15 de mar. de 2014

Cuba: Coisas que talvez você não saiba

foto Anabela Alves
Muitas pessoas aceitam como verdade as mentiras que são contadas sobre Cuba, principalmente pela grande mídia no Brasil e nos países liderados pelos EUA. O Blog do Arretadinho reuniu algumas informações que desmentem algumas dessas lendas.

De Brasília
Joaquim Dantas
Para o Blog do Arretadinho

História
A história registada de Cuba remonta a mais de 500 anos. Em 1492, Cristóvão Colombo anunciou a existência do que ele chamou “a terra mais bela que olhos humanos já avistaram”. Ele pisou a costa norte de Cuba, que estava, nessa altura, habitada pelas tribos Guanahatabey, Siboney e Taino. Duas décadas mais tarde, Diego Velázquez liderou a conquista e colonização europeia da ilha, com o estabelecimento de colônias espanholas.

Em 1526, depois de a maioria dos habitantes originais terem sido mortos, os colonos espanhóis começaram a trazer escravos africanos,e a escravatura permaneceu em vigor até à segunda metade do século XIX. O período do colonialismo espanhol foi também uma altura de ataques piratas; uma invasão de uma frota britânica, que resultou num breve domínio inglês sobre Havana (1762-63); e corrupção vergonhosa. Em resultado da pilhagem espanhola das riquezas de tabaco e açúcar, Cuba entrou no século XIX com um espírito de revolta, expresso por figuras eminentes como o Padre Félix varela, professor e promotor incansável da independência cubana.

Carlos Manuel de Céspedes liderou a primeira guerra pela independência cubana – a Guerra dos Dez Anos, que durou de 1868 a 1878. Em 1874, foi proclamado Pai do seu País. José Marti (1853-95), venerado por todos como o maior dos cubanos de sempre, renovou a tentativa, inspirando uma nação que “graças à sua vontade irrevogável e necessidade histórica, tem de alcançar a independência”. Foi morto por tropas espanholas após o início dessa guerra.

A guerra espalhou-se de este a oeste de Cuba entre 1895 e 1898. Depois, quando os combatentes Mambí Cubanos pela independência quase que fizeram render as tropas espanholas, os Estados Unidos intervieram e reclamaram a vitória para eles próprios. As tropas norte-americanas ocuparam Cuba durante quatro anos, e as autoridades impuseram um controlo político e económico total com a Emenda Platt em 1902. Deste modo, nasceu a república, longe de ser uma independência. o controlo norte-americano durou 57 anos, apesar da crescente oposição no interior do país, o que levou a agitação social e a revoltas.

foto Cecilia Habanera

Em 1953, Fidel Castro e um grupo de outros jovens atacaram a Guarnição de Moncada, em Santiago de Cuba. Essa ação heroica iniciou a luta, que levou ao triunfo da Revolução no dia 1 de Janeiro de 1959.

Cultura
“ser culto é a única forma de ser livre” José Martí

Para um pequeno país, Cuba tem uma alma muito grande. E tudo isto deve-se a uma cultura que é rica, vibrante e imensamente variada. No coração da ilha estão os cubanos, trazidos aqui pelas rotas comerciais de todos os cantos do mundo para criar um novo povo. Tainos ameríndios, espanhóis, africanos, franceses, asiáticos e ingleses fixaram raízes em Cuba, mas a mistura de culturas tornou-se algo novo e totalmente diferente. A busca pela essência de Cuba é, talvez, o que impulsiona a tradição cultural vital aqui.

A localização da ilha na encruzilhada das Caraíbas atraiu ondas de imigrantes, cuja influência permanece nas artes visuais, arquitetura, literatura, dança e música do país, sem contar com a paixão pelo desporto e pelo ritual do café cubano. A arte cubana embeleza as melhores galerias, tanto nacionais como estrangeiras; os escritores cubanos moldaram o desenvolvimento da literatura latino-caribenha; a arquitetura histórica é celebrada com o apoio da UNESCO; a música e dança cubana é conhecida pelo mundo inteiro. Este é um país onde um jogo de basebol, um concerto de música clássica ou um espetáculo de ballet são considerados um direito do povo, e o preço dos bilhetes é acessível a todos.

Por todo o país, há 256 museus dedicados à história, Revolução, música, ciências naturais, arte colonial ou decorativa, armas, automóveis, religião, tabaco, rum e açúcar; mais de 100 galerias de arte; cerca de 70 teatros; 120 editores; 354 bibliotecas públicas; 315 centros comunitários; 46 escolas de arte e uma escola internacional de cinema.
foto Anabela Alves
Arquitetura
«A arquitetura de Cuba é música transformada em pedra» 
Alejo Carpentier

A magnífica arquitetura de Cuba conta com séculos de existência, desde o antigo período colonial espanhol do século XVI, com os seus imponentes fortes, até à impressionante art deco dos edifícios do período republicano, ao longo da era Revolucionária até ao presente.

UNESCO declarou nove zonas de Cuba como merecedoras do estatuto de Patrimônio Cultural Mundial:


  • Habana Vieja [Velha Havana]
  • Trinidad e o vizinho Valle de los Ingenios [Vale da Fábrica de Açúcar] em Sanctí Spritus
  • Castillo de San Pedro del Morro, em Santiago de Cuba
  • Paisagem Arqueológica das Primeiras Plantações de Café do Sudeste de Cuba em Santiago de Cuba
  • Parque Nacional Desembarco del Granma [Aterragem da Granma] em Granma
  • Valle de Viñales em Pinar del Río
  • Parque Nacional Alejandro de Humboldt em Guantánamo
  • O Centro Histórico Urbano de Cinfuegos
  • O Centro Histórico de Camagüey

Ballet
O Ballet Nacional de Cuba, fundado e ainda dirigido pela primeira bailarina Alicia Alonso [nascida em 1920], é considerado uma das melhores companhias de ballet internacionais. Alonso, em conjunto com o seu marido, Fernando, criou uma companhia com uma identidade nacional única, conhecida por formar e fazer evoluir dançarinos em desenvolvimento com uma incomparável capacidade técnica e artística. A companhia atua no Gran Teatro de La Habana.

Cinema
Os cubanos começaram a explorar a inexperiente indústria cinematográfica em 1897; no entanto, a Idade do Ouro dos filmes teria de esperar até à Revolução. O Instituto de Filmes Cubano foi fundado em 1959, com o objectivo de desenvolver um cinema cubano único e tornando-o acessível ao povo. Ao longo da década de 1960, um movimento conhecido como Cinema Imperfeito lançou filmes documentários e curtas-metragens, filmadas em películas de 8 mm ou 16 mm e, frequentemente, com câmaras de mão. Estes filmes grandemente elogiados tornaram-se a gênese do Novo Cinema Latino-Americano. Atualmente, há cinemas espalhados pela ilha e ir ao cinema é um passatempo nacional. Continuam a ser feitos filmes provocadores, incluindo o aclamado internacionalmente Fresa y chocolate [1993], realizado por Tomas Gutiérrez Alea e Juan Carlos Tabío. Todos os anos, o Festival Internacional del Nuevo Cine Latinoamericano de La Habana chama a atenção mundial para o novo cinema cubano.
Foto Cuba en fotos

Desporto
O basebol é o desporto nacional de Cuba, e a paixão nacional de Cuba. La Pelota é um tópico de conversa controverso durante a época regular entre Novembro e Março. Depois da época regular, é altura da super-série de 28 jogos, quando os melhores jogadores são escolhidos para a Selecção. Embora os jogadores sejam celebridades – de fato, alguns são as maiores estrelas do mundo – a liga, tal como todos as modalidades de desporto organizado em Cuba, mantém o seu estatuto de amadorismo. Vá a um jogo no Estadio Latino-Americano em Havana, e participe na diversão e na emoção; os bilhetes custam apenas alguns dólares.

A seguir no coração das pessoas está o boxe. Cuba tem sido um candidato consistente a prêmios internacionais de boxe; 32 das 65 medalhas de olho olímpicas de Cuba foram ganhas no boxe.

O governo de Cuba apoia com grandes subsídios o desenvolvimento do atletismo, encorajando um envolvimento saudável de todas as pessoas nalgum tipo de desporto e procurando jovens talentos para formação. Desde 1959, os cubanos já ganharam mais 140 medalhas olímpicas e mais de 2.000 nos Jogos Pan-Americanos e os Jogos Centro-Americanos. De fato, Cuba tem tanto sucesso em treinar atletas que os seus treinadores são procurados por todo o mundo.

Literatura
Quem visita Cuba não pode regressar a casa sem ver ou ouvir o nome José Martí [1853 – 1895], o herói da independência de Espanha e grande nome da literatura. A sua imagem está patente em estátuas e memoriais, não só em Cuba, mas também em outros países. Em honra dele tem o Aeroporto Internacional José Martí em Havana, a cidade Martí e inúmeras ruas por toda a ilha. Poeta, jornalista, ensaísta, novelista, tradutor, professor e filósofo, é extremamente notável e é o alicerce que sustenta a identidade nacional cubana.

«Todas as pessoas têm o direito à educação; e, depois, em troca, têm a obrigação de educar os outros» 
José Martí

Após a Revolução, o governo adoptou as palavras de Martí e instituiu uma campanha colectiva em 1961 que resultou no princípio da literacia universal em toda a ilha. Hoje em dia, os cubanos amam a palavra escrita – a Feira Internacional do Livro Cubana, organizada anualmente desde 1991, é a maior da América Latina. Em que outro lugar do mundo se poderia constatar que o leitor oficial (de notícias, poesia e literatura) seria um trabalhador em fábricas de tabaco?
foto Cecilia Habanera
Quando a versão corrigida postumamente do clássico cubano Paradiso, datado de 1966, de Jose Lezama foi lançada em 1991, gerou um frenesi digno de um concerto de rock. Lezama Lima [1910-1976] foi o elemento central do Grupo Orígenes, um coletivo de autores e artistas associados à influente revista Orígenes em 1944. O dramaturgo Virgilio Piñera foi outro membro importante do grupo. Maior do que a própria vida, Lezama Lima influenciou gerações de escritores cubanos; e o centenário do seu nascimento faz parte da lista de aniversários a comemorar em 2010-11 da UNESCO.

Nicolás Guillén [1902-1989] foi poeta nacional amado por toda a Cuba e o presidente fundador da associação de escritores e artistas cubanos. Guillién captou o espírito da vida afro-cubana na cadência da música.

Alejo Carpentier [1904 2008], conhecido pelo seu conceito de lo real maravilloso [o maravilhoso na vida], escreveu num estilo inovados que capturou as ironias do exótico na vida real.

São muitos os escritores contemporâneos, como Rogelio Riveron, que ganhou o Prémio Italo Calvino [2008] e o Prémio Julio Cortazar [2007], Adelaida Fernández de Juan, Jose Manuel Prieto, Abel Prieto, Abilio Estévez e Ena Luceia Portela.

Música
Foto: Roberto Suárez 
A música de Cuba tem a sua origem na Europa e em África. A chegada de milhares de escravos africanos à ilha, ao longo de trezentos anos, foi o ponto de partida para várias formas musicais. Enraizada nos ritmos africanos, a cena musical do país deve-se à herança espanhola dos tempos coloniais. A sonoridade cubana energética influenciou profundamente os estilos musicais de todo o mundo, um impacto que se verifica ainda nos dias de hoje. Estilos de dança únicos, relacionados com diferentes tipos de música, foram-se cruzando, evoluindo para novas formas de expressão.

Historicamente, a formação dos músicos em Cuba tem se destacado pela sua força no desenvolvimento de habilidades profissionais e por sucessos nacionais e internacionais de seus alunos e diplomados. No entanto, geralmente mostra que é necessário que os professores desta forma de arte tenham mais ferramentas especializadas na  psico-pedagogia para sustentar o exercício docente.

Economia 
Principais setores econômicos: agricultura, turismo e indústria.
Moeda: Peso cubano (código CUP, símbolo $)
PIB: US$ 120 bilhões (2012)
PIB per capita: US$ 10.200 (estimativa 2012)
Composição do PIB por setor da economia: serviços (73,8%), indústria (22,3%) e agricultura (3,8%) - (estimativa 2012)
Taxa de crescimento do PIB: 3,1%  (2012 - estimativa)
Força de trabalho (2012):  5,05 milhões de trabalhadores ativos
Taxa de desemprego: 3,8% (2012)
Investimentos: 10% do PIB (2012 estimativa)
Dívida Pública: 35,1% do PIB (2012)
Taxa de Inflação: 5,5% (2012 - estimativa)
Principais produtos agropecuários produzidos: açúcar, tabaco, frutas cítricas, café, arroz, batata, gado e feijão.
Principais produtos industrializados produzidos: alimentos industrializados, petróleo, máquinas, aço, cimento.
Principais produtos exportados: açúcar, tabaco, níquel, café, medicamentos, frutas cítricas.
Principais produtos importados: máquinas, petróleo, alimentos e produtos químicos.
Principais parceiros econômicos (exportação): China, Canadá, Espanha e Holanda.
Principais parceiros econômicos (importação): Venezuela, China, Espanha e Estados Unidos.
Exportações (2012 - estimativa): US$ 5,6 bilhões
Importações (2012- estimativa): US$ 13,68 bilhões
Saldo da balança comercial (2012): déficit de US$ 8,08 bilhões
Bloco econômico que pertence: ALBA (Aliança Bolivariana para os Povos de Nossa América)
FOTO: Roberto Suárez

Educação
A educação é controlada pelo Estado e a Constituição de Cuba determina que o ensino fundamental, médio e superior devem ser gratuitos a todos os cidadãos cubanos e é obrigatória até o 9º ano.
Em 1958, antes do triunfo da revolução, 23,6% da população cubana era analfabeta e, entre a população rural, os analfabetos eram 41,7%. Em 1961 se realiza uma campanha nacional para alfabetizar a população e Cuba torna-se o primeiro país do mundo a erradicar o analfabetismo (Segundo dados do próprio governo). Hoje não há mais analfabetos em Cuba. Segundo o The World Factbook 2007, publicado pela CIA, 99.8% da população cubana, acima de 15 anos, sabe ler e escrever.
De acordo com os resultados obtidos nos testes de avaliação de estudantes latino-americanos, conduzidos pelo painel da Unesco, Cuba lidera, por larga margem de vantagem, nos resultados obtidos pelas terceiras e quartas séries em matemática e compreensão de linguagem. "Mesmo os integrantes do quartil mais baixo dentre os estudantes cubanos se desempenharam acima da média regional", disse o painel.

Biotecnologia
Desde 1993, Cuba vem fazendo grandes progressos na área de biotecnologia, tendo obtido registro de suas patentes e direitos de sua exploração comercial nos EUA. Sua vacina contra hepatite B é vendida em 30 países do mundo. Em 1994, o ingresso de divisas em Cuba através da exportação de biotecnologia alcançou a cifra de 400 milhões de dólares e se estima que no futuro poderia ser maior que o do açúcar.
A biotecnologia cubana já gerou mais de 600 patentes para drogas novas e inovadoras como vacinas, proteínas recombinantes, anticorpos monoclonais, equipamento médico com software especial, e sistemas de diagnósticos. Cerca de sessenta outros produtos estão nos estágios finais de pesquisa.. Cuba desenvolveu uma considerável capacidade de pesquisa (científica), talvez maior que a de qualquer outro país em desenvolvimento fora do sudeste asiático.
Em 2011, Cuba anuncia ter desenvolvido a primeira vacina terapêutica contra o câncer de pulmão, chamada CimaVax-EGF
FOTO: Roberto Suárez

Saúde
Em Cuba, a prestação de serviços relacionados à saúde é totalmente gratuito para residentes da ilha, o que se espelha em seus indicadores padrão. Segundo dados da Organização mundial da saúde (OMS), em 2005, a taxa de mortalidade infantil para crianças abaixo de cinco anos de idade foi de sete para cada mil nascidos, índice superado na América apenas pelo Canadá, onde o índice correspondia a seis crianças a cada mil nascidos.

A expectativa de vida ao nascer em Cuba é de 75 anos para os homens e de 79 para as mulheres, índice semelhante ao dos Estados Unidos, que é de 75 e 80 respectivamente. A mortalidade adulta, de 15 a 60 anos, é em Cuba de 128 para homens e de 83 para mulheres, índices superados, na América, pelo Canadá e pela Costa Rica.

Em 25 de maio de 2011, foi anunciado na nona edição do Congresso sobre Longevidade Satisfatória, em Havana, que Cuba é o país com a maior proporção demográfica de pessoas com mais de 100 anos, à frente até do Japão. Cuba conta com aproximadamente 1.551 centenários em uma população de 11,2 milhões de habitantes. Esses dados mostram que quintuplicaria a proporção existente no Japão, país com maior número de centenários em termos absolutos.

Roberto Suárez
Em 2006, segundo a Organização Mundial de Saúde, não ocorreu em Cuba nenhum caso de difteria, sarampo, coqueluche, poliomielite, rubéola, rubéola CRS, tétano neonatal, ou febre amarela. Uma pequena pandemia de caxumba iniciou-se em 2004 e ainda não foi controlada, até aquele ano não havia caxumba em Cuba. Houve apenas três casos de tétano comum em 2006 (não relacionados a partos).
A vacinação da população cubana, segundo as estatísticas da UNICEF, desde 1980 atinge índices bastante elevados. Em 2006, 99% da população tomou a vacina BCG, 99% tomou a primeira dose da vacina tríplice DTP1 (difteria, tétano e coqueluche), e 89% tomaram sua terceira dose; 99% da população cubana tomou a terceira dose da vacina contra poliomielite, 96% tomou a vacina contra sarampo e 89% contra a hepatite B.

Estes resultados, obtidos na prestação de serviços de saúde ao povo cubano - que colocam os índices padrão internacionais de Cuba dentre os de países do primeiro mundo - são obtidos com relativamente pouco uso dos recursos econômicos de sua sociedade. Cuba gasta 7,7% de seu PIB em saúde (Estados Unidos 15,3%, Canadá 10%, Brasil 7,5%), com um dispêndio per capita de apenas PPP int.$ 674, enquanto os Estados Unidos gastam em saúde PPP int.$ 6719, o Canadá PPP int.$ 3673 e o Brasil PPP int.$ 674 per capita. PPP int.$ = Dólar internacional, que é o dólar norte-americano ajustado para a equivalência de poder aquisitivo

Em 2009 a UNICEF anunciou que Cuba é o único país dentre todos da América Latina e Caribe que havia erradicado a desnutrição infantil. Tal informação é confirmada por relatório apresentado pela organização em 2011. Em 2010 o país começou a exigir que os visitantes devem obrigatoriamente contratar um plano de saúde.
foto MARGOTTE PHOTO

Moradia
Em Cuba 85% das famílias são donas de suas próprias casas - portanto não pagam aluguel - e os 15% restante pagam de aluguel 1 ou 2 dólares mensais, computado em forma de amortização, pois ao final do pagamento do custo de moradia se converte em seu proprietário.

Embora o termo genérico favela (ou tugurio em espanhol) seja muito raramente empregado para descrever as condições de habitação substandard em Cuba, existem outras formas de sub habitação, (baseadas no tipo de construção, condição de conservação, materiais e tipo de ocupação) que são descritas em Cuba. A maioria das sub habitações cubanas localizam-se em La Habana Vieja, Centro Habana e Antares.
A comparação entre as condições de habitação substandard de Cuba e as favelas (em inglês slums) de outros países de economia de mercado é complexa e não pode ser feita de forma direta. Um extenso estudo acadêmico, The case of Havana, Cuba, sobre esse assunto consta dos links deste artigo.

Nas economias de mercado a maioria dos pobres vive em favelas, e a maioria dos favelados é pobre. Entretanto em Cuba isto é diferente devido à relativa segurança na posse da residência, a profusão de residências de aluguel muito baixo ou gratuito e a restrição legal aos mercados de moradias e terrenos. Significativamente as pessoas que moram em habitações substandard em Cuba têm acesso à mesma educação, serviços de saúde, oportunidades de trabalho e seguro social que os que moram no que (anteriormente à revolução) foram os bairros mais privilegiados.

foto Rosa Fernández
Gastronomia Cubana
A gastronomia também faz parte integrante da cultura de um povo,e Cuba não foge á regra,tendo uma cozinha que embora limitada aos recursos naturais do país, é muito rica, através da cozinha crioula uma mistura de sabores cuja origem está na mestiçagem de ingredientes e formas de cozinhar próprias trazidas de Espanha, África e Antilhas, através dos escravos Africanos e dos Conquistadores Espanhóis.

Alguns pratos cubanos
Arroz com pollo - Frango guisado com arroz e temperado com bijol um substituto do açafrão.
Puerco asado - porco assado no espeto
Bistec de Puerco - Bife de porco grelhado marinado com limão e laranja.
Potage - sopa de feijão (preto ou vermelho) com alho frito cebola.pimentos e carne de porco.
Ajiaco - é o prato nacional uma mistura de legumes e carnes com influencias culinárias variadas é idêntico ao nosso cozido á Portuguesa,a sua preparação é demorada e normalmente é feito sob encomenda.
Tostones - Banana-terra uma banana para culinária corta em fatias e frita.

Nenhum comentário: