21 de jan. de 2014

Faces do assédio: Capitalismo para principiantes

Faces do assédio: Capitalismo para principiantes
As repetições cotidianas de absurdos parecem anestesiar as pessoas.

O inconcebível é engolido na mesma velocidade com que se toma um copo d’água ou se trocam os sapatos e camisetas.
85 bilionários somam o equivalente à renda de 3,570 bilhões de pessoas pobres, metade da população mundial.(Fonte: ONG Oxfam Intermón)
Metade da riqueza mundial está nas mãos de 1% da população.
Riqueza escondida em paraísos fiscais. Longe de impostos e leis.

Nos Estados Unidos, por exemplo, o 1% mais rico da população concentra 95% do crescimento posterior à crise financeira.
Hiperconcentração de renda produz miséria de bilhões de pessoas.
O poder econômico coloniza a política e determina o que interessa aos donos do mundo.

Rola-bostas (porta-vozes de endinheirados) gritam nos canais dos ricos (Marinhos, Frias, Mesquitas, Civitas etc.) que os ricos não podem pagar impostos, que os gastos sociais devem ser reduzidos ou eliminados, que os direitos trabalhistas oneram a folha de pagamentos e devem ser revogados.
Beneficiários dos juros da dívida pública brasileira (são 20 mil famílias) recebem em um ano de pagamento de juro da dívida o equivale a 71 anos de merenda escolar diária de 47 milhões de crianças e adolescentes da rede pública brasileira.

A minoria de ricos arquitetou a desregulação e a opacidade financeira (livre circulação de capitais sem constrangimentos e multiplicação estéril de riqueza sem produzir uma sola de sapato ou qualquer coisa), os paraísos fiscais (evasão de impostos), proibição de impostos progressivos (FIESP, PSDB, STF contrários ao IPTU em SP que iria onerar os ricos em R$ 15 reais em média), salários precários e revogação de direitos trabalhistas (com a ladainha de que “os ricos investiriam mais com a redução de impostos para os ricos”), redução de gastos e serviços públicos (supostamente apontados como inflacionários), austeridade para os pobres (corte de serviços públicos: educação, saúde, transporte, educação etc.) e bonança para os ricos (redução/eliminação de impostos, empréstimos subsidiados e/ou a fundo perdido).

Produção de fortunas pelas práticas continuadas de crimes com cobertura jurídica. Ou seja, manipulação legal acoberta golpes, trapaças e uma série de maracutaias que multiplicam a riqueza sem esforços, enquanto a miséria cresce apesar da abundância de recursos.

Não é à toa que a maioria dos brasileiros, indianos, sul-africanos, ingleses e estadunidenses bem como mais de 80% dos espanhóis acredita que as leis são feitas para proteger os ricos.
Hiperconcentração de renda é a lógica do capitalismo.
Democracia plena é incompatível com o capitalismo.

Lições básicas de capitalismo para principiantes.

fonte http://agenorbevilacquasobrinho.blogspot.com.br/

Nenhum comentário: