14 de mar. de 2014

GDF lança 1° Plano de Educação Alimentar e Nutricional

Foto: Brito
Governo lança 1° Plano de Educação Alimentar e Nutricional do DF
Alimentação saudável e combate ao desperdício são os focos do programa
BRASÍLIA – O primeiro Plano de Educação Alimentar e Nutricional do DF (PEAN) foi lançado nesta quinta-feira (13) pelo Governo do Distrito Federal. As ações estão previstas para os anos de 2014 e 2015.
 Segundo o secretário de Desenvolvimento Social e Transferência de Renda (Sedest), Daniel Seidel, o PEAN é fruto do Plano Distrital de Segurança Alimentar, lançado pelo governo local em outubro do ano passado. "Apresentamos uma proposta inicial em audiência pública e recebemos as sugestões, para então finalizar o Plano, mas ele pode ser incrementado durante a sua execução", destacou.

O documento foi elaborado para incluir a Educação Alimentar e Nutricional às ações estratégicas da Sedest e incentivar a população atendida pelo Sistema Único de Assistência Social (SUAS) e pelo Sistema de Segurança Alimentar e Nutricional (SISAN) a optar por hábitos alimentares saudáveis.

"As pessoas gastam mais com comida, mas não se alimentam direito. Por isso, os índices de obesidade e doenças adquiridas como hipertensão e diabetes estão crescendo. Precisamos valorizar o consumo de alimentos naturais e evitar enlatados e produtos com agrotóxico", alertou Seidel.

As ações abrangem os restaurantes e cozinhas comunitárias, as entidades socioassistenciais, creches, comunidades e entidades terapêuticas, centros de recuperação de usuários de drogas e os programas "Picasso Não Pichava" e "Bombeiro-Mirim". A pasta também elaborou um caderno de receitas à base de talos e cascas, que normalmente são desperdiçados, e um vídeo de divulgação dos programas sociais.

"Já começamos algumas ações nesse sentido no Restaurante Comunitário. Mudamos o local do sal e da pimenta. Antes eles ficavam ao lado das comidas, agora esses temperos ficam mais afastados, para que as pessoas pensem antes de adicioná-los e não o façam de forma automática. Além disso, uma nutricionista orienta sobre os riscos do uso elevado de sódio", ressaltou o secretário.

Com o plano, o Restaurante Comunitário, que serve diariamente 68 mil refeições, deve ser um espaço de integração social, troca de saberes, atividades educativas, culturais e informativas. Nas Cozinhas Comunitárias, projeto ainda em fase de planejamento, as refeições serão valorizadas como momento de convívio familiar e comunitário, e serão adotadas práticas que evitem o desperdício de alimentos durante o preparo e consumo das refeições.

Os assentamentos rurais receberão orientações sobre o sistema alimentar, da produção ao consumo e a relação entre os alimentos produzidos e a saúde da população. Além disso, serão estimuladas a produção, a comercialização e o consumo de alimentos da agricultura familiar.

Para 2016, devem ser avaliadas as ações implementadas nos anos anteriores, reestruturando-as e dando seguimento, por meio da construção do segundo Plano de Educação Alimentar e Nutricional da Sedest, a fim de estabelecer o caráter permanente das atividades alimentares que compõem a agenda estratégica da pasta.


 da Agência Brasília
(V.F/J.S*)

Nenhum comentário: