6 de mar. de 2014

Edvaldo Santana: 40 anos de estrada

Edvaldo Santana no Sarau em homenagem a Carlinhos Piauí
Da esquerda para a direita: O baterista Boca, Edvaldo Santana,
Eu e o Baixista Martinho.
Foto Jairo Mendonça
O músico Edvaldo Santana comemora 40 de estrada com show no Sesc Pompéia, em São Paulo, no dia 09 de Fevereiro deste ano, acompanhado de Benê Chiréia na gaita.

De Brasília
Joaquim Dantas
Para o Blog do Arretadinho

Conheci Edvaldo Santana na cidade do Gama, no Distrito Federal, quando o músico participou de um sarau em homenagem a Carlinhos piauí, que faleceu em 5 de Março do ano passado.
Já mantínhamos uma relação virtual pelo feiçibuqui mas, em 2013, tive o grande prazer de conhece-lo pessoalmente.

Artista acessível, sem barreiras, completamente desprovido da cegueira social, que boa parte dos artistas brasileiros estão acometidos, Edvaldo é uma pessoa que mostra e se relaciona como realmente é, sem máscaras.

Já conhecia algumas de suas músicas através da interpretação de Jairo Mendonça, músico do Gama, que invariavelmente interpreta obras de Edvaldo sempre que está no palco. Mas o músico paulista não veio à Brasília exclusivamente para participar do Sarau, veio também para participar do Programa Talentos, da TV Câmara.

Foi na gravação do programa, que assisti por completo da platéia, que fiquei sabendo como é o processo de criação de algumas canções do cantor, que foi indagado pelo apresentador do programa.
Em sua resposta Edvaldo contou como foi que surgiu a canção "A Poda da Rosa". Indagou ao seu jardineiro, "Seu Valdemar", se não iria fazer a poda da roseira na manhã daquela segunda-feira de inverno. O jardineiro respondeu que sim, mas que teria que colocar os espinhos em local seguro, para que as crianças não furassem o dedo. Com essa resposta, nascia a canção.

Hoje, no mesmo feiçibuqui,  Edvaldo Santana me presenteou com um vídeo da sua apresentação no Sesc Pompéia, onde comemorou 40 anos de carreira e interpreta a Poda da Rosa, em companhia de artistas igualmente valorosos.
Compartilho com todos esta obra de arte, confira:

Show 40 anos de Estrada de Edvaldo Santana - convida Arnaldo Antunes
Sesc Pompéia, dia 09/02/2014.
Edvaldo Santana - Partc. Benê Chiréia na gaita
Banda: Luiz Waack guitarra, Reinaldo Chulapa - baixo, Ricardo Garcia - Percursão, Leandro Pacagnela - bateria, Daniel Szafran - teclados



Nenhum comentário: