12 de mar. de 2014

GDF amplia rede de águas pluviais no Gama

Fotos: Francisco Neto
Além das obras, a limpeza constante das bocas de lobo ajudarão a pôr fim aos alagamentos na cidade
 Em períodos de chuva um problema antigo se revela no Gama: a falta de escoamento da enxurrada. Com o intuito de acabar com os alagamentos pela cidade, o Governo do Distrito Federal, por meio da Administração Regional do Gama, tem investido na ampliação da rede de águas pluviais, além de criar uma equipe exclusiva para manter as bocas de lobo sempre limpas.
A partir de um levantamento junto à comunidade, as quadras 14 do setor Leste, 1 do setor Norte e a quadra 05 do setor Sul foram as primeiras a receber o sistema de drenagem. As obras nas quadras 28 Leste e 20 Oeste estão em fase de conclusão.

“Por muitos anos, os gamenses ficaram à mercê da enxurrada e dos alagamentos por pura falta de planejamento urbano. A cidade está crescendo e a infraestrutura tem de acompanhar. Ao investir na rede de águas pluviais, o GDF melhora a qualidade de vida dos moradores do Gama hoje e no futuro”, explica o Administrador Regional Adauto Rodrigues.

Maria da Fonseca, moradora da quadra 01 do setor Norte, acredita que a melhoria significa mais saúde para a família e vizinhos. “Antes, a água transbordava e vinha acompanhada de lixo jogado nas ruas, causando mau cheiro, fora as doenças que isso causava. Hoje, com essa reforma, tudo melhorou, e a água é escoada com mais rapidez”, comenta.

Além de ampliar a rede de captação de água da chuva, a Administração Regional do Gama criou uma equipe exclusiva para fazer a desobstrução das bocas de lobo em todo a cidade. Foi feito também aterramento das erosões causadas pela enxurrada às margens da BR 290, em frente a quadra 10 do setor Sul.

“Com certeza, um dos principais problemas do Gama é o de águas pluviais. A Administração está atendendo aos pedidos de toda a comunidade, visando melhorias para as pessoas que sofreram muitas consequências por conta da pressão intensa que a água entrava nas casas, gerando diversos problemas”, conta o Diretor de Obras da Administração, Rock Lane Fonseca.

fonte http://www.gama.df.gov.br/

Nenhum comentário: