23 de set. de 2013

Empresas com 1.000 anos ou mais (sim, você leu certo)

10 empresas com 1.000 anos ou mais (sim, você leu certo)
Kongō Gumi Co., Ltd. 株式会社金剛組
Perto delas, as companhias centenárias ainda não saíram da infância
A crise econômica da Europa abateu, na semana passada, uma relíquia do Reino Unido: a Stephenson Clarke, a mais antiga companhia de transporte marítimo em operação até agora.
Fundada em 1730, a empresa de 282 anos mostrou fôlego para sobreviver a guerras mundiais e a grandes crises econômicas, como a de 1929. Mas, comparada às dez companhias a seguir, ela não passava de uma adolescente. Isto porque, acredite, algumas empresas foram fundadas há 1.000 anos ou mais – e continuam na ativa.

Kongo Gumi
Fundação: 578
Idade: 1.435 anos
País: Japão
A Kongo Gumi é a empresa mais antiga do mundo ainda em atividade. Com mais de 1.400 anos, a companhia começou como construtora de templos. Para sobreviver, porém, soube se adaptar às necessidades de cada época.
Durante a Segunda Guerra Mundial, por exemplo, enquanto a economia japonesa estava arrasada, a Kongo Gumi sobreviveu fabricando caixões.

Nisiyama Onsen Keiunkan
Fundação: 705
Idade: 1.308 anos
País: Japão
O Nisiyama Onsen Keiunkan é um hotel em Hayakawa, e foi apontado pelo Guiness, o livro dos recordes, como o mais antigo do mundo ainda em operação. Desde que foi criado, já foi controlado por 52 proprietários.

Stiftskeller St. Peter
Fundação: 803
Idade: 1.210 anos
País: Áustria
O Stiftskeller St. Peter foi fundado como uma hospedaria dentro dos muros da Abadia de São Pedro, em Salzburg. Atualmente, é conhecido como a mais antiga pousada e restaurante em operação no mundo.

Staffelter Hof
Fundação: 862
Idade: 1.151 anos
País: Alemanha
O vinho, uma das mais antigas bebidas do mundo, não poderia deixar de contar com um representante na lista. A Staffelter Hof é a mais antiga vinícola do mundo ainda em atividade.
A empresa nasceu como uma concessão do Rei Lothars II a um monastério, já que, naquela época, os monges podiam ter acesso a bons vinhos. Peter Schneiders foi o seu primeiro proprietário privado, ainda na época da Revolução Francesa.

Tanaka-Iga
Fundação: 885
Idade: 1.128 anos
País: Japão
A Tanaka-Iga é outra representante japonesa na lista das empresas milenares. A empresa começou fabricando artigos religiosos. Com o tempo, porém, diversificou seu portfólio e, hoje, trabalha também com móveis e artigos de decoração.

Royal Mint
Fundação: 886
Idade: 1.127 anos
País: Reino Unido
A Royal Mint detém, desde o ano 886, a licença para cunhar as moedas que circulam pelo Reino Unido. É a sua casa da moeda. A empresa também produz moedas para outros países, além de medalhas comemorativas e para as Forças Armadas.
Château de Goulaine

Château de Goulaine
Fundação: 1.000
Idade: 1.013 anos
País: França
O Château de Goulaine é outra vinícola milenar ainda em atividade. Localizada no vale do Loire, próximo a Nantes, a empresa deve seu nome ao Marquês de Goulaine.

Pontificia Fonderia Marinelli
Fundação: 1.000
Idade: 1.013 anos
País: Itália
A Pontificia Fonderia Marinelli é considerada a mais antiga empresa familiar da Itália. A fundição é especializada na produção de sinos. Com o tempo, porém, passou a fabricar também outros artigos religiosos, portais de bronze e a dedicar-se à restauração de sinos.

Weihesntephan Brewery
Fundação: 1.040
Idade: 973 anos
País: Alemanha
A caçula desta lista é a Weihesntephan, a mais antiga cervejaria em atividade no mundo. A empresa começou como uma concessão aos monges do mosteiro homônimo. Quando a cervejaria passou para o controle do Estado, em 1803, sua gestão foi assumida pelo governo da Bavária.

Fonte: exame.abril.com.br
Por Márcio Juliboni
no sitio http://www.fbde.com.br/

Nenhum comentário: