de um governo democraticamente eleito. Na realidade, como um parlamento poderia segurar pouco poder político e poderia ser anulado ou dissolvido pelo monarca a qualquer momento.

Diferenças de poder
É frequentemente o caso que um rei ou rainha em uma monarquia limitada tem muitos poderes cerimoniais, como a abertura de uma sessão do parlamento.
Nestas circunstâncias, o monarca pode ser capaz de exercer o poder político somente no conselho ou aprovação do gabinete. Embora o monarca é formalmente encarregada de todo o governo, ele ou ela pode ter pouca autoridade real. Em alguns países, o monarca não tem sequer um papel nominal como executivo-chefe e serve quase que exclusivamente como uma figura cerimonial.
O inverso é verdadeiro em uma monarquia absoluta. Um rei ou rainha pode se reunir com funcionários para a entrada, mas a decisão final cabe ao monarca. Um monarca absoluto pode também nomear os membros do governo, em vez de permitir que funcionários a serem eleitos pelos cidadãos do país. Uma monarquia absoluta pode assemelhar-se uma ditadura.
Historicamente, a maioria monarchies ter sido absoluto. Nos anos desde a Revolução Francesa de 1790, no entanto, monarquias absolutas tornaram-se mais raros, e os governos democraticamente eleitos tornaram-se mais comum em todo o mundo. Em 2011, exemplos de monarquias absolutas incluído Arábia Saudita, Qatar, Omã e Suazilândia.

Sucessão em Monarquias
Em ambas as monarquias limitadas e absoluto, a posição de monarca é geralmente uma posição herdada, eo título é muitas vezes passado para filho homem mais velho do monarca atual. Em alguns casos, no entanto, o título pode simplesmente passa para a criança mais velha, seja homem ou mulher. Se o monarca não tem filhos, uma ordem estabelecida de sucessão geralmente determina qual dos parentes mais próximos do monarca vai herdar o título.

Fonte: www.wisegeek.org

Nenhum comentário: