8 de abr. de 2014

Ucranianos agradecem a solidariedade de Cuba

Hoje existem milhares de jovens que levam uma vida
normal e contribuem para a sociedade
através do gesto de solidariedade Cubana.
Foto: Alberto Borrego
Ucranianos agradecem a solidariedade de Cuba com as crianças de Chernobyl
A "Associação de Mulheres Genética Livro da Ucrânia", apresentou nesta segunda (8) na embaixada de Cuba, em Kiev Capital da Ucrânia, uma carta de agradecimento para o atendimento de mais de 20 mil crianças em áreas afetadas pelo acidente de Chernobyl.

De Brasília
Joaquim Dantas
Para o Blog do Arretadinho

Durante a reunião realizada na sede da embaixada, em nome da organização de mulheres, Lilia Piltiay destacou o "gesto de um pequeno país sem precedentes em seu alcance e propósitos humanos internacionais".

Piltiay entregou a carta para o Embaixador cubano, Ernesto sentia, na entidade denominada de "konsomoles" (membros da organização juvenil do Partido Comunista da União Soviética). Os agradecimentos são estendidos aos primeiros médicos cubanos, que chegaram ao país em Março de 1990, com as primeiras crianças que passaram por tratamento na ilha.agradeceram também aos diversos diplomatas da ilha.

Alguns dos presentes lembraram com emoção a surpresa agradável que experimentaram com a chegada do primeiro voo com 139 crianças em 29 de março de 1990, e relataram a emoção que viveram, no Aeroporto Internacional José Martí, quando recepcionaram o líder da Revolução cubana, Fidel Castro.

Outras pessoas falaram de suas experiências durante os anos de tratamento em Cuba e posterior afeto ao país que lhes deu a oportunidade de crescer em todos os sentidos.

Hoje existem milhares de jovens que levam uma vida normal e contribuem para a sociedade através do gesto da comunidade cubana, que há quase duas décadas atenderam cerca de 25.000 crianças atingidas pelo desastre de Chernobyl.

O embaixador, por sua vez, destacou o compromisso do Governo e do povo de Cuba para continuar este projeto de atender as gerações mais jovens do povo ucraniano.

Como parte do programa de cuidados para as crianças de Chernobyl coordenadas pelo Ministério da Saúde Pública de Cuba, os especialistas do Centro de Proteção contra a Radiação conduziu o estudo especializado de mais de 20.000 crianças, experiência única no mundo.

com informações de granma.cu

Nenhum comentário: