17 de jun. de 2014

Cooperação entre Cuba e Angola favorece Ensino Superior

O ministro angolano do Ensino Superior, Adão do Nascimento, informou, nesta segunda-feira (16) em Havana, que a cooperação cubana tem permitido o crescimento do sector em Angola.
Durante um conferência de imprensa na capital cubana, onde se encontra, de visita, uma delegação do governo angolano, Adão do Nascimento indicou que, atualmente, o número de profissionais cubanos no setor aumentou de 100 para mais de mil, em comparação com 2007.

“Hoje contamos com cinco novas faculdades de medicina, as quais já formaram uma primeira geração de mais de 100 médicos, um número que deverá duplicar em 2015”, acrescentou o ministro angolano.

Abordando, ainda, a cooperação Angola-Cuba, o ministro sublinhou que, devido à cooperação com a nação sul-americana, foi possível abrir 25 novos cursos, bem como novas instituições de ensino superior, o que evidencia o sucesso desta relação.

“Temos uma cooperação muito bem estruturada e com vários eixos de trabalho que, mobilizando peritos de ambos os países, sobretudo cubanos, ajuda a melhorar o ensino superior em Angola”, indicou Adão do Nascimento.

Por sua vez, Caetano Domingos, responsável pelo apoio ao ensino superior juvenil da Embaixada de Angola em Cuba, referiu que existem, atualmente, 1671 estudantes de licenciatura e 230 de pós-graduação, distribuídos por 15 províncias angolanas.

Deve destacar-se, ainda, que o setor da educação é o segundo mais importante no seio da cooperação entre as duas nações, tendo sido enviados para Angola milhares de professores cubanos, para prestarem serviço.

Fonte: Angop

Nenhum comentário: