10 de abr. de 2014

Seminário mobiliza professores no Gama

Platéia formada, em sua maioria, por professores de arte
Seminário para discutir um novo olhar no ensino da Arte é realizado no Teatro Paulo Gracindo, no Sesc do Gama. Professores de Arte e outras matérias participaram do evento, bem como pessoas ligadas a cena cultural e artística do Gama.

Do Gama
Joaquim Dantas
Para o Blog do Arretadinho

A associação Cultural Sonart realizou o I Seminário de Arte e Educação do DF, denominado de "Um Novo Olhar", que recebeu cerca de 30 participantes, a maioria professores de arte. O seminário teve como um dos objetivos debater formas de fazer o aluno se interessar mais pela matéria.

É quase uma unanimidade no meio acadêmico que, não só os professores de Arte, mas a própria matéria não recebem as mesmas atenções e valorizações de outras e são - professor e matéria - considerados menos importantes.
 Este fato foi comprovado com os diversos depoimentos que ouvimos na manhã desta quinta (10), durante a realização dos debates.

"A maioria dos diretores das escolas não apoiam o ensino da Arte, o professor não tem apoio nem tem material adequado para trabalhar, não existe sequer planejamento, o professor faz o que quer". Desabafou uma professora de uma escola pública do Gama. 
José Jorge, professor de História, acha importante que
matérias como a que leciona, se entrelace com a Arte

Esse problema é agravado quando atinge os professores temporários porque, além de não possuírem força política que a estabilidade propõe aos efetivados, têm prazo de validade, como declarou a professora Bastiane, formada na UNB e professora de contrato temporário no CED 8 do Gama: "É muito difícil porque porque a gente começa um trabalho e sai, aí vem outro professor e não gosta nada do teu trabalho e muda tudo, é uma bagunça, os diretores não se importam".

Segundo Bastiane os educadores que ensinam Arte são os que mais adoecem nas escolas, porque sentem-se podados, boicotados e não conseguem mostrar todo o potencial que possuem, segundo ela "é porque somos, no fundo, artistas e os artistas precisam de aplausos. Na sala de aula não recebemos aplausos".

O professor Divino acredita que o educador deveria ouvir
mais o aluno
Já o professor Divino disse que esse assunto vai além do desprezo dispensado à Arte, o educador tem que interagir mais com professores de outras matérias e tem que ouvir mais o aluno, adequando seu potencial e habilidades na própria matéria. "O professor fica insatisfeito porque, numa sala de aula com 30 alunos, 2 ou 3 se identificam com a matéria e é nessas horas que temos que pensar se estamos formando um cidadão ou um artista. 

Os assuntos na escola são tratados separadamente, se esquece, por vezes, que a escola tem biblioteca, por exemplo". disse o professor Divino.
Quanto a questão de direcionar o potencial e as habilidades dos alunos na própria matéria, Divino disse que "se um aluno não se identifica com Arte mas gosta de matemática, por exemplo, por que não colocar esse aluno para fazer os cálculos do projeto inteiro do professor?"

Na opinião do professor essa seria uma das maneiras de atrair o interesse do aluno não só para matérias como arte mas, também matemática, química, etc.

Um dos participantes do seminário que não é educar, o Sr. Milton Felício, disse que o governo deveria "intensificar mais a educação integral, com mais tempo para a Arte, isso iria proporcionar mais benefícios aos alunos", disse ele.

Felício também sugeriu a realização de mais seminários e que fossem realizados no Teatro Dulcina, por cer mais centralizado, na sua opinião.

Milton Felício não é professor mas achou o seminário
muito importante e que deveria ser aberto à toda sociedade
Um dos palestrantes, o professor Zé Mauro, chamou a atenção de todos para não se acomodarem, para não ficarem apenas reclamando, "vocês não tem as coisas porque não se organizam. A Escola Parque era pra ser escola de tempo integral. Por que tem Escola Parque no Plano Piloto e não tem no Gama? Porque o professor não tem material? Porque são desorganizados, se vocês formarem uma associação, por exemplo, terão mais força política para as suas reivindicações" disse o professor de Artes Cênicas da UNB e Ex-Presidente da Federação de Arte Educadores do Brasil - FAEB.

A palestra do professor Zé Mauro tratou "O processo de Ensino e Aprendizagem Artística no Contexto Contemporâneo" e, entre outros, tratou dos seguintes assuntos:

  • Contexto contemporâneo
  • Mobilidade humana
  • Sustentabilidade
  • Degradação do meio ambiente
  • Tragédias ambientais
  • Crise capitalista nos EUA e Europa
  • Patologias sociais
  • Reconfiguração política das nações: Crimeia, Venezuela, Barcelona, Bálcãs, etc.
  • Novas tecnologias
  • Sociedade educacional

O semanário contou ainda com os palestrantes:


  • Leda Carneiro - Coordenadora de Projetos Artísticos do Espaço Cultural Bagagem e falou sobre o "O Papel do arte educador dentro do ensino regular".
  • Dra Fátima Kill - Especialista em Psicopedagogia e Didática que tratou da "Importância da arte na educação inclusiva"
  • Isabela Barbosa Rodrigues - Mestrado em Educação Artes Visuais na UNB e o seu tema foi "Os ateliês de artes na educação à distância".
  • Mirian Lucinda Pires - Professora de Artes Cênicas na Faculdade Dulcina de Moraes. Sua exposição tratou do tema "Teatro na escola para jovens".
  • Vislene Reis - Arte Educadora Graduada pela UNB. "A arte e seus mecanismos no trabalhos com adolescentes que cumprem medida socioeducativas", foi o tema de sua responsabilidade.
  • Martha Lemos de Moraes - Coordenação de Cultura do SESC e Graduada pela UNB tratou do tema " Formação de espectadores jovens e adultos. A recepção teatral no programa educativo SESC ARTE-EDUCAÇÃO: transformando platéia".
  • Leo Thille - Formada em Artes Cênicas na Faculdade Dulcina de Moraes discursou sobre "Escola Parque".
  • Valdeci Moreira - Diretor do Espaço Cultural Semente, mapeou a "Difusão da cultura na cidade do Gama e a transformação de jovens através do teatro"
O seminário foi patrocinado pelo FAC - Fundo de Apoio à Cultura, Secretaria de Cultura do DF, GDF, Governo Federal, Semente Cia. Teatral e Sesc

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