14 de jun. de 2020

Irã está em prontidão caso EUA impeçam navegação de petroleiros a caminho da Venezuela, diz mídia

A Marinha do Irã está se preparando para atacar embarcações comerciais dos EUA no golfo Pérsico, se Washington impedir a navegação dos petroleiros iranianos que se dirigem à Venezuela, informou mídia.

Cinco navios-tanque iranianos (Fortune, Forest, Petunia, Faxon e Clavel) chegaram à Venezuela desde 23 de maio para abastecer o país em um cenário de escassez de combustível, tendo transportado um total de 1,53 milhão de barris. Teerã afirmou que continuará os envios se Caracas solicitar mais, apesar das críticas de Washington ao comércio entre os dois países, ambos sob sanções norte-americanas.

"Segundo relatos recebidos [pela agência de notícias iraniana próxima à Guarda Revolucionária do Irã] Noor News, após as crescentes ameaças militares contra navios iranianos que se dirigiam para a Venezuela, foi emitida uma ordem às Forças Armadas do Irã para identificar e rastrear vários navios mercantes dos EUA no golfo Pérsico e no golfo de Omã", informa a Reuters.
Além disso, a Noor News informou que "as opções de ação recíproca foram imediatamente identificadas e monitoradas para possíveis operações".

fonte Sputinik Brasil

Nenhum comentário: