11 de jan. de 2014

Cléo Pires, a Ferrari e o mundo sem problemas

Cléo Pires, a Ferrari e o mundo sem problemas
De Brasília
Joaquim Dantas
Para o Blog do Arretadinho

"Emocionante" a matéria exibida pela Rede Globo, na tarde deste sábado (11), no programa Estrelas da taxista Angélica.
A loira levou a atriz Cléo Pires para uma pista de provas, em Las Vegas, e a submeteu a dois testes: Dirigir uma Ferrari esportiva e em um outro momento, um carro de competição.

Acompanhada dos atores Lúcio Mauro Filho e Kleber Toledo, a loira do Huck sugeriu que os três dessem um "grito de guerra" quando a Ferrari desse a partida e numa cena bizarra, com os punhos fechados, os três sussurraram "go Cléo, go Cléo, go Cléo...."

Um piloto americano acompanhou a atriz nos dois carros e declarou, ao final, que a moça foi excepcionalmente bem, achou "inacreditável a performance dela e ainda recusou-se a acreditar que a atriz não era uma profissional do volante.

Confesso que não me incomoda que se façam programas como esse, com tanta ostentação inútil (se é que existe ostentação útil...), a final de contas vivemos em um país capitalista e é com esse tipo de inutilidade que a elite se locupleta. O que eu lamento profundamente é que milhões de brasileiros, em condições sociais de inferioridade e por isso mesmo desavisados, assistam a isso tendo em sua volta tantas mazelas sociais, a maioria delas provocadas pela mesma elite para quem se produz esse tipo de programa.

Lamento profundamente porque o discurso midiático, apoiado e estimulado pela mesma elite, contra as forças progressistas que comandam o país, esbravejam o fim do mundo com relação a algumas dificuldades encontradas na área da saúde pública pela população.

Mas me digam: Quem comandou a campanha pelo fim da CPMF? Quem eliminou R$ 40 bi da arrecadação da saúde com o fim do imposto? A direita, a mídia e a elite brasileira.
Parte dos problemas encontrados na saúde, hoje, forão provocados pelo fim da CPMF, que deixou de arrecadar um valor substancial que poderia estar sendo aplicado na saúde, minimizando essas dificuldades.

A responsabilidade pelo bom andamento de programas, como o Saúde da Família por exemplo, não é só do Governo Federal, Estados e Municípios são co-participantes, também, basta ver a situação de abandono que o povo maranhense se encontra hoje.

Responsabilidades das Esferas Gestoras em Atenção Básica

Federal
- Elaborar as diretrizes da política nacional de atenção básica;
- Co-financiar o sistema de atenção básica;
- Ordenar a formação de recursos humanos;
- Propor mecanismos para a programação, controle, regulação e avaliação da atenção básica;
- Manter as bases de dados nacionais.

Estadual
- Acompanhar a implantação e execução das ações de atenção básica em seu território;
- Regular as relações inter-municipais;
- Coordenar a execução das políticas de qualificação de recursos humanos em seu território;
- Co-financiar as ações de atenção básica;
- Auxiliar na execução das estratégias de avaliação da atenção basica em seu território.

Municipal
- Definir e implantar o modelo de atenção básica em seu território;
- Contratualizar o trabalho em atenção básica;
- Manter a rede de unidades básicas de saúde em funcionamento (gestão e gerência);
- Co-financiar as ações de atenção básica;
- Alimentar os sistemas de informação;
- Avaliar o desempenho das equipes de atenção básica sob sua supervisão.

Mas, certamente, esclarecimentos como esses não cabem na pauta da programação da Globo, que anestesia o inconsciente coletivo com programas inúteis, como esse que é transmitido nas tardes de sábado.

Nenhum comentário: