23 de jan. de 2014

Com o mundo em crise Brasil reduz pobreza

Mantega: Brasil foi um dos únicos países a avançar na redução da desigualdade durante a crise
Ministro da Fazenda participa nesta quinta (23) do Fórum Mundial Econômico, em Davos, na Suíça
O ministro da Fazenda, Guido Mantega, está em Davos (Suíça), onde participa, nesta quinta-feira (23), do Fórum Econômico Mundial. Ao Blog do Planalto, o ministro lembrou que o Brasil foi um dos únicos países que, mesmo num período de crise, conseguiu avançar na redução da desigualdade e da pobreza. E que o país continuou a ver a renda da classe média e da base da pirâmide aumentar de forma mais rápida.

“Então, nós podemos dizer que a população brasileira foi a que menos sentiu a crise mundial. E mantivemos também elevado nível de emprego, que é fundamental. Enquanto na Europa, o desemprego chega a níveis acima de 12% e, até agora, não se vê uma saída para isso. No Brasil, nós conseguimos manter uma situação de, praticamente, pleno emprego para todos os segmentos sociais e durante todo o tempo”, destacou Guido.

O ministro afirmou que o país se prepara, junto com o resto do mundo, para a superação da crise econômica, o que vai trazer taxas maiores de crescimento. Guido participa, nesta quinta, de um debate sobre o Brics, bloco formado pelo Brasil, Rússia, Índia, China e África do Sul. Segundo ele, se tem feito uma avaliação errada de que, com a recuperação da economia, os países avançados recuperarão a dianteira do crescimento.

“Os analistas acham que os países avançados agora vão liderar o crescimento mundial. Eu acho que isso é um equívoco. (…) Os Brics, mesmo nesse momento de crise, continuaram crescendo muito acima do que as taxas dos países avançados. A medida em que o comércio mundial se reativar, voltar a crescer a taxas um pouco maiores, os Brics, que estão crescendo menos do que cresciam nas suas taxas históricas, voltarão a acelerar as suas taxas de crescimento”, afirmou.

Fonte: Blog do Planalto 

Nenhum comentário: