24 de abr. de 2014

Banca de Poetas foi sucesso na Bienal do Livro

José Garcia Caiano, idealizador da Banca de Poetas, conversa
com dois jovens chineses recém chegados ao Brasil
A Banca de Poetas foi um dos stands mais visitados  da II Bienal do Livro e da Leitura de Brasília, por adultos e centenas de crianças, consolidando-se como espaço literário e fomentador de cultura.

De Brasília
Joaquim Dantas
Para o Blog do Arretadinho

Sob o comando do poeta e idealizador da Banca, José Garcia Caiano, a Banca de Poetas participou da II Bienal do Livro e da Leitura de Brasília, como parte da programação da comemoração dos 54 anos da capital da república. Para ser realizada, a Bienal recebe recursos públicos, que são divididos entre os expositores e para pagar a estrutura gigantesca que abriga o evento.

Este ano, porém, a Banca não recebeu nenhum recurso do governo mas, mesmo assim, foi instalada na Bienal com recursos próprios. O Blog do Arretadinho solicitou à Secretaria de Cultura do DF informações sobre o motivo da não liberação de recursos para a Banca mas, até o final desta edição, não recebemos resposta. Caso a secretaria mande as informações solicitadas, publicaremos.

Crianças participaram de ofinas de desenho
A Bienal aconteceu de 11 à 21 Abril e o centro de Brasília foi ocupado por discussões e palestras sobre livros, literatura e a importância da leitura. Foram mais de dez dias de debates, seminários, shows e apresentações teatrais. Temas como futebol, ditadura e internet também foram abordados em diversas oportunidades.

As cortinas da Bienal se abriram com uma palestra do homenageado internacional dessa edição, o jornalista e escritor Eduardo Galeano. O uruguaio é autor de mais de 40 livros, dentre eles, As Veias Abertas da América Latina, no qual faz uma análise da história da região. A palestra aconteceu no dia11, às 20h30, no auditório do Museu Nacional da República. 

Os 500 ingressos distribuídos pela organização do evento para a palestra esgotaram no início da semana. Quem não conseguiu lugar para acompanhar o evento no auditório, pôde ver o escritor uruguaio por um telão que foi instalado do lado de fora do museu.

O homenageado nacional deste ano foi Ariano Suassuna. Autor de O Auto da Compadecida e A Farsa da Boa Preguiça, ele é um dos grandes nomes da literatura nacional.  A cerimônia de homenagem aconteceu as 20h na terça-feira (15).

Já na Banca de Poetas os debates ficaram por conta das centenas de visitantes que, além de compartilhar experiências, puderam adquirir livros à base de troca.

Foi montado um varal literário onde os visitantes deixavam
suas contribuições literárias


Nenhum comentário: