2 de mai. de 2014

I Sarau do Trabalhador foi um sucesso no Gama

O Blog do Arretadinho promoveu o I Sarau do Trabalhador no Cantinho da Cultura da Feira Permanente do Gama. O evento atraiu público de todo o Distrito Federal.

Do Gama
*Joaquim Dantas
e *Professor Robson Camara
Para o Blog do Arretadinho

Nesta quinta feira (1) o dia do trabalhador foi comemorado com muita música no Gama com a realização do I Sarau do Trabalhador.
Promovido pelo Blog do Arretadinho e com o apoio do Partido Comunista do Brasil (PCdoB) do Distrito Federal, da Central dos Trabalhadores e Trabalhadoras do Brasil (CTB) do DF e da Administração Regional do Gama, o sarau foi um sucesso de presença de público e de adesão voluntária de músicos do Gama e do Distrito Federal.

O evento começou as 12h e estava previsto para terminar as 17h, mas estendeu-se até as 19h e atraiu, neste período de tempo, mais de 600 pessoas. Mesmo com um número grande de pessoas, não houve nenhum a ocorrência policial, tudo transcorreu embalado com muita música e alegria.

No comando do Palco estavam Jairo Mendonça e Cleissom Batah, que revesavam-se com os músicos presentes e o público que a todo instante tinha um representante dividindo o palco e interpretando a autêntica MPB.

Vários poetas declamaram poemas, como o Cumpadi Ancelmo, Paulo Avelino (O Paulindiolinda) e Chico do Gama, que declamou o clássico de Chico Buarque, O Operário em Construção.

Foi lembrado também, durante o Sarau, que o Brasil nunca teve índices tão baixos de desemprego e um salário mínimo tão elevado, como os que são indicados nos governos de Lula e Dilma, além de ter sido lido um manifesto de repúdio ao atentado do Rio Centro, que completou 30 anos nesta quinta feira.

Dois músicos arrancaram entusiasmados aplausos do público, Jenis Bragança e Cleisson Batah. Com uma performance "alto astral", os músicos gamenses representaram muito bem a cidade.

Além dos músicos já citados, estiveram presentes a Tribo das Artes, Fábio Nollasko (Da banda Orégundum), o multi instrumentista Anízio, Trio Caçari, Manoel Pretto e muitos outros.

O Sarau do Trabalhador também contou com as presenças do Administrador do Gama Adauto Rodrigues, do Coordenador Regional de Ensino do Gama Zé Antonio, do Presidente do PCdoB/DF Augusto Madeira, do Secretário de Formação do PCdoB/DF Alan Bueno, do Presidente da CTB/DF Ademir Domício e do Chefe de Gabinete da Administração de Santa Maria Edson Garcez.
Jemima, Eder e Rita
Outra presença importante foi a das artesãs da Vila do Artesão do Gama, que fizeram uma exposição de seu trabalho.
O I Sarau do Trabalhador foi um sucesso publicamente reconhecido por quem participou.

O Professor Robson Camara escreveu um texto, especialmente para o Blog do Arretadinho, fazendo algumas considerações sobre o I Sarau do Trabalhador. Confira:

"A comemoração do 1º de maio no 1º Sarau do Trabalhador na alcunhada “república democrática e popular do Gama-DF

Jorge Santos e convidados
A comemoração do 1º de maio se configura em uma importante data para reavivar continuamente o espírito de luta da classe trabalhadora no enfrentamento da adversidade imposta pelo capital. Trata-se da mais importante jornada internacionalista dos trabalhadores do mundo. A data escolhida foi o 1º de Maio, como homenagem às lutas sindicais de Chicago em 1886. Aquele movimento tinha como mote a redução da jornada de trabalho para 8 horas e teve ampla adesão popular. 

Em 1º de Maio de 1891 uma manifestação ao norte de França foi dispersada pela polícia e resultou na morte de dez manifestantes. Esse fato serviu para reforçar o dia como símbolo da luta dos trabalhadores. Meses depois, a Internacional Socialista de Bruxelas proclama essa data como dia internacional de reivindicação por condições laborais mais justas.

Jorge Santos e Joaquim Dantas
Atualmente, os EUA aboliram esta importante data comemorativa. Isso é fruto da ofensiva contra os trabalhadores desenvolvidos nesse país. Já no Brasil, é necessário manter essa data como ponto de reflexão a milhões de trabalhadores brasileiros e reforçar a consciência política de classe.

O recente pronunciamento da presidenta Dilma Roussef, ao enfatizar a continuidade da política de manutenção do emprego e a valorização do salário mínimo, é fruto da luta dos trabalhadores através de suas reivindicações nas ruas e nas disputas no campo da relação capital e trabalho.

Publico animado
A Central dos Trabalhadores e Trabalhadoras do Brasil (CTB) tem se destacado na defesa da luta dos trabalhadores no Brasil. No Distrito Federal, esta organização de trabalhadores tem avançado em seu fortalecimento, o que configura um grande suporte tático nos embates que os seus sindicatos a ela filiados terão a partir da ação coordenada.

A Região Administrativa do Gama é uma das importantes e mais antigas cidades do Distrito Federal. É um caldeirão cultural da característica popular composta por músicos, poetas, artesãos etc, ou seja, escoadouro de grandes manifestações artísticas da classe trabalhadora. O I Sarau do Trabalhador emerge desse contexto, do povo para o povo, de trabalhadores para trabalhadores. 

Roqueiros presentes no sarau
Um dos objetivos do movimento cultural organizado pelos comunistas no Gama é trazer o tema cultural como pauta de unificação do povo de sua localidade. Artistas, blogueiros, militantes sindicais, partidários de esquerda e, principalmente, populares que frequentam a feira e se unem em torno dessa importante idéia, que é o movimento cultural ,que promove música, poesia e artesanato de boa qualidade.

O I Sarau do Trabalhador foi convocado pela comunicação alternativa, quebrando o bloqueio da mídia antidemocrática que ainda impera no nosso país. O Blog do Arretadinho é protagonista nesse importante evento ao animar a participação no ato em homenagem aos trabalhadores. Mobilizou grande número de pessoas que foram espontaneamente a este ato popular que juntou trabalhadores, intelectuais, artistas e populares no Cantinho da Cultura, localizado na feira, principal do lócus que carinhosamente chamamos de “república popular do Gama”.

Viva as trabalhadoras e trabalhadores do nosso Brasil e do mundo!"

*Joaquim Dantas é blogueiro e agitador cultural
*Robson Camara é Doutor em Sociologia, Mestre em Educação e membro suplente diretoria da CTB-DF

Confira algumas fotos abaixo e TODAS AS FOTOS AQUI:
Para ampliar basta clicar na foto.





Adauto, ao centro, administrador do
Gama


Ademir Domício (Presidente da CTB),
Augusto Madeira (Pres. PCdoB/DF)
e Moisés Leme
Militantes Comunistas


A Vila do Artesão do Gama marcou
presença no Sarau



Professor Robson Camara










Cleisson Batah








Edson Garcez e Paulo Avelino









Jairo Mendonça comandou o palco


Cumpadi Ancelmo e Claudia Rocha

Da esquerda para a direita: Jorginho
Batera, Anízio, Jairo Mendonça, Zico
e Chico do Gama

Nenhum comentário: