15 de fev. de 2014

A Veja Barbosa diz que se identifica com o PT

Em uma reportagem da Revista Veja deste final de semana, o Ministro Joaquim Barbosa diz que é hora de sair do STF e assumir de vez a política. Curiosamente ele diz a reportagem que o partido que mais se identifica é o PT

De Brasília
Joaquim Dantas
Para o Blog do Arretadinho

Parece que o Ministro Joaquim Barbosa atendeu a provocação feita pelo ex-presidente Lula, no último sábado (8), quando o desafiou a sair da toca e assumir que não é um juiz, mas um político.
A Revista Veja publicou neste final de semana uma reportagem em que o relator da Ação Penal 470 revela que "Acho que chegou a hora de sair".

A reportagem é assinada pelo jornalista Hugo Marques e as declarações de Barbosa, segundo a revista, foram dadas a um "interlocutor", manobra jornalística quando alguém quer dar uma entrevista "disfarçada" ou fazer parecer que não foi entrevistado.

Na mesma reportagem Barbosa atribui apenas ao cansaço, a sua motivação para se aposentar. "Estou há quase 11 anos no STF. Sou favorável a um mandato de doze anos. Acho que já chegou a hora de sair", diz ele.

Quanto a possibilidade de ser candidato este ano ele nega dizendo que "Isso é uma grande bobagem. Não sou candidato a nada, não sou político", mas não descarta a possibilidade de ser candidato um dia: "Tenho 59 anos de idade. Pode ser que daqui a três ou quatro anos, eu mude de ideia". Quem sabe ele já não esteja pensando e articulando para as eleições de 2018?
O Ministro afirma no texto que recebeu dois convites para se filiar sem revelar quais as legendas, uma delas pode até ter sido o PTB, de Roberto Jeffersson, que uma vez declarou que Barbosa seria um ótimo presidenciável. O Romário, do PSB do Rio de Janeiro, também já fez o convite publicamente ano passado.

O mais intrigante na reportagem, porém, é a revelação feita pelo Ministro ao interlocutor. Diz que o partido com o qual mais sente afinidade ou identificação é o PT, mas faz uma ressalva: "Mas é o PT antigo, não esse PT de hoje, tomado por bandidos, pela corrupção. Em termos de ideias, seria o PT de antes da candidatura do Lula".
O que não fica muito claro nessa revelação é a que PT ele se refere, visto que Lula, desde 99, é candidato pela legenda.

De toda forma, se for verdade o que ele declara, a farsa do julgamento da Ação Penal 470 será definitivamente revelada e terá a sua assinatura.
Para a população mais desavisada, que hoje o exalta orgásmicamente, ficará a certeza que durante a passagem de Barbosa pelo STF, a mídia vestiu toga.

Um comentário:

brasilpensador.blogspot.com disse...

jOAQUIM BARBOSa, está querendo dar uma de legalidade em tudo que fez, e esse papo de que o partido que ele mais se identifica é o PT ele diz isso porque sabe que o PT é o partido mais ficha limpa entre os 3 ou 4 principais partidos, e quer agora se aproveitar da retidao da conduta do PT, e de seus programas, sociais, Ele é sim candidato, nao tenho a menor duvida, ele quer apenas tirar os olofotes de sua frente, para que o povo brasileiro nao saiba das suas armaçoes. do seu AP dos 700 mil que seu filho recebeu e ninguem sabe porque, pode ser que ele engane a alguns blogueiros de esquerda mais a mim ele nao engana. ISSO COM CERTEZA É UMA CARTA NA MANGA QUE ELE ESTÁ JOGANDO achando que o PT VAI CONVIDA-LO PARA O PARTIDO, CLARO SE O PT FIZESSE TAL CONVITE ESTARIA ASSINANDO A CULPÁ DOS CONDENADOS.POR OUTRO LADO ELE ESPERA QUE O PT DESISTA DA CAMPANHA DE DILMA E O CONVIDE PARA SER CANDIDATO ASSIM ELE DESMORONA A CAMPANHA DE DILMA MAIS ISSO NAO VAI ACONTECER. É DILMA NA CABEÇA