13 de fev. de 2014

Câmara cassa Donadon

Foto Agência Câmara
A Câmara dos Deputados cassou o mandato do deputado federal Natan Donadon (em partido - RO), na noite desta quarta (12), em votação aberta.

De Brasília
Joaquim Dantas
Para o Blog do Arretadinho

Com 467 votos a favor e uma abstenção, o deputado federal Natan Donadon teve o seu mandato cassado pelos, agora, ex-colegas parlamentares.
Donadon cumpre pena na Penitenciária da Papuda, em Brasília. Ele foi condenado pelo Supremo Tribunal Federal (STF) a 13 anos de prisão por formação de quadrilha e pelo desvio de cerca de R$ 8 milhões da Assembleia Legislativa de Rondônia.

Em Agosto do ano passado o mandato de Donadon foi mantido. Na ocasião, em votação secreta, o placar marcou 233 votos a favor da cassação, 131 contra e 41 abstenções.
A decisão de manter o mandato provocou uma grande pressão para que as votações no Congresso fossem feitas com voto aberto, que entrou em vigor no final do ano passado (Emenda Constitucional 76).

O autor da representação, que foi aprovada na primeira seção com voto aberto, o líder do PSB, deputado Beto Albuquerque (RS), ficou satisfeito com o resultado. “Deputado preso não tem direitos políticos e, portanto, não pode ter diploma de deputado. A nossa representação, somada ao voto aberto, trouxe a chance de se fazer esse reparo”, declarou à imprensa

O único deputado que optou pela abstenção .foi Asdrubal Bentes (PMDB-PA). Ele disse que não se sentia apto para condenar Donadon, o que não é de se estranhar porque ele também foi condenado pelo STF  por proporcionar cirurgias de esterilização a mulheres em desacordo com a Lei do Planejamento Familiar. “Não me sinto à vontade para condenar alguém se estou condenado, mas também não vou deixar de cumprir a minha obrigação de votar”, Declarou Bentes.

Donadon esteve presente à seção com autorização da justiça, chegou ao Congresso acompanhado por agentes penitenciários e usava moletom e calça jeans claros. Antes de entrar no Plenário Ulisses Guimarães teve que vestir um terno escuro, pré-requisito para permanecer no local.
Sua defesa foi feita pelo seu advogado, Michel Saliba. Donadon declarou aos jornalistas que sabia que o voto seria aberto e que sua condenação já era esperada, chegou inclusive a ter seu nome inscrito para fazer seu pronunciamento de defesa, desistindo de fazê-lo no momento em que o Presidente Henrique Eduardo Alves (PMDB/RN) anunciou seu nome. Foi embora antes de ser divulgado o resultado da votação.

Com informações da Agência Câmara

Nenhum comentário: