10 de mar. de 2014

"Carreta da Mulher" já fez quase 20 mil atendimentos em 2014

Secretária de Estado da Mulher, Olgamir Amancia
Foto Internete
"Carreta da Mulher" já fez quase 20 mil atendimentos em 2014
Ainda neste semestre, serviço ganhará um quinto veículo equipado com sala de exames para coleta de material, aparelhos de mamografia e ultrassonografia
 BRASÍLIA  – Nos dois primeiros meses do ano, a "Carreta da Mulher" realizou 19.692 atendimentos, segundo dados da própria Secretaria de Saúde. O serviço foi iniciado em março de 2012, e, desde então, foram realizados 131.868 exames em todo o Distrito Federal: 45.272 mamografias, 47.130 ecografias e 39.466 preventivos do câncer de colo do útero.

E, ao que tudo indica, de acordo com a expectativa do órgão, os números só tendem a crescer, já que, ainda neste semestre, as mulheres do DF poderão contar com mais uma carreta, o que totaliza cinco unidades móveis de saúde em operação na capital do país.

"A carreta vem proporcionando às mulheres a realização de um grande número de exames. Isso comprova a eficiência e a qualidade dos serviços oferecidos. Estou muito satisfeito com o resultado. A mulher faz exames perto de sua casa, com aparelhos de primeiro mundo que muitos hospitais particulares não têm", afirmou o secretário de Saúde, Rafael Barbosa à Agência Brasília.

Hoje, o serviço móvel de saúde, equipado com sala de exames para coleta de material, aparelhos de mamografia e ultrassonografia, está estacionado em Brazlândia, Riacho Fundo, Recanto das Emas e no Paranoá.

As mulheres entre 50 a 69 anos possuem um risco maior de desenvolver câncer. Por isso, essa população precisa ser priorizada no atendimento. Nessa faixa etária, é necessário realizar a mamografia a cada dois anos.

As carretas de números 1, 2 e 3 funcionam de segunda a sexta-feira, das 8h às 12h e das 13h às 17h. A número 4 está voltada para as ações do "GDF Junto de Você". Por isso, tem funcionamento diferenciado durante a realização do evento, aos sábados e domingos. Fora dessas atividades, obedece à mesma rotina das demais.

Para saber mais sobre a Carreta da Mulher, é só acessar http://carretadamulherdf.com.br

da Agência Brasília

Nenhum comentário: