31 de jan. de 2014

Globo exalta a ditadura na voz de Cid Moreira

Em Março de 1975 a Rede Globo exibiu um documentário, no Jornal Nacional, onde o eixo principal do texto, era exaltar os onze anos do golpe militar e mostra como as forças armadas livraram o Brasil do "Comando Vermelho Comunista"
De Brasília
Joaquim Dantas
Para o Blog do Arretadinho

A Rede Globo de Televisão, uma das principais aliadas dos militares durante a ditadura, era a maior incentivadora da manutenção do poder opressor e uma das armas que usava para isso, era mentir para o povo através da televisão.

Manipulava informações, como faz até hoje, com a sua reconhecida fúria anti-comunista. No vídeo abaixo, por exemplo, mostra cenas de manifestações populares em apoio a João Goulart, mas no texto Cid Moreira diz que "nem mesmo o povo sabia porque estava nas ruas, estavam sendo manipulados".

Um dos argumentos que emissora usa para justificar o golpe é o mesmo que usa nos dias de hoje, "o suborno e a corrupção tomavam conta do país", diz a voz rouca do locutor. Além disso, mostra manchetes de jornais da época mas o que o locutor diz não tem nada a ver com o que está escrito. As imagen das manchetes passam rapidamente e a voz entoa em tom apocalíptico "greve após greve", "ameaça de guerra civil", "faltava comida", "o Brasil seria uma indochina", "agravamento da crise financeira", "inflação galopante" e assim por diante.

Confira o vídeo e veja se identifica alguma semelhança com os dias de hoje:

Nenhum comentário: