24 de jan. de 2014

Hospital de Sobradinho recebe 40 residentes

Estudantes de medicina fazem estágio no Hospital de Sobradinho  
Quarenta alunos do 5º e 6º períodos cumprirão carga horária exigida pela ESCS
Sobradinho - Durante 12 meses, 40 estudantes do 5º e 6º períodos do curso de medicina farão estágio no Hospital Regional de Sobradinho (HRS). Os alunos da Escola Superior de Ciências da Saúde (ESCS) serão orientados e avaliados por profissionais específicos do hospital e, além de aprenderem sob supervisão, contribuirão no atendimento à população.

Conforme o diretor do Hospital, Job Pinheiro, o internato no hospital público fará a diferença, pois além de ser uma etapa do curso de medicina, formará profissionais mais humanizados. "Espero que contribua de forma positiva na formação de vocês, o que é fundamental para a preparação do médico e do cidadão", disse o diretor aos alunos.

Para as estudantes do 5º ano Ana Victória Porfírio, 23 anos, e Ana Luiza Alves, 24 anos, é um momento muito esperado de aprendizagem, um passo muito importante para concluir a formação profissional. "Esperamos quatro anos para chegar aqui", contou Ana Victoria.

Os estudantes receberão formação de conteúdo teórico e prático, farão estudos de caso, acompanharão pacientes sob supervisão e serão avaliados por profissionais responsáveis por acompanhá-los. Os alunos ficarão 12 semanas em cada uma das clínicas do hospital, envolvendo Clínica Médica, Cirúrgica, Pediatria e Ginecologia-Obstetrícia.

Segundo a coordenadora do internato, Marta Moura, esse é um momento de formação do profissional, importante no que se refere à construção do médico. "É um grande desafio, há a responsabilidade de garantir a qualidade do médico do futuro", declarou.

As médicas Claudia Zaramello e Paula Nogueira fazem parte do grupo de profissionais responsáveis pelos estudantes no HRS. Claudia ressalta que é uma questão de vocação e se sente muito satisfeita em passar para frente seus conhecimentos. A médica Paula acredita que é um trabalho social, está preparando os médicos que atuarão no futuro. "É transmitir aquilo que você sabe para quem está seguindo o caminho, instruir médicos que cuidarão de mim amanhã", disse.

Da Secretaria da Saúde

Nenhum comentário: